Notícias

Os monstros que vivem dentro de nós

5 / abril / 2018

Guillermo Del Toro (Fonte: Hollywood Reporter)

Quando alguém nos pergunta sobre algum filme ou livro, geralmente fazemos um resuminho rápido para explicar a história: Percy Jackson e os olimpianos é sobre um adolescente que descobre ser filho de um deus grego; Um dia é sobre o amor de duas pessoas ao longo dos anos; em Círculo de fogo, robôs gigantes agridem alienígenas gigantes indefesos, e assim por diante.

Quando o original do livro de Guillermo del Toro veio parar em nossas mãos, a sinopse que recebemos foi a já clássica “é a história de uma faxineira muda que se apaixona por um homem-peixe”. Só que o livro — e o filme — são muito mais do que isso. Ao terminarmos a leitura, vimos que A forma da água não se tratava apenas de uma história sobre um homem-peixe, e sim  sobre monstros — daqueles que não servem apenas  para assustar.

Para Del Toro, os monstros representam um refúgio. Quando criança, ele era apaixonado por histórias clássicas do gênero: Drácula, Frankenstein, O Monstro da Lagoa Negra. Era para o mundo de personagens tão peculiares que ele fugia quando se sentia perdido. Não por acaso, em seu discurso no Globo de Ouro, foram eles os primeiros a serem agradecidos.

Esse relacionamento iniciado na infância acompanharia o cineasta por sua carreira de mais de 25 anos. Em seu primeiro filme, A Espinha do Diabo, ele usa situações macabras e seres bizarros para abordar diferentes aspectos da humanidade. Dos horrores da Guerra Civil espanhola a uma analogia para adoção em Hellboy, nenhum tema passou incólume pelas perturbações de Del Toro.

Por isso, é fantástico ver sua consagração em A forma da água. No filme e no livro, os monstros são os protagonistas — e não apenas os de carne e osso, mas os que habitam todos nós. Todos os personagens — inclusive o próprio homem-peixe — têm dilemas, conflitos e ambiguidades. Até mesmo a mente do vilão é bem explorada (principalmente no livro), e, ainda que não concordemos com suas opiniões e atitudes, conseguimos entender  o que o levou até ali.

Situar o romance em plena Guerra Fria não foi uma decisão apenas estética. Durante o conflito não declarado entre Estados Unidos e União Soviética, era muito comum a presença de espiões infiltrados em ambos os lados. O monstro poderia estar ao seu lado, e você só saberia quando já fosse tarde demais.

Com maestria, Del Toro e Daniel Kraus acrescentaram a esse clima de tensão temas como racismo, homofobia e machismo, e é nesse cenário de incertezas que floresce a história de amor entre Elisa e a criatura da selva.  E foi essa originalidade que rendeu ao filme tantos prêmios.

A forma da água transcende qualquer resumo ou simplificação. A história de Elisa e do homem-anfíbio é um conto de fadas sobre aceitar as diferenças e reconhecer que há monstros dentro de todos nós, e que talvez  eles não sejam tão assustadores assim.

P.S. Circulo de Fogo continua sendo só um filme sobre robôs batendo em alienígenas mesmo, mas vida que segue.

 

Conheça também a edição especial de O Labirinto do Fauno, escrito por Guillermo del Toro e Cornelia Funke

Comentários

Uma resposta para “Os monstros que vivem dentro de nós

  1. Para mim Circulo de Fogo é bem mais do que robôs batendo em alienígenas.. Ele fala mais sobre a questão da conexão entre pessoas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *