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5 dicas para alcançar o sucesso profissional

16 / agosto / 2018

Em um mundo com tanta informação, culturas corporativas, modos de agir e pessoas com as vivências mais diversas, é complicado se situar e saber como se portar. Ray Dalio, conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos”, é fundador da Bridgewater Associates, a mais eficaz gestora de fundos hedge do mundo. Desenvolvidos por ele ao longo de 40 anos, seus princípios de vida e de trabalho nortearam o caminho que o levou a se tornar um dos grandes investidores e empresários de nosso tempo.

Em uma edição luxuosa, com páginas coloridas e capa dura, o livro Princípios é imperdível. Diferente de todas as obras publicadas sobre o meio dos negócios, Princípios oferece ao leitor uma abordagem clara e direta, que pode ser aplicada por qualquer um, não importa qual seja o objetivo.

Inspirados pelas técnicas de Ray Dalio, criamos uma lista com cinco exemplos de princípios que podem ajudar você a ter uma vida profissional muito melhor:

 

  1. Escolha pela credibilidade

Ao ponderar ideias e opiniões para chegar a uma decisão, avalie a credibilidade daqueles que opinam. É importante levar em consideração o perfil de cada um, o grau de experiência, suas habilidades e fraquezas, além do conhecimento sobre o assunto ou área em questão.

 

  1. Tente entender o raciocínio das pessoas que discordam de você

É fundamental estar aberto a discordâncias e sobretudo tentar entender o modo de pensar daqueles que divergem de você. Ao fazer isso, além de eliminar qualquer traço de disputa pessoal e valorizar a contribuição de cada um, você abre a possibilidade de ver os pontos fracos do seu raciocínio e mudar de ideia, fazer adaptações ou até abrir a sua mente para alternativas melhores ou interessantes.

 

  1. Faça avaliações precisas

No ambiente de trabalho, dar feedbacks é uma situação bem delicada. Por isso, seja o mais preciso possível. Nesse momento, não avalie se elas estão desempenhando suas funções do jeito que você quer, mas se elas as estão desempenhando bem. Fale com sinceridade e objetividade e mantenha a mente aberta para ouvir o outro lado — lembre-se de que você pode estar equivocado.

 

  1. Mostre seu lado feio aos candidatos a vagas na sua empresa

Durante o processo de contratação, passe aos candidatos o quadro real de como a empresa e a função a ser desempenhada são, principalmente os aspectos negativos. Deixe claro quais são os princípios que norteiam a corporação, sobretudo os mais árduos. Assim você submete os interessados na vaga a um teste de estresse que avalia a disposição deles a encarar os desafios reais.

 

  1. Nunca diga sobre alguém algo que você não falaria na cara

Há uma diferença enorme entre a crítica, que pode ser construtiva, e o falar mal pelas costas, que é contraproducente e desestabiliza tanto quem é denegrido quanto o ambiente como um todo. É fundamental que os gerentes não falem dos subordinados na ausência destes.

 

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