Clara Savelli

Quem é Clara Savelli?

9 / julho / 2019

Oi, gente! Meu nome é Clara Savelli e eu sou a mais nova autora nacional da Intrínseca. Meu livro As férias da minha vida chega agora em julho às livrarias, e eu estou muito empolgada para saber o que vocês vão achar! Eu e a Intrínseca achamos que seria legal fazermos uma série de posts aqui no blog da editora, contando um pouco sobre mim, sobre a minha trajetória literária e sobre o livro.

Nós nos baseamos em perguntas que vocês fizeram na live no Instagram da Intrínseca e que mandaram diretamente para mim, pelos meus stories. A ideia dessa primeira coluna é apresentar um pouco a minha história e quem eu sou! Lembrando: se vocês tiverem mais perguntas sobre qualquer assunto relacionado a mim ou ao meu livro, podem deixar nos comentários!

Quem é essa garota?

Olá! Eu sou essa menina da foto. Sou escritora, advogada, internacionalista (acredite se quiser, é assim que as pessoas formadas em Relações Internacionais são chamadas) e mestre em Filosofia. Sou muito fã da Meg Cabot, da Stephanie Perkins e do David Nicholls. Adoro ler livros do gênero Young Adult¸ que também é meu gênero favorito de escrita. Sou maratonista de Netflix e recentemente fui convertida para o mundo dos doramas pela minha própria editora. Sou apaixonada por cachorros, especialmente a minha husky siberiana. Escrever é minha maior paixão e meu maior sonho. As férias da minha vida é meu primeiro livro publicado pela Intrínseca.

Com quantos anos você começou a escrever?

Comecei a escrever “pra valer” com 16 anos, em uma comunidade do Orkut. Mas, na verdade, já escrevia desde pequena. Meus pais têm guardado um livro que “escrevi” aos 4 anos. Eu desenhei as cenas e pedi para eles “legendarem”. Então, acho que escrevo desde sempre.

Qual é o nome do livro que você escreveu com 16 anos?

Mocassins e All Stars!

Você sentiu vergonha de postar sua primeira história? Ficou com medo de ninguém gostar?

Sim! Na verdade, eu comecei a postar on-line justamente por causa disso. Tinha muita vergonha de mostrar minhas histórias para minhas amigas e para minha família. Decidi que publicando on-line eu estaria isenta do julgamento de quem eu conhecia, mas teria um feedback importante e necessário. Foi uma ótima ideia! E se esse é seu caso, recomendo que você pense nisso!

Qual foi seu primeiro livro publicado?

Foi Mocassins e All Stars, publicado em 2014. Hoje ele está com a tiragem esgotada e só pode ser encontrado em e-book na Amazon.

Sua primeira publicação foi independente? Se não, quantas portas bateram na sua cara antes de dar certo?

Mais ou menos, rs. Minha primeira publicação foi a edição de 2014 de Mocassins e All Stars. Ela foi feita pela editora Com-Arte, a editora modelo da USP. Acabou que eu tive que comprar toda a tiragem do livro por um valor absurdo e vender por conta própria. Então, embora o livro tenha saído por uma editora, o meu trabalho foi basicamente de autora independente. Depois disso, a segunda edição saiu por outra editora pequena (Editora Garcia), que também não me dava muita divulgação nem distribuição nas livrarias, então continuei trabalhando muito tempo sozinha. Olha, foram muitas portas fechadas na cara, rs. Mas, quando uma abriu, foi a melhor de todas!

Como você entrou nesse mundo literário?

Acho que entrei meio sem querer. Sempre quis ser escritora, mas não achava que era algo possível. Quando comecei a postar no Orkut, só queria saber a opinião das pessoas sobre meu texto. Nem sequer cogitava publicar alguma coisa. De repente a comunidade estava cheia de gente. E acabei chamando atenção da minha primeira editora. Precisei contar para os meus pais que eu tinha quase um livro inteiro escrito e que agora queriam publicá-lo. Jamais pensaria isso quando comecei a escrever. A questão é que, depois que entrei nesse mundo, nunca mais saí!

Como foi a sua primeira bienal?

Foi maravilhosa. Eu sempre participei da Bienal como leitora, mas a primeira vez como escritora foi em 2014, na Bienal de São Paulo. Desde então, não perdi uma edição como autora. E eu choro toda vez que chego lá, porque aquela garotinha que amava ir à feira comprar um monte de livrinhos incríveis não consegue ACREDITAR que agora ela é uma AUTORA da maior feira de livros do país.

Quais os livros dela?

Mocassins e All Stars – em e-book na Amazon
Mundos paralelos – Editora Abril (tiragem esgotada)
A matemática das relações humanas – Duplo Sentido Editorial
E, agora, o lindíssimo As férias da minha vida – Intrínseca

Como é seu nome no Wattpad?

ClaraSavelli. Espero todos vocês por lá! Inclusive, tem um conto inédito de As férias da minha vida no meu perfil! Ele se chama “Como (não) planejar um casamento”, e tanto quem leu quanto quem não leu As férias da minha vida vai amar!

Qual faculdade cursou? (Ou quais?)

Sou formada em Direito e em Relações Internacionais. Também sou mestra em Ética e Filosofia Política. Essa sou eu na minha formatura de RI (com a faixa da beca amarrada na cabeça, porque não tenho maturidade).

O curso de Letras e a pós-graduação contribuíram muito para sua prática como escritora?

Então, eu não fiz Letras! Eu acho que a carreira em si não é definidora da sua capacidade de escrita. Acho que muito mais importante é você estar aberto a ler todo tipo de livro, procurar todo tipo de conteúdo e conversar com todas as pessoas que puder. Acho que essas vivências são tão essenciais quanto uma formação universitária específica, ainda que ela também seja interessante e útil. Acho que tudo que eu estudei impacta de certa maneira a minha carreira de escritora, mas não fiquem tão presos a essas formalidades.

Você trabalhava antes de virar escritora? Como conseguiu largar o emprego para escrever?

Sim! Eu estagiei durante todo o período em que fiz minhas faculdades e, depois de formada, trabalhei formalmente por quase um ano. Só que eu estava muito infeliz e sem tempo para escrever, que é o que eu mais gosto de fazer na vida. Escrever é meu sonho e minha meta de vida. Ainda não sou capaz de pagar todos os meus boletos só com meus livrinhos (se vocês comprarem As férias da minha vida já ajuda muito), mas hoje trabalho como freelancer e tenho um horário mais flexível.

O que você mais ama: escrever ou advogar?

Mil vezes escrever!

 

Obrigada a quem fez essas perguntas!

Valeu, Izabelaartesanatos; barbara_menegon; Isa_.lima_; Marih23miranda; jkempim; Livrosue; Liih_pinheiro; Thebrunacardoso; Danielaperes10; Nery_lorrayne; Tay.pipows; Bia_eilish; Rodrigoktk; Marianealvedal; ftdoreto; Ao_pedaletra e Drichristina92_

Tags , .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

4 Respostas para “Quem é Clara Savelli?

  1. Parabéns Clara Saveli linda te amo Deus te abençoe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *