Listas

5 razões para continuar vivo

2 / junho / 2017

O mundo de Matt Haig ruiu quando ele tinha pouco mais de 20 anos. Ele não conseguia achar uma maneira de continuar vivo. Essa é a história real de como ele passou pela crise, triunfou sobre a depressão que quase o destruiu e aprendeu a viver novamente. Razões para continuar vivo é mais do que um livro de memórias: é uma análise comovente sobre como viver melhor, amar melhor e se sentir mais vivo.

Ao intercalar episódios dos três anos em que sofreu de depressão com diálogos internos entre o eu do passado e o eu do presente, listas breves das atividades que o ajudaram, tuítes de leitores, além de dados sobre a doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo, Matt Haig constrói uma obra única e delicada.

 

Confira uma das listas do autor abaixo:

Razões para continuar vivo

  1. As coisas não vão piorar. É o ponto mais baixo. Daí só é possível subir.

 

  1. Praticamente qualquer ser humano seria capaz de encontrar um motivo para se odiar se pensasse tanto no assunto quanto você. Nós, seres humanos, somos todos uns canalhas completos, mas também perfeitamente maravilhosos.

 

  1. A mente tem um clima próprio. Você está num furacão. E os furacões acabam perdendo força. Aguente firme.

  1. Ignore o estigma. Toda doença um dia teve o seu estigma. A gente tem medo de ficar doente, e o medo leva ao preconceito antes de levar à informação. A culpa da pólio, por exemplo, costumava ser atribuída aos pobres. E a depressão muitas vezes é vista como “fraqueza” ou falha de caráter.

 

  1. Um dia você vai sentir uma alegria equivalente a essa dor. Vai derramar lágrimas de euforia ouvindo Beach Boys, observar o rosto de um bebê adormecido nos seus braços, fazer grandes amizades, saborear comidas deliciosas que nunca experimentou, contemplar a paisagem de um lugar bem alto sem pensar na possibilidade de morrer na queda. Existem livros que você ainda não leu que vão enriquecê-lo, filmes que verá enquanto come sacos gigantes de pipoca, e você vai dançar, rir, fazer sexo e sair para correr à beira do rio e conversar noite adentro e rir até chorar. A vida está esperando você. Você pode estar preso aqui por algum tempo, mas o mundo não vai a lugar nenhum. Aguente firme aí se puder. A vida sempre vale a pena.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão afeta 350 milhões de pessoas no mundo todo e estima-se que cerca de 800 mil acabem cometendo suicídio — atualmente a segunda principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Com delicadeza e inspiração, Matt Haig conta neste livro como fez para superar as estatísticas e encontrar novamente as razões para continuar vivo.

Leia um trecho.

Tags , , , , .

Comentários

32 Respostas para “5 razões para continuar vivo

  1. Você não precisa ficar vivo, você deve ficar vivo, mesmo que não pareça alguém te ama ainda e se importa com você, mesmo que sua mãe não lhe da mais à atenção que você precisa, mesmo que seu pai não e seu pai mais por que te abadonou assim que separou da sua mãe , mesmo que aquele crush idiota te trocou por outra, mesmo que aquela sua melhor amiga te traiu, você tem um motivo para estar aqui por que se não tivesse não estaria, e independente de todas essas coisas existe alguém lá em cima que te ama e te que bem e MUITO feliz, e ficaria muito mal se você tirasse sua própria vida. Não fassa isso, você ainda precisa ver a próxima temporada da sua série predileta, seu cachorrinho não suportaria te perder, e não te ver todos os dias de manhã, o barulho da chuva e muito incrível para não ouvir sempre, e você ainda precisa ser alguém, conseguir seu emprego fazer uma faculdade que você tenha vontade, você ainda vai encontrar alguém que te ame tanto que você vai se sentir completa novamente! É claro que nem tudo sempre é perfeito e que vai ter dias que você não vai suportar essa dor constante, mas lembre-se que sempre tem um propósito, e o SEU APENAS COMEÇOU! fica bem tá?

  2. Eu sei, eu sei.
    Fica difícil de uma hora pra outra, os pensamentos ruins invadem a nossa mente de um jeito horrível. Chega ao ponto de não conseguir parar um minuto para pensar em coisas boas pq vc simplesmente acha que elas não existem.
    Daí você se sente egoísta por pensar nessas coisas sendo que há tantos problemas piores no mundo ou tantas pessoas com motivos maiores para desejar _aquilo_
    Mas olha, não quer dizer que as duas dificuldades sejam insignificantes, só você sabe o quanto é difícil passar por isso, pensar sobre isso. Dói tanto…
    É como se fôssemos feitos de vidro. Estamos tão quebrados por dentro que só restam minúsculos cacos.
    Mas não fique esperando que outra pessoa os junte pra você. CLARO peça ajuda, desabafe!! Nem que seja pra um estranho da Internet que você nunca conhecerá (garanta pra mim que é confiável e vc nunca conhecerá)
    Às vezes eu preciso ler essas mensagens, essas razões, para que eu não continue mal. Se você decidiu ler isso tbm, quer dizer que não desistiu ainda, e espero que nunca desista. Eu tenho certeza que você é jovem como eu.
    Foi irônico fazer esse texto, mas eu me liberto quando escrevo.
    Eu espero que você tenha sentido o mesmo enquanto estava lendo.
    Tudo vai melhorar
    Essa tristeza acaba pq a felicidade sempre vence

  3. eu me identifiquei bastante,é muito difícil passar por grandes problemas sozinha.

  4. Espero que tenha ajudado alguém esses motivos, mas particularmente achei motivos fracos.

  5. É difícil difícil não poder errar ter tantas pessoas dependendo de mim a sensação é de q eu não posso nem morrer é como se eu estivesse vivendo a vida deles não pq eu quero mais pq eles eles precisam de ajuda o tempo inteiro sem perguntar se eu preciso

  6. Aa vezes eu penso q se eu n precisa acorda eu estarei melhor. Correr atras da vida parece não significa mais nada.

  7. Somente, obrigada eu estava tão perdida e estou chorando agora,

    eu… KKK sério obrigada

  8. Pior de tudo é que ninguém pode nos ajudar ,gostaria de gritar como to cansada minha alma ta chorando não entendo por que é tão difícil.

  9. Obrigada por vcs pessoas que deixaram esses comentários existirem, vcs acabaram de salvar a vida e a mente de uma menina de 15, acho muito estúpido estar aqui sentada no chão frio, chorando com o celular na mão depois de ter perguntado ao Google o porquê de continuar vivendo, mas acho q a vida é assim mesmo, estúpida, desgraçada, idiota, uma merda e tudo de ruim o possível, mas, espero sobreviver a minha tempestade, para finalmente ir embora e ser livre de tudo, se alguém ler isso, tenha uma boa vida, e por faça uma boa escolha, e mesmo se errar, apenas sobreviva! Não por mim e nem por ninguém, mas apenas viva, e se torne alguém que algum dia passou por aqui.

  10. Olá Letycya,
    Ficamos muito felizes que nosso post tenha te ajudado de alguma forma. Só nós sabemos da dor e da tristeza que está dentro da gente, e, às vezes ficamos tão desesperados que parece não haver saída. O passar do tempo também muda muito o nosso ponto de vida das coisas, o que hoje parece impossível, acredite, amanhã se torna possível.
    É importante que você procure ajuda profissional agora. Na sua cidade deve haver atendimento gratuito em hospitais, postos de saúde, ou centros de atendimento em faculdades de psicologia e medicina. Você também pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida, no telefone 188.
    Busque ajuda e, acredite, você vai sair desse momento difícil.
    Estamos torcendo por você.
    Um grande abraço de todos da Intrínseca.

  11. é muito difícil aguentar as coisas sozinho, eu não aguento mais sempre tento ficar feliz mais toda noite eu choro muito, minha vida não tem sentido ngm me ama, ngm me entende

  12. Eu morava com meus pais, sempre fomos muitos unidos, eu trabalhava com meu pai, ficávamos o dia todo juntos praticamente, meu pai não era so um pai, ele foi um amigo, companheiro para todas as horas, meu pai e minha mãe foram pessoas incríveis e eu sempre fui um rapaz muito feliz, infelizmente o covid chegou e levou os dois juntos, um não soube da morte do outro, pelo menos eles não sofreram a morte de um pelo outro, mas para mim a minha vida acabou, não sinto mais prazer em nada, unica vontade que eu tenho é de morrer logo, eu procuro motivos para viver mas a tristeza e a saudade fala mais alto, espero conseguir sair dessa….

  13. Olá Lucas,

    Sentimos muito por suas perdas. Só nós sabemos da dor e da tristeza de perder entes queridos em um momento tão difícil. Por vezes, o sentimento pode parecer muito forte e desesperador, mas é importante lembrar que o passar do tempo também pode ajudar a nos curar, além de mudar nossa percepção sobre as dores. Esperamos que este post tenha te ajudado de alguma forma.

    É importante que você procure ajuda profissional neste momento. Você pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida, no telefone 188. Além disso, a sua cidade deve oferecer atendimento gratuito em hospitais, postos, ou centros de atendimento em faculdades de psicologia e medicina. Busque ajuda e, acredite, você vai sair desse momento difícil.
    Estamos torcendo por você.

    Um grande abraço de todos da Intrínseca.

  14. Não li todos os comentários que estão escritos aqui nessa página. Mas acredito que deveria deixar o meu para você que está lendo.
    A vida não é fácil para ninguém! Seja branco, preto, rico, pobre, não importa raça ou condição de vida. Todos nós temos nossas feridas internas.
    Nem todos compreendem pelo que passamos todos os dias. Para alguns não passa de uma fase, uma forma de chamar atenção. Há aqueles que até dizem que somos assim porque somos fracos e não temos coragem de encarar os problemas do cotidiano
    Sempre que me pego falando com alguém sobre a vida e o que é viver eu percebo o quanto a vida é maravilhosa, mas por algum motivo que eu não possa controlar as vezes me sinto tão péssimo, pode durar 1 minuto ou até horas, mas esses momentos são dolorosos e parecem não ter fim.
    Todos os dias me encontro em um buraco tão profundo que me sinto caindo cada vez mais e mais.
    Mas quando tento explicar isso para as pessoas eu acabo demonstrando o quanto vale a pena lutar pela vida e como é bom estar vivo, aproveitar cada momento.
    Não me imaginava em tal momento emocional deixando um depoimento.
    Mas sei que o que eu escrevo aqui não é só um depoimento qualquer escrito aleatoriamente em uma página da Internet.
    Sei que um pouco do que eu acabo de desabafar, possa talvez mudar o dia de alguém. Nem que seja só no instante que você está está lendo, o que me faz sentir que eu fiz a diferença pra alguém nessa vida.
    Eu não tenho vontade de morrer, eu apenas queria que a dor de tudo isso acabe de alguma forma. Mas a brasa que ainda se mantém acesa dentro de mim sempre me diz que isso de nada irá resolver.
    Quando me pego imaginando tudo que eu posso viver, tudo que eu ainda posso ser me faz querer continuar lutando pela vida, mesmo continuando a lutar com a morte dia após dias.

    Saiba que não estamos sozinhos, existe um ser superior que não nos abandona em momento nenhum, Ele não esquece jamais de nossa existência, mas nós deixamos de lembrar que Ele existe.

    Mesmo que a felicidade pareça estar distante, nunca deixe de querer alcançá-la e também de alguma forma levar esse sentimento pra alguém que precisa saber disso.

    Não desista, não desista e não desista

  15. Sabe, a uns anos eu venho me sentido perdido triste solitário , mesmo serviço de amigos , mesmo nos dias de trabalho. Acabei me isolando do mundo focado em fica só hoje se não como tivesse predestinado a viver só como se não tive motivos ou necessidade de estar junto de alguém, e como se eu sentisse q cada passo q do na minha vida me lesse a um só destino . Viver os dias sorrindo para ninguém perceber o quando os seu olhos estão triste o quanto vc tá perdido , bota uma máscara na cara para ninguém sentir pena de vc . Fazer as pessoas sorri para esquecer as dores q sente mas sabe q no fim chegar em casa estará só de novo e os dias se repete , me sinto perdido todos os dias .

  16. Eu penso, eu idealizo mas desisto
    Tenho muito oque viver mas não existe vontade de continuar
    Ainda procuro um meio de existir mas nunca uma solução
    Acho que seria melhor nem ter estado aqui.
    No fim sou como qualquer outro que não aguenta mais chorar sozinho.

  17. As vezes não sei como ainda estou de pé mas vi um post que me alegrou nele dizia assim um dia a vida perguntou a morte por que as pessoas me amam mas não gostam de você então a morte respondeu porque você é uma linda mentira já eu sou uma feia é dolorosa verdade esse post me animou é espero que isso ajude alguém pois só nos mesmos sabemos a dor que sentimos eu tenho somente 12 anos mas me sinto incompleta é pela minha idade muito me julgam quando falo isso obgd esse post me ajudou muito é espero ajudar mais pessoas

  18. Oi, Ana. Ficamos muito felizes que nosso post tenha te ajudado de alguma forma. Estamos torcendo por você!

  19. Olá!sei bem oq vc está sentindo,aquelas agustia,triste,dor…e muito mais!,mas saiba que vc é importante!vc tem que viver,vc tem que sentir aqueles sentimentos que te fazem sorrir,poder sentir aquela vontade de querer viver a cada segundo,vc é incrível,vc merece viver,não desanime!siga em frente e saiba q vc é forte,que vc consegue superar tudo isso.Bom,espero que vc fique bem,e uma última frase para terminar.

    :não desista, não desista e não desista.

  20. Tenho 32 e nem sei pq ainda estou aqui. Quando paro e penso sobre o assunto, lembro dos exemplos dados nos filmes, de como é traumático para aqueles que viviam à sua volta. Para aquele que vai encontrar seu corpo morto e não entender como pode chegar até aquilo. Pensando bem, estou me preocupando mais com o sentimento dos outros do que os meus. Que novidade.
    Não me encaixo, sou todo errado e com defeitos que se sobressaem. Não tenho nenhum sonho, expectativa ou vontade de ter um.
    Que drama. Mas é verdade.
    Vou continuar vivendo todo dia, me matando aos poucos de uma forma que não seja tão visível. Quem sabe minha pressão aumente, uma diabetes desperte ou ataque cardíaco fulminante me livre de cometer um ato de desespero tão julgado. Não seria minha culpa. Tanta gente se alimenta mal…
    Já desisti.
    Como sempre digo com um toque de piada, “Queria voltar a boiar no testículo do meu pai, ou nunca ter fecundado aquele óvulo.”
    Ah se eu soubesse.

  21. É tenho ,já dei muitos conselhos tipo . Cara vc consegue,não desanime,olha isso passa,sei que tá doendo mas passa enh, é só uma tempestade,entregue pra deus todos seus problemas,o choro pode até durar uma noite,e como se fosse uma tempestade mas daqui a pouco vai abrir um sol maravilhoso, seja forte amigo,eu entendo,…..
    Mas hoje me sinto tão aflito,tão angustiado que todos esses conselhos parecem uma hipocrisia. Sinto uma dor tão forte em meu peito,que não vejo mas solução para isso.
    Vejo minhas duas filhas e não consigo tirar forças pra abraçar,beijar e falar o papai tá aqui forte pra o que der e vier. E meu amigo, é minha amigo,quando passamos verdadeiramente dentro do furacão,aí sim conseguimos ver o poder dele.
    Espero ter a chance de sair de dentro dele antes que ele me leva ainda mais pra dentro dele. E que tudo isso em minha vida não venha ser em vão. Sinto muita tristeza,muita angústia e uma dor que nem sei como explicar. Espero que dê alguma forma esse comentário posso ajudar alguém.
    Eu nasci dentro de uma religião, meus pais me ensinaram e sei que meu redentor vive.
    Mas ainda acho que tudo tem propósito de Deus. As vezes da damos conselhos pra muita gente sem ter passado por tal tipo de experiência ou problema. Aí vem o senhor Jesus Cristo e coloca nos dentro do problema para ensinar a sair dele ,para que agora sim,quando eu se separar com uma pessoa com algum tipo de problema, depressão angústia eu posso falar que JESUS ESTA PRONTO PRA NOS DAR FORCA E NOS DA A VITÓRIA.
    Se vc está com pensamento de suicídio,eu posso te falar ,também já pensei por várias vezes ,fiz até mesmo nó de forca. Mas JESUS não deixou e me mostrou que ele é a vida e a ressurreição.
    Fica tranquilo meu amigo,minha amigo somente clama JESUS,!!!!JESUS!!!!TRM MISERICÓRDIA DE MIM.e ele te atenderá, pegará na sua mão e colocará vc te pé. Afinal vc é um instrumento na mão dele e se vc está passando por essa dor , é por que assim como ele teve que sentir as mesmas paixões nossa. E está te mostrando pra vc falar assim, EU JA ESTIVE IGUAL VC,QUERIA SE MATAR,QUERIA SUMIR ,mas o Deus todo poderoso não deixou por que ele me ama e te ama também. Pega essa dica em nome de JESUS!!!!

  22. Tento procurar força,e quanto mais cavuco mais me afundo.
    Aí percebi que depressão, ansiedade e angústia é uma areia movediça. Quanto mais tentamos se mexer sozinho mais nos afundamos. Eu não entedia o por que de tanta dor e cada dia estava piorando.
    Mas aí comecei a entender. Eu sempre fui aquela pessoa que dar conselhos,fica tranquilo,isso logo passa,tenha fé logo logo passa,o choro pode durar uma noite,vc é forte,não se entrega. Mas consegui enxergar que Jesus teve que descer do céu e sentir as mesmas paixões nossas e é assim que eles nos mostra , Jesus venceu e pede que tenhamos ânimos ele venceu e nos venceremos também. Agora entendo o que uma pessoa com depressão, angústia e ansiedade sente,e não é fácil. A dor é muito forte. As vezes parece que não vamos conseguir. Mas JESUS TE MANDA DIZER ,EU VENCI E VOZ VENCERÁ TAMBEM. Agora posso te falar com toda certeza jesus pode te tirar dessa aflição . Eu te entendo meu amigo,minha amiga. Vc tem potencial. E é por isso que Jesus está permitindo acontecer com vc. Por que ele sabe que vc vai ajudar muita gente sair dessa.

  23. É sei que todos aqui já passaram ou ainda passam por problemas como eu estou passando a dor que nós consome dia após dia ver que o mundo a nossa volta é tão cruel é nós estamos no meio disso tudo com nossas aflições é problemas muita das vezes eu me vi preso ao pensamento de suicídio mesmo vindo de uma família religiosa as coisas não são fáceis pra ninguém ver o mundo a minha volta desabar em cima de mim ninguém estar me entendo é ver pessoas dizendo q isso é só birra ou coisa de menino mimado as vezes eu acho q sou um hipócrita por estar sofrendo tanto enquanto tem pessoas que estão piores do que eu enfim o importante é pensar que algum dia Deus nós fará sermos alegres novamente tenho 14 anos é assim como todos vcs aqui creio q esse problema iria acabar pode não ser hj nem amanhã mas o suicídio nunca é a solução acredite em mim até mas.

  24. Melhor que ouvir tanta merda de pessoas sem noção é ficar longe delas e procurar coisas agradáveis,deixar a cabeça sempre limpa , buscar boas companhias, ( difícil hoje )bons ambientes tratar bem todos porque todos tem problemas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *