Notícias

Confira a programação da Intrínseca na Flip e pós-Flip

12 / julho / 2017

Ilustração : Fernanda Pio
Fotografia : Alexandra Jaguaribe
 

Com mais escritoras mulheres do que homens e 30% de autores negros entre os convidados, a edição de 2017 promete ser a de maior diversidade da Festa Literária de Paraty em 15 anos. O homenageado da vez será o escritor Lima Barreto. A Flip acontece entre os dias 26 e 30 de julho, em Paraty, e traz entre os destaques dois autores que são publicados pela Intrínseca.

 

Marlon James na Flip:

Primeiro escritor jamaicano a vencer o Man Booker Prize, principal prêmio da literatura britânica e um dos mais reconhecidos da literatura internacional, Marlon James é autor do monumental Breve história de sete assassinatos. A partir da tentativa de assassinato a Bob Marley, ocorrida às vésperas das eleições jamaicanas em 1976, a obra explora o instável período histórico do país e apresenta uma sucessão de personagens — assassinos, traficantes, jornalistas e até mesmo fantasmas — que andaram pelas ruas de Kingston nos anos 1970, dominaram o submundo das drogas de Nova York na década de 1980 e ressurgiram em uma Jamaica radicalmente transformada nos anos 1990.

Na Flip, o autor divide a mesa “O grande romance americano” com Paul Beatty, autor originalmente publicado pela mesma editora independente de James e que também recebeu o Man Booker Prize. Na conversa marcada para sábado, 29, às 21h30, eles discutem a renovação da tradição americana do romance a partir de seus pontos de vista particulares, o de um americano negro e o de um jamaicano negro que migrou para os Estados Unidos, onde ambos lecionam escrita criativa. 

Após a Festa Literária, Marlon James participa de bate-papo e sessão de autógrafos na terça-feira, 1º de agosto, às 19h, na Saraiva do Pátio Paulista, em São Paulo. O autor conversa com o tradutor de seu romance, André Czarnobai, com mediação do jornalista Álvaro Pereira Jr. Confirme sua presença.

 

William Finnegan na Flip:

Repórter da revista The New Yorker, o premiado correspondente de guerra William Finnegan chega ao Brasil junto com a publicação de sua autobiografia vencedora do Prêmio Pulitzer. Em Dias bárbaros, o escritor americano narra, a partir de sua trajetória no surfe, as histórias da época em que pertencia a uma gangue de meninos brancos no Havaí, a loucura que impregnou jovens e adultos na década de 1960, sua vivência das ondas mais famosas do mundo e tudo o que aprendeu com elas — do pesar de ter usado LSD para desbravar a baía de Honolua, em Maui, à satisfação intensa de atravessar os recifes da Polinésia de mapa em punho para descobrir uma das maiores ondas que existem.

O jornalista, que cobriu conflitos na África enquanto, nas horas vagas, praticava obsessivamente o surfe, participa da mesa “Por que escrevo” ao lado da sul-africana Deborah Levy. No debate, que acontece na sexta-feira, 28, às 21h30, eles discutem as diferentes motivações de um escritor e a entrega ao ofício. 

Após a Flip, Finnegan participa de sessão de autógrafos e de bate-papo com Rafael Mellin e Arnaldo Bloch na segunda-feira, 31 de julho, a partir das 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro. Confirme sua presença

Clarice Freire na Flip:

A autora de Pó de Lua, participa de bate-papo com Rafael Coutinho, no Centro Cultural Sesc Paraty na quinta-feira, 27, a partir das 14h.

Comentários

4 Respostas para “Confira a programação da Intrínseca na Flip e pós-Flip

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *