Listas

7 livros infantis com mensagens importantes

7 / junho / 2017

Diversas pesquisas já comprovaram a importância de ler desde a infância. O hábito amplia o vocabulário, auxilia o desenvolvimento cognitivo, aproxima pais e amigos, gera empatia e,  acima de tudo, ajuda a formar novos leitores.

Em um mundo com tantos estímulos, é difícil encontrar histórias capazes de competir com TV, videogame etc e que encantem os pequenos. Para ajudar os pais e professores, listamos sete livros ilustrados que transmitem mensagens divertidas e importantes.

A partir de 3 anos:

Somos todos extraordinários — Inspirado na história original de Extraordinário, livro que conta a vida de Auggie, um garoto com deformidade facial que vai  frequentar a escola pela primeira vez, esta obra totalmente ilustrada aborda temas importantes como inclusão, gentileza e aceitação.

Extraordinário foi adaptado para os cinemas e estreia em 23 de novembro.

 

Para crianças entre 4 a 6 anos:

Minha professora é um monstro (Não sou, não)  — Nem sempre as pessoas são o que parecem — é o que você vai descobrir nessa obra totalmente ilustrada!

Beto tem a pior professora do mundo. Ela ruge, bate o pé e deixa sem recreio as crianças que gostam de jogar aviõezinhos de papel. Ela é um monstro! Por sorte, Beto sempre tem os fins de semana para se divertir e brincar no parque. Até que um dia… ele encontra sua professora justamente em seu lugar preferido.

Peter Brown é autor também de Robô Selvagem e Sr. Tigre solto na selva 

 

Para crianças entre 6 a 10 anos:

João e MariaNeil Gaiman recria o clássico com a ajuda do brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti.  Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar os perigos de uma floresta sombria.

 

Para leitores a partir de 10 anos:

Pax Esse talvez seja um dos livros mais emocionantes da lista, afinal, Pax conta a história de amizade entre um menino e seu bichinho de estimação.  Peter e sua raposa, Pax, são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do garoto vai servir na guerra e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde vai morar por um tempo, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax.

 

Para crianças entre 10 a 14 anos:

Vovô deu no péO novo livro de David Walliams fala sobre a forte relação entre um avô e o neto.  Na história, Jack tem doze anos e sua pessoa preferida no mundo inteiro é o avô. Vovô foi piloto durante a Segunda Guerra Mundial e, até hoje, o que mais gosta de fazer é falar sobre aviação.  Só que vovô tem andado confuso e esquecido. Para evitar mais trapalhadas, os pais de Jack decidem internar vovô em um lar para idosos muito esquisito e com enfermeiras sinistras. Jack então decide embarcar na maior aventura de sua vida para salvar o avô. Emocionante e divertido ao mesmo tempo! 

 

Para leitores entre 12 a 14 anos:

Percy Jackson e os olimpianos — A mais famosa série de Rick Riordan é uma excelente maneira de começar a aprender sobre mitologia grega com muito humor e personagens divertidos! Rick foi professor de história e decidiu criar histórias para seu filho mais velho, que foi diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade. Seu personagem principal, Percy Jackson, tem o mesmo problema, mas descobre que é tudo consequência de ter um deus do Olimpo como pai!

 

O menino de vestido David Walliams mostra mais uma vez a importância de respeitar as pessoas que têm gostos diferentes da gente.

Só existem duas coisas que fazem Dennis feliz: jogar futebol e ler revistas de moda. Mas sua vida so­fre uma reviravolta quando ele conhece Lisa, dois anos mais velha, que sonha ser esti­lista. Com Lisa, Dennis se permite explorar seu lado diferente sem medo que o condenem por isso. Uma história atual e necessária!

Comentários

3 Respostas para “7 livros infantis com mensagens importantes

  1. O extraordinário é um livro maravilhoso que deve ser lido por jovens mas também pelos pais❤️

  2. Pax é um livro incrível! Estou ansiosa para ver sua sequência sendo publicada pela Intrínseca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *