Instagram, Notícias

Investigação, risco e aventura: os bastidores da carreira do jornalista Vinícius Dônola

25 / setembro / 2019

 

Em seus mais de 31 anos de carreira, Vinícius Dônola experimentou como ninguém as dores e alegrias de ser jornalista. Com mais de 1.600 reportagens na bagagem, ele fez um pouco de tudo: mergulhou com tubarões, escalou montanhas, entrevistou astronautas e conseguiu informações privilegiadas que lhe renderam matérias exclusivas em alguns dos casos mais marcantes da história do país, como na investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018, e no tiroteio do Rio Sul, em 1995.

Revisitar as reportagens pelas redes de TV nas quais trabalhou, entre elas a Rede Globo, a Record e a extinta Manchete, foi uma realização e tanto para Dônola, mas ele sabia que uma parte importante da essência jornalística sempre ficava de fora da edição final. Foi pensando nisso que escreveu Histórias das histórias que contei, um livro sobre os bastidores das reportagens que marcaram sua vida. Nele, ficamos sabendo sobre uma entrevista feita com o astronauta Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua, que nunca foi ao ar porque foi acidentalmente apagada pelo cinegrafista. Conhecemos histórias emocionantes como a de Naílde, que viu em um programa de fertilização in vitro promovido pelo governo a esperança para seu sonho de ser mãe. E, mais que isso, vemos a equipe por trás das matérias, com seus desafios e conquistas, que vão muito além das imagens transmitidas nos telejornais.

Histórias das histórias que contei recupera o ofício do jornalista, que investiga, se arrisca e embarca no que for preciso para garantir que as informações cheguem aos leitores e telespectadores. O livro, com todo o humor e simpatia de Vinícius Dônola, será lançado simultaneamente em versão física, audiolivro e e-book no dia 8 de outubro.

Leia o primeiro capítulo aqui.


Saiba mais sobre os livros

Leia mais Instagram

Café da manhã dos campeões, um dos maiores best-sellers de Kurt Vonnegut, ganha nova edição

Café da manhã dos campeões, um dos maiores best-sellers de Kurt Vonnegut, ganha nova edição

Novo livro de Jojo Moyes ganha capa e data de lançamento

Novo livro de Jojo Moyes ganha capa e data de lançamento

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *