Listas

Livros que são imperdíveis na Bienal de São Paulo

3 / agosto / 2018

A Bienal começa neste fim de semana e nós já separamos os nossos livros prediletos para vocês!

Para aqueles que gostam de sentir arrepios:

  1. O homem de giz

Para fãs de Stranger Things e Stephen King, O homem de giz é uma leitura obrigatória. Em 1986, Eddie e seus amigos se comunicavam através de um código secreto: homens de giz desenhados no asfalto. Até que, um dia o desenho os leva um corpo na floresta. Em 2016, Eddie encontra outro desenho de um homem de giz enforcado e recebe a notícia que um dos seus amigos foi assassinado. Ele agora precisa descobrir o que aconteceu trinta anos antes, e quem está desenhando esses homens de giz.

2. Objetos Cortantes

Da autora de Garota exemplar, nasce outro thriller psicológico. Camille Preaker se mudou de Wind Gap, no Missouri, com o intuito de nunca mais voltar. Agora, recém-saída de um hospital psiquiátrico, ela tem o desafio de investigar o assassinato de uma menina em sua cidade natal. Lá, Camille é forçada a encarar sua mãe neurótica, sua meia-irmã que não conhece e as fofocas de uma cidade pequena. À medida que as investigações avançam, a reporter se depara com fatos perturbadores e revelações assustadoras. Os problemas que ela achou que havia deixado na cidade voltam para assombrá-la.   

O livro é tão, mas tão bom, que virou uma série na HBO estrelada pela maravilhosa Amy Adams.

 

GIRL POWER:

  1. Para todos os garotos que já amei

O que você faria se as cartas secretas que você escreveu para todos os meninos que já gostou fossem enviadas para eles? Teria um enfarte? Pois é, Lara Jean vive essa realidade. Uma menina responsável e planejada, seu mundo vira de cabeça para baixo quando suas cartas param nas mãos dos destinatários. Nesta história emocionante, engraçada e divertida, você vai se transportar de volta para a escola, quando sua única preocupação era se quem você gostava sentia o mesmo por você.

E para melhorar: o livro é só o primeiro de uma trilogia que acompanha os altos e baixos da vida de Lara Jean. A série já foi organizada em um box que está disponível pela Intrínseca!

Ainda melhor: o livro virou um filme da Netflix, com estreia marcada para o dia 17 de agosto!

O livro é tão maneiro que resolvemos montar a cama da Lara Jean lá no nosso cantinho do Bienal! Não perca!!

 

2. Leah fora de sintonia

Finalmente um livro com uma protagonista bissexual!! Leah, a melhor amiga de Simon (sim, o nosso Simon), conta sua jornada em busca de si ao mesmo tempo que tenta entender quem que ela quer dividir suas verdades e sentimentos. Leah é igual a muita gente: odeia quem odeia Harry Potter, odeia o novo namorado da mãe e odeia pessoas fofas e felizes. O livro também é da nossa autora favorita, Becky Albertalli, que já veio para Bienal e, além de Com amor, Simon escreveu o queridinho, Os 27 crushes de Molly.

 

3. Estúpida, Eu?

Camila Coutinho, criadora do Garotas Estúpidas, um dos blogs de moda mais influentes do mundo, hoje tem milhões de seguidores, vários produtos licenciados, e parcerias com grandes marcas globais. Em seu livro, Estúpida, eu? ela conta como fez para transformar um hobby em um grande negócio. Poder feminino: amamos.

A Camila participa da mesa “10 anos de blogosfera” na terça-feira, dia 7 de agosto, na Arena Cultural!

 

4. Todo Dia a Mesma Noite

Daniela Arbex reafirma seu lugar como uma das jornalistas mais relevantes do país, veterana em reportagens de fôlego – premiada duas vezes com o prêmio Jabuti – ao reconstituir de maneira sensível e inédita os eventos da madrugada de 27 de janeiro de 2013, quando a cidade de Santa Maria perdeu de uma só vez 242 vidas no incêndio da Boate Kiss. Depois de ouvir centenas de horas de depoimentos de sobreviventes, familiares das vitimas, equipes de resgate e profissionais da área de saúde, a autora construiu no livro um memorial contra o esquecimento dessa noite tenebrosa.

 

Para quem gosta de fugir desse mundo:

  1. Black Hammer: Origens Secretas

Uma história com vários super-heróis, porém um probleminha: eles não podem mostrar seus poderes! Essas figuras salvaram o mundo, mas agora estão presas no passado em uma fazenda fora dos limites do tempo. Sem saber como fugir, ou como chegaram lá, Abraham Slam, Menina de Ouro, Coronel Weird, Madame Libélula e Barbalien são forçados a fingir ser uma típica família disfuncional, tentando criar para si uma vida normal. Com seus poderes e seus egos, será que isso vai dar certo?

 

2. Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

A última região habitada do mundo, Untherak, é povoada por humanos, anões, gigantes, kaorshs, gnolls e sinfos. A deusa Una reina soberana, lembrando a todos que a missão de suas vidas é servi-la sem questionamentos. No entanto, um pequeno grupo de rebeldes, liderado por uma figura misteriosa, está disposto a tudo para tirá-la do trono. Só que eles não só têm de lidar com sua instabilidade e com os conflitos internos como também enfrentarem seu mais terrível guardião, o General Proghon.

Felipe Castilho fala sobre seu livro no último domingo da Bienal, dia 12.

 

3. A Princesa Prometida

Buttercup, uma camponesa, se apaixona por Westley, um jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa. Anos depois, Buttercup se torna a mulher mais bonita do reino e é pedida em casamento pelo sádico príncipe, Humperdinck. Mas nada consegue separar o amor verdadeiro, e Westley volta para resgatar sua princesa! Mergulhe nesse mundo de piratas, duelo de esgrima e traições!

 

Para aqueles que têm o pé nesse mundo, mas a imaginação em outro:

  1. Mentes Sombrias

Do dia para a noite, crianças começam a morrer de um misterioso mal súbito. Em pouco tempo, a doença se espalha e as que sobrevivem desenvolvem habilidades psíquicas assustadoras. Isso acontece com Ruby na manhã do seu décimo aniversário e ela é levada para Thurmond, um acampamento que segue as diretrizes brutais do governo vigente. Seis anos depois, ela se torna uma das jovens mais perigosas do local, embora tenha que esconder isso a todo custo. Quando a verdade é revelada, Ruby desperta o interesse de muitas pessoas e precisa escapar às pressas. Fora dali, ela encontra outros fugitivos, e segue-os para o único refúgio para adolescentes como eles. Por mais que queira fazer amigos, a menina sabe que isso não é possível, porque nenhum lugar é seguro, e ela não pode confiar em ninguém – nem em si mesma.

O livro já virou filme, que será lançado dia 2 de agosto e tem atores como Mandy Moore e Gwendoline Christie (de Game of Thrones)!

A Intrínseca tem uma página especial de Mentes Sombrias, com um quiz que te diz o seu tipo de poder!

No dia 9 de agosto nosso estande na Bienal será dedicado a Mentes Sombrias! Não deixe de conferir!

 

2. Uma casa no fundo de um lago

Em seu primeiro encontro, James e Amelia decidem fazer um passeio de canoa pelos lagos. Tudo parece perfeito, mas quando se aprofundam na exploração, eles chegam a um lago escondido e encontram uma casa de dois andares (com móveis, jardim, piscina) de baixo d´água. Enquanto vasculham a casa, um medo os consome: será que um local misterioso como aquele esconde algo vivo?

 

Nossos queridinhos:

  1. A sutil arte de ligar o f*da-se

Chega de tentar buscar um sucesso que só existe na sua cabeça. Chega de se sentir inferior por não ver o lado bom de estar no fundo do poço. Coaching, autoajuda, desenvolvimento pessoal, mentalização positiva – a grande verdade é que às vezes nos sentimos quase sufocados diante da pressão infinita para parecermos otimistas o tempo todo. E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o f*da-se. Uma abordagem franca e inteligente que vai te ajudar a descobrir o que é realmente importante na sua vida, e f*da-se o resto. Livre-se agora da felicidade maquiada e superficial e abrace esta arte verdadeiramente transformadora.

 

2. Variações enigma

O segundo livro de André Aciman, o homem que nos presenteou com Me chame pelo seu nome, também fala de paixão e da intrincada psique humana. Ele conta a história de Paul, que, mesmo adulto, continua a ser atormentado por sentimentos intensos. No sul da Itália, ainda jovem, se apaixonou pelo marceneiro de seus pais, em Nova York, onde acredita estar sendo traído pela namorada e se interessa pelo parceiro de tênis nas quadras do Central Park;  e até em um campus coberto de neve em New England. Não importa onde ou quando, suas relações são caóticas, transitórias e marcadas pela força do desejo.

O autor, a pessoa mais fofa desse mundo, participou da Flip e fez um vídeo respondendo as perguntas dos nossos leitores!

Comentários

3 Respostas para “Livros que são imperdíveis na Bienal de São Paulo

  1. E os livros da Roda do Tempo?! Não são imperdíveis ou não são rentáveis?! Pq a divulgação continua muito fraca pra uma saga tão grande e reconhecida mundialmente. Lamentável.

  2. Poxa, fiquei muito triste por não ter conseguido nem entrar no stand da Editora no sábado, fiquei feliz por ver que estava cheio e triste por não ter conseguido entrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *