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Cinco rituais matinais para começar bem o dia

6 / abril / 2018

Se você ganha a manhã, ganha o dia. É assim que pensa Tim Feriss, um dos maiores gurus do meio empresarial. No livro Ferramentas dos titãs, ele reúne dicas e ensinamentos dos mais bem-sucedidos CEOs, atletas, artistas, cientistas, estrategistas e outras personalidades influentes.

Confira cinco dicas selecionadas por Tim Ferriss para aproveitar melhor os primeiros sessenta a noventa minutos do dia — afinal, eles podem facilitar ou dificultar bastante as doze horas seguintes:

 

1 — Arrume a cama (menos de três minutos)

“Se você arrumar sua cama todas as manhãs, terá cumprido a primeira tarefa do dia. Isso lhe dará um pequeno sentimento de orgulho e o incentivará a realizar outra tarefa e outra e outra. No fim do dia, aquela tarefa concluída terá se transformado em muitas tarefas concluídas. Arrumar a cama também reforçará o fato de que pequenas coisas na vida têm sua importância.”

Em 2011, Tim Ferriss estava se em um período muito disperso. “Sentia como se minha energia estivesse espalhada em um milhão de direções”, explicou ao ex-monge Dandapani que foi quem lhe deu esse conselho: arrume a cama!

 

2 — Medite (de dez a vinte minutos)

Pelo menos 80% dos entrevistados de Tim Ferriss têm algum tipo de prática diária de atenção plena. Separe alguns minutos logo no início do dia para se dedicar a alguma técnica de meditação ou a exercícios de mobilidade.

 

3 — Faça de cinco a dez repetições de alguma coisa (menos de um minuto)

A ideia por trás dessa atividade é simples: acordar e inteirar-se do seu corpo. Para isso, basta repetir, mesmo que por trinta segundos, algum exercício. Não se trata de musculação, é apenas um estímulo que para Ferriss provoca “um efeito radical sobre o meu humor, silenciando a tagarelice dentro da minha cabeça”.

 

4 — Prepare um “chá de titânio” (de dois a três minutos)

O nome desse chá é uma piada de Tim Ferriss que pegou. Para prepará-lo basta misturar chá preto, chá verde e raspas de cúrcuma e gengibre (uma colher rasa de cada ingrediente). A mistura é excelente para cognição e perda de gordura, e o preparo pode ser feito em uma chaleira ou prensa francesa.

 

5 — Páginas matinais ou diário de cinco minutos (de cinco a dez minutos)

 

Todas as manhãs, Tim Ferriss preenche um diário de 5 minutos (D5M), uma ferramenta para identificar prioridades e agradecer. Cada indicação tem três linhas para três respostas, por exemplo:

 

Sou grato por 1. __________ 2. __________ 3. __________

O que tornaria o dia de hoje ótimo? 1. __________ 2. __________ 3. __________

Afirmações diárias. Eu estou 1. __________ 2. __________ 3. __________

Se você é obcecado ou ansioso, é normal estar constantemente focado no futuro. Assim, fazer uma avaliação, mesmo que por dois ou três minutos, pode ser um bom remédio para contrabalançar — pense no que você já tem e não só no que você almeja.

 

Tim Ferriss garante que essa rotina matinal parece mais longa no papel do que é na realidade. É claro que ele não consegue seguir todos esses passos todos os dias, mas ressalta que “é sempre possível liquidar pelo menos um. Se fizer três, garanto que probabilidade de o dia ser um sucesso será maior.”

 

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Comentários

3 Respostas para “Cinco rituais matinais para começar bem o dia

  1. Tem sido difícil encontrar o livro 4 Horas Para o Corpo, vocês pretendem fazer uma reimpressão? Além disso, pretendem lançar os livros The 4-Hour Chef e Tribes of Mentors, também do Tim Ferris?

  2. Infelizmente o livro “4 Horas Para o Corpo” se encontra esgotado, Fabrício! Porém, você pode encontrá-lo na versão e-book.
    Sobre os outros dois livros, não possuímos informações no momento.

  3. Nossa isso é realmente incrível, pois hoje acordei e fiz minha cama, me sente muito bem, e agora vendo essas dicas posso dizer é real. Agora vou continuar e complementar as outras dicas. Agora refletindo me deu mais calma, sou muito anciosa.

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