Listas

Cinco reflexões importantes em tempos de fake news

9 / outubro / 2018

Em tempos de grande polarização política e fake news, Michiko Kakutani mostra em A morte da verdade que, se buscarmos escritos e fatos históricos, podemos entender melhor o presente e o que ainda está por vir. Você está preparado para lidar com o bombardeio de informações e dados que recebe todos os dias? Será que aquela imagem no grupo da família que chega logo depois do clássico bom-dia é realmente confiável? Em quem acreditar quando o assunto é política? Separamos algumas das muitas lições que aprendemos para que você também possa refletir:

 

 

  1. “Todo mundo tem o direito de ter suas próprias opiniões, mas não seus próprios fatos”

Em tempos de fake news, é importante saber diferenciar boatos e notícias e não passar adiante o que não for comprovado. Saia da sua bolha de informação e explore outras fontes, pois um novo mundo te espera fora dela!

 

  1. Os feeds de notícias das redes sociais mantêm você numa bolha de informação

Os mecanismos de pesquisa estão cada vez mais personalizados e funcionam como um “espelho unidirecional, refletindo seus próprios interesses, enquanto os algoritmos observam o que você clica”. Então fique esperto, pois você pode estar recebendo notícias apenas de fontes que apresentam posicionamentos que reafirmam suas opiniões e não propiciam autocrítica nem um debate político saudável.

 

  1. As pessoas estão encarando a política como um esporte

A polarização política tem apresentado sinais de fanatismo cada vez mais acentuados, como em grandes disputas de futebol. As pessoas são radicais, odeiam um candidato ou partido como quem culpa o técnico do time ou um jogador perna de pau. E, mais do que torcer pelo seu lado, torcem também pelo mal do lado oposto, quando na verdade estamos todos no mesmo barco. 

 

  1. Desconfie de discursos inflamados e declarações preconceituosas

Antes de subir ao poder, Hitler era tido como um “agitador antissemita”, e as pessoas e jornais acreditavam que ele “certamente abandonaria esse tipo de vulgaridade” e que o movimento nazista “ruiria em pouco tempo”. Como bem sabemos, não foi assim que a história terminou…

 

  1. Cientistas são os faróis da humanidade

Uma sociedade que descredita cientistas, historiadores, sociólogos e pesquisadores em geral está condenada a viver na cegueira. Vídeos no YouTube são bem legais, mas o que dizem os estudiosos sobre o assunto? Sempre procure saber. Tente desenvolver seu senso crítico!

Tags , , , .

Saiba mais sobre os livros

Leia mais Listas

A ditadura acabada, de Elio Gaspari, recebe Grande Prêmio da Crítica de Literatura da APCA

A ditadura acabada, de Elio Gaspari, recebe Grande Prêmio da Crítica de Literatura da APCA

Como esperar o desconhecido

Como esperar o desconhecido

Séries para quem gosta de muita história e ação

Séries para quem gosta de muita história e ação

Os momentos mais legais de fazer parte de um clube do livro

Os momentos mais legais de fazer parte de um clube do livro

Comentários

3 Respostas para “Cinco reflexões importantes em tempos de fake news

  1. Muito oportuno essas colocações e refletem o momento em que vivemos.

  2. Análise imparcial e sóbria da conjuntura atual! Excelente texto!

  3. Excelente análise da conjuntura atual…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *