Listas

Tudo que você precisa ler (e assistir) se gostou de Me chame pelo seu nome

24 / janeiro / 2020

Há dois anos, em janeiro de 2018, Me chame pelo seu nome chegava às salas de cinema e livrarias brasileiras. Desde então acompanhamos a ascensão de Timothée Chalamet a galã de Hollywood, vimos pêssegos se tornarem símbolos icônicos e fomos marcados pelas frases de André Aciman, que sintetizam a euforia, a hesitação e a ansiedade da primeira paixão.

Me encontre, romance em que revisitamos os personagens do primeiro livro, já está nas livrarias e graças a ele continuamos nos comovendo com a narrativa do autor. Através de janelas de tempo distintas, acompanhamos três personagens se aventurando por novos amores e desejos. Seja em Roma com Samuel, em Paris com Elio ou em Nova York com Oliver, Aciman reflete sobre segundas chances e mostra que o passado está sempre à espreita. 

Reunimos os principais artigos, vídeos e listas sobre as duas obras. Se você já é fã dessas histórias, vai adorar saber mais sobre cada uma. E, se ainda não é, vai sair desta lista querendo devorar as duas.

 

Entrevistas

Em 2018, quando André Aciman esteve no Brasil para participar da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e divulgar seu livro Variações Enigma, reunimos algumas perguntas dos leitores e entrevistamos o escritor. Confira:

Parte 1

 

Parte 2

 

Gostamos tanto desse senhorzinho fofo que, em 2019, fomos até Nova York para entrevistá-lo novamente. Dessa vez conversamos sobre Me encontre.

 

 

Artigos

Apesar de singular para cada um, a experiência da primeira paixão é universal. Presume-se que todos passamos ou vamos passar por esse estado de inegável aflição. Mas, quando a primeira paixão traz também a noção de que você pertence à comunidade LGBTQ+, os sentimentos podem ser ainda mais complexos. Em Me chame pelo seu nome mostra como não estamos sozinhos, Rodrigo Austregésilo fala como o livro refletiu sua própria experiência de descoberta.

Os fãs veem suas vidas e vulnerabilidades retratadas nas páginas através da emocionante escrita de André Aciman. Tanto que o escritor já se habituou a receber cartas de leitores compartilhando suas histórias e como se viram representados pela narrativa de Me chame pelo seu nome. Em O nome dele era Dwight, André Aciman fala sobre uma carta comovente que o marcou.

 

Playlist

Sim, a trilha sonora do filme é impecável, mas depois de ouvi-la 294 vezes seguidas talvez você queira curtir outras músicas. Reunimos alguns hits no clima do livro e fizemos uma playlist inspirada em Me chame pelo seu nome — uma melancolia chiquérrima que deve ser ouvida com uma taça de vinho enquanto você pensa no seu amor perdido.

Ouça aqui:

 

 

Listas

Me chame pelo seu nome é um livro com várias camadas. A cada leitura, você vai reparar em uma nuance diferente do turbilhão de sentimentos que atravessam suas 288 páginas. Reunimos algumas lições que tiramos dessa história na lista O que aprendemos com Me chame pelo seu nome.

Com o lançamento de Me encontre, recebemos muitas perguntas dos fãs sobre a história do novo livro. São os mesmos personagens? É uma continuação? Quanto tempo depois do primeiro livro se passa a história? Elio e Oliver ficam juntos?

Algumas respostas não podemos dar por causa dos spoilers, mas as outras estão em As semelhanças e diferenças entre Me chame pelo seu nome e Me encontre.

 

Conheça os livros

Tags , , , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *