Listas

Dicas de leitura para cada signo

6 / janeiro / 2020

*Por Letícia

(Fonte)

Mais um Dia do Astrólogo chegou, e, se você é fã de signos, com certeza suas redes sociais estão recheadas de conteúdos especiais. Entretanto, nenhuma lista será tão incrível quanto esta, porque ela é a única feita exclusivamente com livros da Intrínseca! Autoestima leonina à parte, prepara o mapa astral e continua lendo para descobrir qual título combina perfeitamente com seu signo solar e merece um lugar na sua lista de leitura.*

 

ÁRIES

Arianos têm opinião, coragem e força de vontade. Quando eles querem algo, não há quem impeça. Está entediado? Procure um ariano, discorde dele e veja a magia acontecer. Contudo, como tudo tem dois lados, a mesma energia que a pessoa de Áries tem para entrar numa briga, ela tem para ir atrás de seus objetivos e lutar pelo que acredita. É o signo da determinação, o que é ótimo, exceto se estiverem determinados a discordar de você.

Por isso, o ariano típico vai amar ler Mundo em caos, de Patrick Ness. Um livro intenso que exige muito dos protagonistas: coragem, determinação e uma dose extra de controle emocional.

 

TOURO

Difícil resistir à tentação de recomendar um livro de receitas aos taurinos, porém 1) não temos muitos livros do gênero em nosso catálogo e 2) tenho certeza de que eles preferem pedir delivery. Como signo de terra, Touro tem os pés no chão, tão fortemente fincados que é quase impossível tirar uma ideia da cabeça de quem tem esse signo. A teimosia pode incomodar, mas a verdade é que precisamos de alguém que equilibre o mundo e os taurinos fazem isso muito bem.

Para a galera que gosta do que é previsível, que curte relacionamentos duradouros e que ama uma zona de conforto, a dica é Você nasceu para isso, de Michelle Sacks, um thriller incrível que não tem nenhuma dessas três coisas, mas que é um convite para que comecem o ano lidando com o lado plot twist inevitável da vida. Garanto que vale a pena!

 

GÊMEOS

Geminianos são inteligentes, flexíveis e têm as mentes mais ativas do zodíaco. Tudo é movimento quando você é geminiano, tanto nos pensamentos quanto nas emoções. A pessoa com sol em gêmeos veio para esse mundo com duas missões: 1) tagarelar sem parar e 2) acumular a maior quantidade de cultura inútil possível. Qual foi o rei que ficou no poder por mais tempo na História? Eu não sei, mas um geminiano provavelmente sabe.

Para agradar a esse signo, a indicação precisa ser dinâmica, divertida e nutrir suas mentes famintas. Por isso a sugestão é Teto para dois, de Beth O’Leary. Um livro narrado por dois personagens (que são totalmente diferentes, tal qual as personalidades dos geminianos), divertido, importante e impossível de largar.

 

CÂNCER

Cancerianos têm nossos corações, pelo menos até pisarmos no calo deles. Notoriamente o signo mais sensível do zodíaco, Câncer divide com Peixes o prêmio Me Iludi, Me Ferrei, mas reina sozinho no prêmio Guardarei Esse Rancor Para Sempre. Eles sabem SENTIR, ok? Não podemos julgar. Até podemos, mas melhor não. Cancerianos gostam de ficar juntinhos – da família, dos amigos, dos animais de estimação, e gostam mais ainda de colocar a culpa na família, nos amigos e – choquem – nos animais de estimação. Mas não vamos falar disso aqui… Vamos falar de como eles são legais quando não estão fazendo drama. Afinal, como dito lá em cima, eles têm nossos corações.

Esses seres puros, fraternos e emotivos vão se deliciar com a leitura de O construtor de pontes, de Markus Zusak. Uma história sobre laços, família, crescimento e que dá bastante vontade de chorar.

 

LEÃO

Antes de mais nada quero dizer que estou me esforçando muito para não falar da autoestima imensa de vocês, ok? Ok. Falemos de lealdade então. Soa bem e vocês continuam parecendo incríveis. Leoninos são extremamente leais ao que acreditam, são aquele tipo de amigo com o qual você pode contar por toda a vida. Também são realistas, não perdem muito tempo no mundo da imaginação, até porque na imaginação não tem nenhum espelho para eles admirarem as próprias qualidades (ok, falhei na missão). Fortes, confiantes… Tirando tudo o que tem de ruim, é um ótimo signo!!!! Em um mundo de pessoas tão fluidas e instáveis, é bom saber que você tem um leonino ao seu lado.

Pela habilidade sobre-humana de defender uma ideia e pela lealdade, a dica para leoninos é Um caminho para a liberdade, de Jojo Moyes. Se cinco mulheres tiveram coragem de enfrentar toda uma cidade para que sua biblioteca a cavalo continuasse existindo, pelo menos uma leonina tinha ali no meio.

 

VIRGEM

Todo mundo fala que os virginianos são certinhos, mas chegou a hora de reconhecermos algumas coisas sobre esse signo. A primeira é que eles são GUERREIROS, muitíssimo guerreiros, por todos os anos ouvindo piadinhas com “Você é virgem? Rsrsrs”. Sério, vocês são guerreiros. E vou também incluir no final desta descrição um link com imagens perfeitamente simétricas para acalentar seus corações. Mas a verdade é que vocês são bem mais do que metódicos. Têm os pés no chão e são racionais. São exigentes, tanto consigo mesmos quanto com os outros. E, principalmente, são dedicados. Muito. Se for para fazer, faça direito (essa seria a primeira frase do hino nacional da Virgenlândia). E que mal tem em querer que as coisas sejam como deveriam? Nenhum. Mas a vida não gosta de andar em linha reta.

Recursão, de Blake Crouch, é um livro sobre tudo o que de confuso e errado pode acontecer no mundo. Uma ficção científica que desafia as lógicas, racionalidades e perfeccionismos virginianos. Mas também uma lembrança de que, em linhas tortas, tudo acaba dando certo. Só vou pedir que não me batam com o livro se ele der um nó nas suas cabeças (ele tem capa dura).

O link que eu prometi.

 

LIBRA

Se Touro equilibra o mundo, Libra equilibra todas as galáxias do espaço sideral. Esse é um clichê do qual não dá para fugir. Librianos equilibram tudo: as amizades, as ideias, os ambientes e os contatinhos – um para cada dia da semana, muito equilibrado. Libra é um signo de ar e não é à toa que o libriano é desapegado de paradigmas, vive o hoje mais que o amanhã. Gosta de leveza e adora não dar a mínima para coisas com as quais todo mundo se importa: tipo as passas da ceia de Natal. São observadores, extrovertidos e muito queridos, de uma maneira geral.

Por isso a indicação deve ser leve como eles: E se fosse a gente?, de Becky Albertalli e Adam Silvera. Um romance fofo que nos faz refletir sobre amizade e destino. Para rir, se emocionar e indicar aos seus quinze milhões de amigos.

 

ESCORPIÃO

Ao contrário do que dizem por aí, escorpianos não são as pessoas frias que parecem. Eles são sensíveis e muito! Afinal, que outro motivo faria alguém planejar uma vingança ao nível Amy Elliot de Garota exemplar? Só muita sensibilidade e emoção mesmo. É o signo de pessoas independentes, que dizem “eu posso fazer isso” e fazem. Mas que também embarcam em um “eu não posso fazer isso” com um extremismo difícil de reverter. O escorpião é um animal traiçoeiro, mas ele também é forte e se defende muito bem, assim como as pessoas desse signo.

Para os escorpianos a dica é Inspeção, de Josh Malerman. Um livro com reviravolta, mistério e que instiga nossa curiosidade. Não estou dizendo que alguém se vinga nessa história e leva tudo às últimas consequências, mas talvez sim.

 

SAGITÁRIO

Sagitário é signo de gente buena onda, o amigo que você diz “vamos?” e ele diz “já estou aqui, querida”. São pessoas otimistas, divertidas, tolerantes e muito flexíveis. Uma das únicas formas de ter problemas com um sagitariano é ser de Capricórnio, fora isso, você vai ter que se esforçar MUITO. É o signo da liberdade, tanto de expressão quanto das atitudes. Mas essa forma tão leve de ver a vida pode torná-los um pouquinho arrogantes, afinal, aff, por que você está se preocupando com isso? YOLO!!! Mas, no geral, é difícil competir com o alto astral sagitariano. Esse é um dos poucos signos sobre o qual eu tenho quase nada de ruim para falar.

Se eu indicasse um livro chato para eles, provavelmente o largariam e encontrariam algo melhor para fazer, então vou caprichar! A dica é Nove desconhecidos, de Liane Moriarty. Tem spa, tem gente estranha, tem ânimos aflorados, tem gente doida, tem viagens psicodélicas: é quase uma rave em forma de livro. São nove hospedes, a princípio misteriosos, sobre os quais vamos sabendo mais a cada página – se nada der certo, pelo menos um deles você pode convidar para dar um rolê.

 

CAPRICÓRNIO

Capricornianos diagnosticados com escoliose por carregar toda a responsabilidade do zodíaco nas costas. Se você perdeu o controle da sua vida, procura um capricorniano que ele provavelmente já fez uma planilha com os rumos dele e o seu. Com o capricorniano não tem essa de “depois a gente vê” nem de “salário a combinar”, eles precisam saber. É assim que a vida funciona no signo mais racional e metódico que nós temos. Todo capricorniano já nasce com a maturidade que os signos de ar só vão conquistar aos 45 anos. Eles são práticos, honestos e pragmáticos: é como é.

Quando você vem ao mundo com tantas certezas, pode ser difícil enxergar que a vida é muito mais as experiências que temos do que as cédulas nas planilhas mentais. Por isso, indico Cem, de Heike Faller e Valerio Vidali. Uma jornada sensível e delicada por tudo o que aprendemos e que ainda vamos aprender ao longo dos nossos anos. Talvez vocês até chorem. Caso aconteça, não esqueçam de fotografar esse milagre.

 

AQUÁRIO

Aquarianos são espíritos irritantemente livres, caso você já tenha se relacionado com um aquariano – amizade, família ou namoro – vai entender o irritantemente. Eles têm suas próprias verdades, sempre veem o mundo como algo que dá para mudar. E eles mudam. Não é do perfil de um aquariano respeitar as regras sem questionar. Elas precisam fazer sentido, se não, qual é o sentido? São bons amigos, tem um bom coração, mas, se cada signo fosse um animal, o aquariano seria aquele gato que te reencontra depois de 15 dias e continua brincando com a bolinha de lã. Isso não significa que não sentiram sua falta, só que sentiram do jeito deles. Para um aquariano pode ser difícil demonstrar o que é importante, principalmente com tanta gente achando que eles não sentem nada.

Por isso, a indicação aos aquarianos é Um lugar bem longe daqui, de Delia Owens. Uma forma de se conectar com o que tem por dentro, com aqueles sentimentos, pensamentos e sonhos profundos que borbulham dentro das pessoas de Aquário. Uma história sobre não ser obrigado a nada, sobre cuidar de si mesmo e sobre amar do jeito que você quiser amar.

 

PEIXES

Piscianos devem ter muita paciência, já que o signo deles é sempre o último das listas. Se vocês chegaram até aqui e leram todos os signos, provavelmente tem algum contatinho e querem entender como ele pensa. Se não, com certeza vieram direto para cá. Muito se fala sobre a sensibilidade de Câncer, mas Peixes não fica atrás. Tem tanta emoção dentro desses corações que elas vivem escapando pelos olhos. A sorte do pisciano é que esse tanto de sentimento vem acompanhado de uma falta surreal de foco, que faz com que eles esqueçam momentaneamente o que está acontecendo e consigam uns eventuais cinco minutos sem sofrer. Como leitores, são os campeões mundiais em ter que voltar para ler o parágrafo anterior porque não prestaram atenção. Piscianos são tranquilos, fáceis de lidar, sensíveis e sonhadores.

Seu lado introspectivo e sonhador combina muito com Ofelia, a personagem principal de O labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro e Cornelia Funke, minha sugestão para vocês. Essa história vai ser um importante lembrete aos piscianos de que você não precisa ser expansivo, racional e ter o pé no chão para conquistar grandes coisas. Vocês são as fofurinhas do zodíaco e ninguém pode dizer o contrário.

*Essa lista foi feita usando a menor quantidade de preconceitos e estereótipos astrológicos possíveis. Apesar dos esforços, em alguns casos foi impossível evitar arianos e leoninos.

 

*Letícia é aquariana, astróloga oficial da Intrínseca e faz o possível para não julgar as pessoas pelo signo, embora suas tentativas não sejam muito bem-sucedidas.

Comentários

3 Respostas para “Dicas de leitura para cada signo

  1. Nossa a Aquário e bem isso mesmo e a indicação e maravilhosa. O livro mais que mais me fez chorar na vida .

  2. Ahhh se não fosse a tal “autoestima” leonina, até acharia perseguição as pequeeeenas ironias.
    Brincadeira a parte, adorei a sugestão de leitura, obrigada pela ênfase na lealdade. Somos sim, somos MT legais, apaixonados, românticos. Ah o coração ? do Leão ♌☀️

  3. A pessoa que fez isso tem alguma coisa contra os leoninos kk, Amei a indicação <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *