Clara Savelli

Dicas para aproveitar ao máximo a Bienal do Livro Rio 2019

27 / agosto / 2019

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro está chegando e você não pode ficar de fora! O evento acontece no Riocentro e vai do dia 30 de agosto a 08 de setembro.

Resolvi fazer um texto sobre a Bienal porque ela faz parte da minha história. Você pode até achar que estou falando isso porque sou escritora, mas na verdade a Bienal marcou minha vida muito antes, como leitora. Moro no Rio desde que nasci e comecei a participar desse grandioso evento ainda bem pequena. Apesar de não serem exatamente exímios leitores, meus pais veem muito valor nos livros e sempre me levaram. A edição de 2015 foi minha primeira como autora, eu estava lá com meu livro independente. Agora será a primeira como autora da Intrínseca. Já dá para imaginar como eu estou mega-ansiosa, né?

Talvez você seja um frequentador de carteirinha ou quem sabe é sua primeira Bienal, de todo jeito, vou dar algumas dicas para quem vai participar esse ano, porque dicas nunca são demais. Vou tentar abarcar diferentes pontos: como comprar ingressos, o que levar, como se organizar e os eventos imperdíveis da programação da Intrínseca! Não se esqueça de comentar dizendo se você vai na Bienal desse ano e contando quais são as suas expectativas! Eu estarei lá todos os dias, MORRENDO DE VONTADE de ver vocês e autografar muitos As férias da minha vida.

O que é a Bienal do Livro?

A Bienal do Livro é a maior feira literária do Brasil. A do Rio ocorre de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares. Nos anos pares, ela acontece em São Paulo. O público esperado para esta edição é de mais de 600 mil pessoas ao longo dos 10 dias de feira. Já estão confirmados mais de 300 autores nacionais e internacionais.

Além disso, é a oportunidade perfeita para estar em um ambiente cheio de leitores, com uma quantidade gigantesca de editoras e palestras imperdíveis. A Bienal está entre os quatro maiores eventos do Rio de Janeiro. Os outros três são os clássicos Réveillon, Carnaval e Rock in Rio. Ou seja, é um programa que precisa estar na sua lista de “coisas para fazer antes de morrer”, porque sem dúvidas é um passeio maravilhoso.

Quando e onde acontece a Bienal do Livro?

A Bienal do Livro desse ano começa na sexta, dia 30 de agosto, e vai até o próximo domingo, dia 08 de setembro. Ela vai rolar no Riocentro, um dos mais conhecidos centros de convenções do Rio, que fica na Av. Salvador Allende, nº 6.555. Dá para chegar lá de transporte público, principalmente de BRT. Para mais informações, consulte aqui

Como posso participar da Bienal do Livro?

Para participar da Bienal, é necessário comprar ingressos ou ter um crachá especial. Os ingressos são vendidos na hora, no próprio Riocentro. No entanto, as filas podem ser absurdas! Então, se você quer garantir que vai entrar em paz e enfrentar pouca ou nenhuma fila, pode comprar seu ingresso antecipado no site oficial do evento. Vale ressaltar que o ingresso comprado on-line vale para qualquer dia. Ou seja, se você ainda não sabe que dia quer ir, pode comprar mesmo assim! Os valores dos ingressos são R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada), por dia. Vale ressaltar que também estão disponíveis as gratuidades previstas por lei.

Como comentei, há ainda os crachás especiais! Eles são para autores, professores, profissionais do livro (há diversas possibilidades: editores, livreiros, agentes literários etc.), bibliotecários e guias turísticos. Importante lembrar que todos precisam se cadastrar no site da Bienal e também levar os comprovantes exigidos para confirmar a gratuidade. Por exemplo, autores precisam levar um exemplar de sua autoria ou print do livro em plataformas digitais, professores devem apresentar o comprovante da situação empregatícia etc. Você pode conferir todos os detalhes no site oficial da Bienal.

Dicas de sobrevivência na Bienal do Livro

Participar da Bienal do Livro pode ser muito cansativo, especialmente se você quiser ficar muitas horas por lá. E provavelmente é o que vai acontecer, porque são três pavilhões gigantescos cheios de atrações. Vou dar cinco dicas rápidas que vão te ajudar:

  • Leve água

O Riocentro conta com diversos bebedouros. Com certeza você vai ficar com sede depois de bater tanto papo, passear por estandes e comprar livros. Leve uma garrafa vazia para ir enchendo e bebendo. Isso vai garantir que você fique hidratado e ainda vai fazer você economizar bastante! Os produtos alimentícios na Bienal não costumam ser nada baratos…

 

  • Leve lanches

Como falei, infelizmente comer na Bienal não costuma ser barato. Sem falar que as filas para conseguir um almoço muitas vezes são desanimadoras. Por isso, minha dica é que você leve seus próprios lanchinhos. Pode ser sanduíche ou biscoitinhos. Saco vazio não para em pé e, muito menos, compra livros! Você não vai querer passar mal e perder preciosas horas por lá, né?

 

  • Vá com sapatos confortáveis

Você vai andar, andar e andar! Além disso, nos dias muito cheios, não costuma ter lugar para se sentar. Por isso, é muito importante ir de sapatos confortáveis. Aqueles tênis que abraçam seu pé, sabe? No final do dia, seu corpo vai me agradecer por ter dado essa dica!

 

  • Sempre fique atento aos seus pertences

Essa dica vale para qualquer lugar com grande aglomeração de pessoas. Não só por uma questão de segurança, mas também porque uma mochilona pendurada nas costas pode acabar machucando as pessoas a sua volta. Por isso, pense direitinho no que levar e evite carregar peso à toa! Fique sempre de olho. Seu bem-estar é importante e o das outras pessoas também.

 

  • Planeje-se com antecedência

Quando sair de casa para ir à Bienal, já tenha mais ou menos em mente o que quer ver. Faça uma lista das editoras que mais quer visitar e em que pavilhão elas ficam. Liste quais livros você quer comprar, quais palestras quer assistir etc. É muito importante ter tudo minimamente planejado, sobretudo porque alguns eventos requerem senha ou que você chegue ao local com antecedência. Todas as informações podem ser encontradas no site da Bienal e eu recomendo que você leia e releia a programação, para não deixar escapar nada que seja do seu interesse. Além disso, cheque também as redes sociais de seus autores e editoras favoritos, porque sempre tem muita coisa acontecendo fora da programação oficial da Bienal. Sua visita será muito mais fácil (e prazerosa) assim!

Não deixe de conferir a programação imperdível da Intrínseca na Bienal do Rio no nosso site.

E aí, nos vemos lá? Espero que sim!

Comentários

9 Respostas para “Dicas para aproveitar ao máximo a Bienal do Livro Rio 2019

  1. Vou lá te ver porque já estou com saudades!!!

  2. Ansiosa demais para ir, será minha primeira vez 😀

  3. Será a minha primeira vez, na Bienal❤️ estou super ansiosa?

  4. Ótimas dicas, estarei lá no primeiro dia, será a primeira vez que minha filha vai e ela está ansiosa.

  5. Amei as dicas estou não sabia que poderia levar lanches! Vou providenciar ja pois minha filha vai comigo

  6. Eu vou amanhã é estou muito feliz porque eu vou fazer pequenique lá eu vou com a escola vá ser legal faz esse pequenique vai ter a autora mais conhecida lá estou orgulhosa para ir??????cansada de esperar até amanhã ??????????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *