Listas

Cinco filmes inesquecíveis sobre perder a memória

20 / julho / 2018

 

Histórias sobre perda de memória prometem reviravoltas surpreendentes. O que Alice esqueceu não é diferente! O romance de Liane Moriarty narra a vida de uma mulher de 29 anos grávida do primeiro filho e casada com um marido incrível. Até que certo dia ela acorda no chão da academia… 10 anos depois. Alice caiu, bateu a cabeça e esqueceu de tudo o que aconteceu na última década. Agora é uma mãe rigorosa de três crianças, está passando por um divórcio complicado e quase não fala com a irmã, que antes era sua melhor amiga.

Aos 39 anos, ela se tornou alguém irreconhecível para sua versão mais nova, e vai fazer de tudo para reconquistar o marido, descobrir como ser mãe de uma hora para outra e se reaproximar da irmã, ou seja, virar sua vida de cabeça para baixo!

Inspirados na história de Alice, separamos cinco filmes em que os protagonistas perdem a memória para você entrar no clima do livro:

1.Brilho eterno de uma mente sem lembranças

 

Joel e Clementine namoraram durante anos, mas, depois de um término turbulento, ela contrata uma empresa para apagar da memória as lembranças do relacionamento. Arrasado, Joel (Jim Carrey) decide fazer o mesmo procedimento, mas acaba desistindo bem no meio do processo. Enquanto dorme, ele luta dentro de sua própria cabeça para não perder Clementine (Kate Winslet) de vez, escondendo a ex-namorada em suas lembranças ocultas. Passeando pela história do casal, refletimos sobre a importância da memória para o ser humano.

 

2.Como se fosse a primeira vez

 

Você já deve ter visto esse clássico da Sessão da Tarde estrelado por Drew Barrymore e Adam Sandler. Na trama, Henry é um paquerador crônico, até que se apaixona por Lucy, uma mulher com uma memória singular. Sempre que ela dorme, o dia anterior inteiro é apagado de sua memória. Há anos Lucy vive o mesmo dia, e sua família faz até o impossível para que ela nunca descubra a doença. Mas é claro que tudo se complica quando Henry decide conquistá-la todos os dias. Te desafiamos a não cantar a música Wouldn’t It Be Nice, dos Beach Boys, depois desse filme.

 

3.De repente 30

Jenna tem 13 anos e não aguenta mais: ela quer ser independente, fazer parte do grupo popular da escola e beijar o menino mais bonito da turma. Seu pedido de aniversário é ter 30 anos o mais rápido possível e viver a vida que sempre sonhou. Para sua surpresa, o desejo se realiza! Jenna (Jennifer Garner) acorda 17 anos depois sem se lembrar de nada do que aconteceu. Agora ela é uma mulher bem-sucedida e inescrupulosa, e tudo que ela queria se tornou realidade: ela foi popular, namorou o menino bonito e foi até rainha do baile. Só que, além de não se lembrar de nada disso, ela descobre que perdeu seu melhor amigo ao longo do caminho e que ele está prestes a se casar.

4.Antes de dormir

 

No filme de suspense, Christine (Nicole Kidman) sofre um ataque e não consegue manter as memórias por mais de um dia. Ela acorda ao lado de um homem desconhecido, seu marido, que tenta relembrá-la de sua vida através de fotos e recados. Todos os dias Christine descobre que está fazendo terapia em segredo para ajudá-la a lembrar do que aconteceu no incidente e, aos poucos, percebe que nem tudo é o que parece ser.

 

 5.Click

 

Um arquiteto atarefado encontra um controle universal capaz de manipular o tempo. De início, Michael (Adam Sandler) só quer fazer os momentos tediosos passarem mais rápido, mas resolve avançar até uma época em que seus problemas estejam resolvidos. Sem se lembrar do tempo que acelerou e nunca satisfeito com a sua vida, ele avança cada vez mais, e descobre que perdeu momentos importantes com sua família.

 

Esquecemos algum filme? Fala para a gente!

Saiba mais sobre O que Alice esqueceu

Leia mais Listas

Livro da autora de Big Little Lies vira série na Netflix

Livro da autora de Big Little Lies vira série na Netflix

A incrível playlist de Big Little Lies

A incrível playlist de Big Little Lies

Os quartos mais lindos da ficção

Os quartos mais lindos da ficção

Curiosidades sobre A princesa prometida

Curiosidades sobre A princesa prometida

Comentários

9 Respostas para “Cinco filmes inesquecíveis sobre perder a memória

  1. Para sempre com Channing Tatum e Rachel McAdams

  2. eu não encaro de repente 30 como “perca de memória” nesse caso pq ela aparentemente viajou no tempo, rs

  3. “A vida de outra mulher ” com Juliett Binoche.
    Muito parecido com o título citado acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *