Listas

Os imperdíveis Casos de Família na literatura

22 / maio / 2018

Seja por dinheiro, diferenças de personalidade ou conflitos de interesse, não há nada comparável a uma boa briga familiar. Pensando nisso, separamos alguns livros em que as confusões entre parentes renderiam episódios imperdíveis do programa Casos de Família.

 

  1. Pequenos incêndios por toda parte

Após anos tentando sem sucesso conceber uma criança, os McCullough decidem adotar uma bebê chinesa que havia sido abandonada na região em que vivem. O que eles não esperavam é que essa decisão criaria uma ruptura na cidade com o reaparecimento da mãe biológica, arruinando parte de sua vida perfeita e ordenada.

Pequenos incêndios por toda parte, livro da aclamada autora Celeste Ng, conta a história das conservadoras famílias da cidade de Shaker Heights, onde tudo é cuidadosamente planejado, desde a localização das escolas até a cor usada na pintura das casas. As coisas parecem muito tranquilas até que começam a fugir do controle, e a vida dessa comunidade tão organizada torna-se um verdadeiro caos.

 

  1. Nix

 Samuel Anderson é um escritor fracassado que foi abandonado pela mãe quando era apenas uma criança. Porém, ele é obrigado a reencontrá-la quando um vídeo no qual ela aparece atirando pedras em um candidato a governador racista e homofóbico viraliza na internet. Pressionado pelo seu editor para entregar um novo livro, Samuel vive um dilema: cumprir seu contrato investigando e expondo toda a vida de sua mãe ou ser processado e perder tudo o que tem.

Nix apresenta uma trama ao mesmo tempo contemporânea e atemporal, ao abordar, através das histórias de gerações, as dores cíclicas de uma família que mal se conhece. O elogiado livro de Nathan Hill será adaptado para a TV pela Warner Bros., com Meryl Streep no elenco e produção de J.J. Abrams.


  1. Objetos cortantes

Recém-saída de uma clínica de reabilitação, a repórter Camille Preaker retorna à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra desaparecida. O grande problema é que Camille terá que lidar com os fantasmas do passado e com a sua conflituosa família. Abandonada por seu pai enquanto ainda estava na barriga da mãe, a repórter cresceu rejeitada, levando a culpa pela destruição de sua família.

Objetos cortantes é a primeira obra de Gillian Flynn, autora de Garota exemplar. O livro será adaptado para a TV pela HBO, tendo Amy Adams (A Chegada e Animais Noturnos) como protagonista da trama. A minissérie será dirigida por Jean-Marc Vallée (Clube de Compras Dallas e Big Little Lies) e tem previsão de estreia para 8 de julho.


  1. Pequenas grandes mentiras

 Madeline foi abandonada pelo marido na época em que sua filha era um bebê. Quinze anos depois, seu ex reaparece com a nova família, muda-se para a vizinhança e atreve-se a bancar o “pai do ano” ao tentar uma reaproximação com a menina, o que deixa Madeline furiosa.

Com três protagonistas femininas, a obra de Liane Moriarty explora habilmente os perigos das meias verdades que todos contamos o tempo inteiro. Pequenas grandes mentiras foi adaptado para a TV pela HBO, com produção de Reese Whitherspoon e Nicole Kidman, que, junto com Shailene Woodley, interpretam as protagonistas da série.

 

  1. Um amor incômodo

Delia volta à sua cidade natal, Nápoles, após a misteriosa morte de sua mãe, encontrada em uma praia vestindo apenas um sutiã chique. Ela decide averiguar o que ocorreu e refaz os últimos passos de sua mãe Amália enquanto relembra intensos momentos de sua relação ambígua com ela. Diante das revelações de seu passado, Delia descobre que é muito mais parecida com Amália do que imaginava, embora sempre tenha desprezado e tentado fugir de sua mãe.

Um amor incômodo, o primeiro livro da consagrada escritora Elena Ferrante, é uma história perversa e delicada sobre mãe e filha, duas mulheres unidas por um complicado nó de mentiras e emoções.

 

  1. A grana


Os irmãos Plumb aguardam ansiosamente um dinheiro deixado pelo pai que rendeu muito até virar uma pequena fortuna – mas o dinheiro só pode ser retirado quando Melody, a filha mais nova, completar 40 anos ou pela mãe, em casos de emergência.

Quando Leo, o irmão mais velho, sofre um acidente e precisa pagar uma grande indenização para uma garçonete, utilizar o dinheiro guardado para o seu futuro e o dos irmãos é a melhor saída – e a mãe fica do lado dele. Porém, ele não esperava que, após ficar um tempo internado em uma clínica de reabilitação, teria que enfrentar os irmãos cobrando a devolução de todo o dinheiro que foi pego para pagar pelo imprudente acidente. Agora Leo, que estava desempregado e nem sequer tinha onde morar, precisa encontrar uma solução para devolver a quantia aos irmãos.

A Grana é o livro de estreia da autora Cynthia D’Aprix Sweeney, sendo um dos mais vendidos no ano de 2016, segundo a Amazon e o The New York Times. A obra ganhará uma adaptação, ainda sem data de estreia, com produção de Jill Solloway (Transparent) e roteiro da indicada ao Oscar Emily V. Gordon (Doentes de Amor).


  1. Precisamos falar sobre o Kevin

Eva era uma mulher independente que nunca havia pensado em ter filhos e estava muito satisfeita com a própria vida. Já seu marido, Franklin, ansiava por uma criança. Ao se ver encurralada, Eva aceita o pedido e dá à luz seu primeiro filho, Kevin, por quem não sente nenhum tipo de conexão afetiva – e o garoto parece saber disso desde o primeiro contato com a mãe.

Com o passar dos anos, ele começa a demonstrar um pouco de sua crueldade para a mãe, fazendo coisas para tirá-la do sério. E, quando finalmente Eva acha que conseguirá estabelecer uma relação maternal com o filho, um trágico evento envolvendo Kevin destrói qualquer possibilidade de isso acontecer.

O livro Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver, deu origem ao filme estrelado por Ezra Miller (As Vantagens de Ser Invisível) e Tilda Swinton (Constantine) e aborda questões importantes sobre psicologia e relações familiares em um suspense de tirar o fôlego.

Leia mais Listas

Divulgada estreia de Objetos cortantes, série da HBO inspirada na obra de Gillian Flynn

Divulgada estreia de Objetos cortantes, série da HBO inspirada na obra de Gillian Flynn

O que aprendemos com Me chame pelo seu nome

O que aprendemos com Me chame pelo seu nome

Curiosidades sobre a ida do homem à Lua

Curiosidades sobre a ida do homem à Lua

O que você ainda não sabe sobre Stephen Hawking

O que você ainda não sabe sobre Stephen Hawking

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *