Listas

6 livros com grandes mistérios que você vai querer desvendar

20 / março / 2020

Livros de mistério são instigantes e conseguem prender nossa atenção com uma maestria inexplicável. A tentativa de descobrir quem foi o assassino, qual é o segredo ou quem é o vilão nos faz embarcar na leitura, criar teorias e roer as unhas sem saber o que esperar. Sejam suecos, norte-americanos, ingleses ou brasileiros, bons thrillers facilmente entram nas nossas listas de favoritos. Então, se você é tão apaixonado por mistérios quanto a gente, confira nossas indicações de seis livros que vão te deixar colado nas páginas.

1. A última festa: quem é a vítima e quem é o assassino?

O primeiro mistério da nossa lista se passa em uma área isolada da Escócia, onde nove amigos alugam um casarão para celebrar o ano novo. Ao chegar, são recebidos por dois funcionários do local, uma governanta e um guarda-caças, e informados da presença de mais um casal de hóspedes, dois islandeses que reservaram um chalé próximo à casa principal. Após o desconforto inicial por perceberem que não estarão sozinhos, os jantares regados a comidas e bebidas caras ficam responsáveis por acalmar os ânimos. Mesmo quando uma forte nevasca atinge o terreno e, em pouco tempo, impossibilita a entrada ou saída de qualquer um, tudo ainda parece estar sob (algum) controle — até que uma das treze pessoas é encontrada morta depois da festa de réveillon. O grupo precisa, então, encarar uma realidade assustadora: se ninguém pode entrar ou sair da propriedade, o assassino com certeza está entre eles.

2. 1793: quem é o homem misterioso e por que o mataram?

Em 1793, três anos após a morte do rei Gustav III, a cidade de Estocolmo está enfrentando um dos períodos mais instáveis e violentos de sua história. A desordem política cria tensão entre grupos influentes e os moradores se sentem desprotegidos e sem esperança. Esse clima fica ainda pior quando um corpo completamente mutilado é encontrado em um lago fétido da cidade. O advogado Cecil Winge e o sentinela Mickel Cardell ficam responsáveis pela difícil tarefa de descobrir quem é aquele cadáver e quais foram as motivações para um crime tão hediondo. Eles só não imaginavam que seu caminho em busca de respostas passaria por um mundo brutal de ladrões, mercenários e aristocratas corruptos, revelando uma teia de segredos obscuros, perversão e crueldade.

3. Pequenos incêndios por toda parte: por que atearam fogo na mansão dos Richardson?

Um grande incêndio destrói a casa dos Richardson, uma influente família do imaculado bairro Shaker Heights, em Ohio. Os primeiros indícios mostram que o incêndio foi intencional e que teve diversos pontos de origem. Mas quem teria interesse em atear fogo na casa? Uma volta ao passado colocará muitos elementos nessa equação: uma nova inquilina misteriosa, um bebê sob disputa de tutela, filhos adolescentes rebeldes, uma mãe extremamente perfeccionista e muitos segredos enterrados há anos. Quantas faíscas são necessárias para abalar as estruturas do bairro perfeito? Essa resposta pode levar ao autor e à motivação para o crime.

4. Rede de sussurros: quem matou Ames Garret?

Quando o presidente de uma importante empresa de roupas esportivas morre, a nova pessoa cotada para assumir o cargo é um homem conhecido por protagonizar inúmeros casos de assédio com as funcionárias. As amigas Sloane, Ardie e Gracie já conhecem a fama de Ames Garret há muito tempo e não medirão esforços para impedir que ele se torne o novo CEO, especialmente quando uma nova funcionária, Katherine, começa a ser alvo de suas investidas. Para denunciar a conduta de Ames e tentar expor a situação, elas aproveitam uma lista colaborativa que está circulando pelos escritórios da cidade. Contudo, quando Garret morre após cair do último andar do prédio da companhia, elas se tornam as principais suspeitas.

5. Areia movediça: Maja Norberg é culpada ou inocente?

Quando a polícia chega ao colégio de ensino médio de Djursholm, o cenário é de terror. Em uma das salas de aula, pessoas estão jogadas ao chão, ensanguentadas, vítimas de um atentado. Em um dos cantos está Maja Norberg, ao lado de uma das armas e sem um arranhão sequer. Imediatamente, ela é detida pela polícia e levada para interrogatório como a principal suspeita. No tempo entre sua prisão e o julgamento, a mídia e a população sueca já tomaram sua decisão: ela é culpada e merece ser punida. A verdade, porém, não é necessariamente linear e clara, e será preciso voltar ao passado, conhecer cada uma das pessoas dentro daquela sala e as relações conflituosas entre amigos, amantes e familiares para entender, de fato, se Maja é a vítima ou a assassina.

6. Você nasceu para isso: quais os segredos da família perfeita?

Merry e Sam são o casal perfeito. Eles acabaram de se mudar dos Estados Unidos para a Suécia e estão vivendo bons momentos ao lado do filho recém-nascido em uma linda casa na beira da floresta. Merry tem um verdadeiro dom para ser mãe e dona de casa, assim como Sam é o típico provedor, que não mede esforços para proporcionar uma boa vida à sua família. Nada parece estranho, até que uma velha amiga, Frankie, decide passar algum tempo na nova casa deles. A chegada dela trará muitas questões à tona: por que eles se mudaram para a Suécia? Merry é realmente tão “mãezona” quando parece? Sam está sendo honesto com sua esposa? Quanto mais o passado dos protagonistas é remexido, mais surpresas e mistérios surgem, deixando claro que de perfeita aquela família não tem nada.

Comentários

5 Respostas para “6 livros com grandes mistérios que você vai querer desvendar

  1. Nossa eu tenho 7 livros de mistério e mesmo assim tô vissiaaaaadaaa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *