Listas

Filmes de terror imperdíveis para ver com os amigos

18 / abril / 2019

Se em O caso da Mansão Deboën o Clube de Detetives de Blyton gosta de se reunir para investigar assombrações e prender criminosos fantasiados, no mundo real, uma das tradições mais antigas entre grupos de amigos é assistir a filmes de terror juntos.

Essas sessões são tanto uma forma de diminuir a tensão do ambiente quanto de se divertir rindo do coleguinha medroso. Existem aqueles que são do time de “quanto mais trash, melhor” e outros que são rigorosos e querem muito mais que apenas sustos, preferindo o terror psicológico.

Pensando em tudo isso, preparamos uma lista com 7 filmes de terror imperdíveis!

 

O Iluminado (1980)

Um dos filmes de terror mais aclamados da história, O Iluminado é a reunião de vários elementos que, juntos, deram vida a uma obra-prima: baseado no livro de Stephen King, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson, o filme conta a história de um escritor que aceita trabalhar no Hotel Overlook durante o inverno. Junto com a mulher e o filho, ele fica preso no local após uma nevasca e descobre que antigos hóspedes ainda moram por lá e que seu filho consegue ver fantasmas e criaturas sombrias.

Com uma ampla galeria de assombrações e muitas cenas clássicas – o clipe “The Kill” da banda Thirty Seconds To Mars faz uma belíssima homenagem a várias –, esse é o filme perfeito para ver em um hotel imenso e isolado no meio do nada. Garantimos que, depois disso, os corredores nunca mais serão os mesmos.

Recomendável assistir com: fones de ouvido em plena madrugada.

 

Nós (2019)

O segundo filme de Jordan Peele (mesmo diretor do excelente Corra!) conta a aterrorizante história de uma viagem em família. Depois de anos, o marido de Adelaide finalmente a convence a passar um fim de semana em sua casa de praia e descansar. Até que, de repente, a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seres idênticos a eles mesmos.

Explorando um tema recorrente dos filmes de terror – a presença de um doppelgänger –, Peele consegue extrair atuações primorosas do elenco, fazendo com que você esqueça em vários momentos que o mesmo ator faz dois personagens, com destaque especial para a ganhadora do Oscar Lupita Nyong’o.

Recomendável assistir com: toda a família durante as férias.

 

A Colina Escarlate (2015)

Escrito e dirigido por Guillermo del Toro, A Colina Escarlate é um desses filmes visualmente impecáveis. Se você quer levar sustos, melhor procurar em outro lugar: a história, na verdade, é inspirada nos grandes romances góticos, que usam espíritos e fantasmas para tratar de outras questões.

Na trama, Edith é uma moça rica que casa com Thomas, um charmoso e falido aristocrata britânico. O casal vai morar na decadente mansão da família dele, localizada em um lugar remoto na Inglaterra. Lá também mora Lucille, a estranha e misteriosa irmã de Thomas, uma mulher que, assim como a casa, esconde muitos segredos.

Recomendável assistir com: fãs de Tom Hiddleston.

 

Terror em Silent Hill (2006)

Se você tem uma filha que vive atormentada por visões e pesadelos, é melhor resolver isso logo, não é? Foi o que Rose também pensou. Com a piora do estado da menina, ela decidiu ir até a cidade que a criança sempre mencionava durante o sono: Silent Hill. Mas logo tudo isso se mostra uma péssima ideia – pouco antes de chegar ao destino, elas sofrem um acidente de carro e a menina desaparece misteriosamente.

Com muito gore e cenários angustiantes, a adaptação de um dos grandes clássicos dos videogames de horror logo se tornou um clássico cult, ideal para quem acha que já viu de tudo no quesito “criaturas bizarras”.

Recomendável assistir: quando você quiser passar a noite acordado, já que não vai conseguir dormir depois.

 

O Segredo da Cabana (2011)

Todo mundo já está cansado de ver aqueles filmes de terror onde um grupo de adolescentes interpretados por atores na faixa dos 30 anos viaja para uma casa isolada no meio da floresta e, de um em um, todos eles morrem. Mas por que será que todos esses filmes são parecidos?

Em O Segredo da Cabana o diretor Drew Goddard (Demolidor da Netflix) se junta ao roteirista Joss Whedon (Os Vingadores) para contar a história de terror por trás das histórias de terror, com todos os monstros e criaturas malignas que se tem direito – de zumbis caipiras a demônios voadores. Tem até um tritão! Uma excelente releitura de um formato clássico de narrativa de horror.

Recomendável assistir com: todos os amigos durante uma viagem.

 

It: A Coisa (2018)

Se você tem medo de palhaços, esse filme não é para você! Mas se isso não for um problema, não perca It: A Coisa. O filme, inspirado em um dos clássicos de Stephen King, acompanha um grupo de crianças chamado Clube dos Otários. Quando vários jovens começam a desaparecer misteriosamente, eles decidem investigar o caso e acabam encontrando algo muito mais sinistro do que jamais poderiam imaginar.

Essa história já serviu de inspiração para muita gente, como o livro O homem de giz e até a série Stranger Things!

Recomendável assistir com: amigos de infância.

 

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Inspirado no caso real de uma jovem alemã que passou por 67 sessões de exorcismo num intervalo de 11 meses, O Exorcismo de Emily Rose é um desses filmes que você nunca mais esquece.

Depois da morte de Emily Rose durante uma sessão de exorcismo, o padre Richard Moore está sendo julgado pelo ocorrido. Misturando terror com elementos de suspense, o filme explora muito mais do que apenas os sustos: enquanto o promotor público defende que a garota, na verdade, sofria de esquizofrenia, a advogada tenta provar que o que aconteceu com ela não pode ser explicado pela ciência.

Recomendável assistir com: todas as luzes acesas.

 

BÔNUS:

A Maldição da Residência Hill (2018)

Não é filme, mas merece fazer parte da lista! Uma das séries de terror mais legais do momento se chama A Maldição da Residência Hill. É uma releitura do livro de Shirley Jackson e, assim como O caso da Mansão Deboën, conta com um elemento clássico e muito amado nas grandes histórias de terror: uma mansão mal-assombrada.

Com 10 episódios e com a segunda temporada confirmada, a série alterna a narrativa entre o passado e o presente dos Crain, que relembram os momentos aterrorizantes vividos no antigo casarão da família Hill. Cada episódio é cheio de fantasmas escondidos, dando aquela sensação de que existe algo de muito errado ali. Você conseguiu achar algum?

Recomendável assistir com: membros queridos da família.

Tags .

Saiba mais sobre os livros

Comentários

Uma resposta para “Filmes de terror imperdíveis para ver com os amigos

  1. Um filme q eu achei muito bom também foi exorcismo e demônio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *