Listas

4 coisas que aprendemos com mulheres empoderadas

7 / março / 2018

Cada vez mais mulheres se empoderam e, ao se empoderarem, tornam-se uma espécie de farol para muitas outras. No Dia Internacional da Mulher, separamos algumas coisas que aprendemos com esses grandes exemplos.

1.Acredite na sua capacidade

Reese Witherspoon se cansou dos papéis femininos rasos, que retratavam mulheres dependentes de homens para qualquer situação de crise, e fundou a própria produtora para realizar filmes e séries escritos por mulheres sobre mulheres fortes e complexas. Foi assim que a atriz produziu o filme Garota Exemplar e a série Big Little Lies, ambos altamente premiados. 

2.Esse é o nosso momento

No Globo de Ouro desse ano, Oprah Winfrey falou sobre como se inspirou em homens e mulheres que não baixaram a cabeça e lutaram para ter sua voz ouvida. Mulheres que suportaram anos de opressão e se arriscaram para compartilhar sua história, mesmo que não percebessem de imediato a influência direta de suas ações. Podemos observar o impacto agora, com o surgimento de movimentos dentro da indústria do entretenimento contra os abusos e a desigualdade salarial. Esse é o nosso momento.  

3.Você não precisa seguir um padrão para ser “aceita”

Vivemos em uma sociedade cheia de pressões estéticas e padrões inalcançáveis. Travamos uma batalha contra nossos próprios corpos todos os dias. Apesar da promessa de que tudo será perfeito quando atingirmos esse padrão, sabemos que não é verdade. Devemos nos lembrar que o que importa é ser feliz.

4. Precisamos nos ajudar

Em seu discurso para o TEDx São Paulo, Taís Araújo lembrou como mulheres são silenciadas e desqualificadas o tempo inteiro, principalmente mulheres negras. Se quisermos viver em uma sociedade mais justa, precisamos nos ajudar. As pequenas ações são valiosas e capazes de mudar o mundo.

Comentários

8 Respostas para “4 coisas que aprendemos com mulheres empoderadas

  1. leitura é minha paixão e eu quero me aprofundar nisso.

  2. Realmente é muitos os padrães mais a mulher conquistou o seu espaço o nosso direito e igualdade vejo várias mulheres que tomou iniciativa e trabalhar em obras, em pescaria, com demais outras qualidades hoje em dia nois não somos mais denpetende dos homens não ficamos mais na coxinha ou só levando os filhos na escola conseguimos espaço para edificados

  3. Curioso! Não li referências à 3 fantásticas mulheres empoderadas: Raquel Dodge na Procuradoria Geral da República, Carmen Lúcia Presidente do Supremo e Ana Amélia Lemos Senadora. São todas mulheres brasileiras…
    Ah, já ia fazendo uma injustiça: esqueci da Carla Borges.
    Sei… vcs não a conhecem, né?! Já pensaram 1000 coisas sobre ela e sobre o fato de eu citá-la, não é!?
    Ela é “apenas” a PRIMEIRA mulher a comandar um avião presidencial no Brasil.
    Pois é…. parece que isso tudo não interessas para muitas que se dizem “mulheres”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *