Listas

5 razões para continuar vivo

2 / junho / 2017

O mundo de Matt Haig ruiu quando ele tinha pouco mais de 20 anos. Ele não conseguia achar uma maneira de continuar vivo. Essa é a história real de como ele passou pela crise, triunfou sobre a depressão que quase o destruiu e aprendeu a viver novamente. Razões para continuar vivo é mais do que um livro de memórias: é uma análise comovente sobre como viver melhor, amar melhor e se sentir mais vivo.

Ao intercalar episódios dos três anos em que sofreu de depressão com diálogos internos entre o eu do passado e o eu do presente, listas breves das atividades que o ajudaram, tuítes de leitores, além de dados sobre a doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo, Matt Haig constrói uma obra única e delicada.

 

Confira uma das listas do autor abaixo:

Razões para continuar vivo

  1. As coisas não vão piorar. É o ponto mais baixo. Daí só é possível subir.

 

  1. Praticamente qualquer ser humano seria capaz de encontrar um motivo para se odiar se pensasse tanto no assunto quanto você. Nós, seres humanos, somos todos uns canalhas completos, mas também perfeitamente maravilhosos.

 

  1. A mente tem um clima próprio. Você está num furacão. E os furacões acabam perdendo força. Aguente firme.

  1. Ignore o estigma. Toda doença um dia teve o seu estigma. A gente tem medo de ficar doente, e o medo leva ao preconceito antes de levar à informação. A culpa da pólio, por exemplo, costumava ser atribuída aos pobres. E a depressão muitas vezes é vista como “fraqueza” ou falha de caráter.

 

  1. Um dia você vai sentir uma alegria equivalente a essa dor. Vai derramar lágrimas de euforia ouvindo Beach Boys, observar o rosto de um bebê adormecido nos seus braços, fazer grandes amizades, saborear comidas deliciosas que nunca experimentou, contemplar a paisagem de um lugar bem alto sem pensar na possibilidade de morrer na queda. Existem livros que você ainda não leu que vão enriquecê-lo, filmes que verá enquanto come sacos gigantes de pipoca, e você vai dançar, rir, fazer sexo e sair para correr à beira do rio e conversar noite adentro e rir até chorar. A vida está esperando você. Você pode estar preso aqui por algum tempo, mas o mundo não vai a lugar nenhum. Aguente firme aí se puder. A vida sempre vale a pena.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão afeta 350 milhões de pessoas no mundo todo e estima-se que cerca de 800 mil acabem cometendo suicídio — atualmente a segunda principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Com delicadeza e inspiração, Matt Haig conta neste livro como fez para superar as estatísticas e encontrar novamente as razões para continuar vivo.

Leia um trecho.

Tags , , , , .

Leia mais Listas

11 livros para todo tipo de mãe

11 livros para todo tipo de mãe

Cinco coisas que toda mulher deve saber

Cinco coisas que toda mulher deve saber

16 livros que vão virar séries ou filme

16 livros que vão virar séries ou filme

6 fatos sobre o novo presidente dos EUA que você pode descobrir em Promessa de pai

6 fatos sobre o novo presidente dos EUA que você pode descobrir em Promessa de pai

Comentários

7 Respostas para “5 razões para continuar vivo

  1. Você não precisa ficar vivo, você deve ficar vivo, mesmo que não pareça alguém te ama ainda e se importa com você, mesmo que sua mãe não lhe da mais à atenção que você precisa, mesmo que seu pai não e seu pai mais por que te abadonou assim que separou da sua mãe , mesmo que aquele crush idiota te trocou por outra, mesmo que aquela sua melhor amiga te traiu, você tem um motivo para estar aqui por que se não tivesse não estaria, e independente de todas essas coisas existe alguém lá em cima que te ama e te que bem e MUITO feliz, e ficaria muito mal se você tirasse sua própria vida. Não fassa isso, você ainda precisa ver a próxima temporada da sua série predileta, seu cachorrinho não suportaria te perder, e não te ver todos os dias de manhã, o barulho da chuva e muito incrível para não ouvir sempre, e você ainda precisa ser alguém, conseguir seu emprego fazer uma faculdade que você tenha vontade, você ainda vai encontrar alguém que te ame tanto que você vai se sentir completa novamente! É claro que nem tudo sempre é perfeito e que vai ter dias que você não vai suportar essa dor constante, mas lembre-se que sempre tem um propósito, e o SEU APENAS COMEÇOU! fica bem tá?

  2. Eu sei, eu sei.
    Fica difícil de uma hora pra outra, os pensamentos ruins invadem a nossa mente de um jeito horrível. Chega ao ponto de não conseguir parar um minuto para pensar em coisas boas pq vc simplesmente acha que elas não existem.
    Daí você se sente egoísta por pensar nessas coisas sendo que há tantos problemas piores no mundo ou tantas pessoas com motivos maiores para desejar _aquilo_
    Mas olha, não quer dizer que as duas dificuldades sejam insignificantes, só você sabe o quanto é difícil passar por isso, pensar sobre isso. Dói tanto…
    É como se fôssemos feitos de vidro. Estamos tão quebrados por dentro que só restam minúsculos cacos.
    Mas não fique esperando que outra pessoa os junte pra você. CLARO peça ajuda, desabafe!! Nem que seja pra um estranho da Internet que você nunca conhecerá (garanta pra mim que é confiável e vc nunca conhecerá)
    Às vezes eu preciso ler essas mensagens, essas razões, para que eu não continue mal. Se você decidiu ler isso tbm, quer dizer que não desistiu ainda, e espero que nunca desista. Eu tenho certeza que você é jovem como eu.
    Foi irônico fazer esse texto, mas eu me liberto quando escrevo.
    Eu espero que você tenha sentido o mesmo enquanto estava lendo.
    Tudo vai melhorar
    Essa tristeza acaba pq a felicidade sempre vence

  3. eu me identifiquei bastante,é muito difícil passar por grandes problemas sozinha.

  4. Espero que tenha ajudado alguém esses motivos, mas particularmente achei motivos fracos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *