Listas

Por que David Walliams é um dos autores infantis mais legais?

28 / abril / 2017

Ele diverte crianças (e adultos!) do mundo inteiro. Ator, roteirista e escritor premiado, o britânico David Walliams é considerado um fenômeno da literatura infantojuvenil na Inglaterra, onde recebeu, em 2012, 2013 e 2014, o National Book Awards de Melhor Livro Infantil. Ricamente ilustradas por artistas renomados, suas histórias, ao mesmo tempo engraçadas e comoventes, já foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas.

Afeto e sentimentos reprimidos, tolerância, diferenças, bullying, preconceitos, amizade, relações familiares, solidariedade e envelhecimento são temas caros ao autor, retratados sempre em seus livros com honestidade e humor. Levando sempre em conta a percepção aguda das crianças, Walliams respeita a inteligência dos pequenos e o olhar infantil sobre o mundo e as pessoas, transformando temas complexos em situações acessíveis e divertidas que facilitam a compreensão dos leitores, muitas vezes revelando questões que os afligem.

 

 

Os piores pirralhos do mundo

Conheça 10 pirralhos assustadores com histórias nojentíssimas! Agora veja você: Beto Babão inunda a cidade inteira de baba enquanto Charlene Chorona arranca os cabelos de tanto chorar (e mentir!) e Pedro Piolho vira um super-vilão com a ajuda de seus amiguinhos parasitas.

Essas aventuras hilárias belamente ilustradas não são apenas asquerosas. Elas também se desdobram em lições para ensinar de maneira divertida às crianças a importância da higiene, do bom humor e da honestidade.

 

Vovô deu no pé

Esta é a história de Jack e seu avô. Ela se passa em 1983 e fala sobre a bela amizade que os dois construíram. Vovô é a pessoa que Jack mais ama no mundo. Não importa se ele vai ao supermercado de pijama, nem se de vez em quando esquece o nome do neto. Vovô está velhinho e por isso, às vezes, acaba ficando confuso. Ele vive se metendo em encrenca, e só uma pessoa é capaz de entendê-lo: o neto, Jack. O problema é que agora vovô cismou que está de volta à Segunda Guerra Mundial, época em que foi piloto de caça da Força Aérea Britânica! Ele tem certeza de que ainda está no meio do combate! E essa confusão vai levar vovô e Jack a embarcarem na maior aventura de suas vidas.

Uma história que relembra com carinho o forte laço afetivo que existe entre avôs e netos.

 

Vovó vigarista

Já pensou se aquela vovozi­nha das histórias infantis – ca­belo branco, óculos, dentadu­ra, casaquinho lilás e pantufas roxas – fosse, na verdade, uma pessoa bem diferente do que se imagina? Ben descobre um grande segredo sobre sua avó e agora nem liga mais por ter que dormir na casa dela às sextas-feiras e comer repo­lho no jantar. Pelo contrário: ele passa a semana ansioso aguardando esse momento. Juntos, ele e a avó vão tramar uma incrível aventura.

Uma bela história que mos­tra que a amizade pode ser cultivada entre avós e netos de uma forma bem divertida. Basta ter criatividade.

 

Ratobúrguer

O que uma menina sem ami­gos, alvo de bullying na escola e que não se sente compreen­dida pela família pode fazer para encontrar um ombro amigo? Adotar um ratinho, ora essa! Zoe acabou de per­der seu único companheiro, um hamster de estimação, e está numa situação difícil, mas sabe bem que as coisas ruins não duram para sem­pre. Tudo melhora quando ela encontra um filhote de rato muito inteligente em­baixo da cama. O único pro­blema é que um assustador vendedor de hambúrgueres que usa carne de rato em seus sanduíches chegou à cidade. O novo amigo de Zoe corre perigo, e só ela pode salvá-lo.

Em Ratobúrguer, Zoe vai aprender que é possível encon­trar alguém que faça a diferen­ça em nossa vida nos lugares mais improváveis.

O livro vai virar uma série de TV em breve! 

 

Senhor Fedor

O que pode acontecer quan­do a menina mais solitária do mundo encontra companhei­rismo e carinho em alguém que aparentemente não tem nada a oferecer? O Sr. Fedor é um mendigo que mora no bair­ro de Chloe, e ele é a única pes­soa no mundo que é legal com ela. Tudo vai bem até o dia em que o Sr. Fedor precisa de um lugar para ficar e Chloe resolve escondê-lo no quintal de casa. Isso, é claro, vai dar uma se­nhora confusão. Imagine o que a mãe dela, conhecida como a pessoa mais esnobe do mun­do, vai achar dessa amizade!

Chloe vai aprender que alguns pequenos segredos podem cau­sar enormes desastres. E, por falar em segredo, pode ser que o Sr. Fedor também tenha lá os dele, escondidos pelo notório mau cheiro…

 

O menino de vestido

 Apenas duas coisas deixam Dennis feliz: jogar futebol e ler revistas de moda. Sua vida so­fre uma reviravolta quando ele conhece Lisa, dois anos mais velha, que sonha em ser esti­lista. Com Lisa, a vida chata e comum de Dennis se trans­forma em algo extraordinário.

Em O menino de vestido, Dennis vai descobrir que não tem problema gostar de coi­sas diferentes se isso não faz mal a ninguém e o deixa feliz. E também vai constatar que sempre vale a pena apostar na generosidade das pessoas. Elas podem nos surpreender.

 

Titia terrível

 Estamos na década de 1930. Stella Saxby perdeu os pais num acidente de carro e hoje sua família se resume à tia Al­berta, uma senhora malvada que anda com uma coruja gi­gante no ombro. Tia Alberta quer ficar com a herança da so­brinha e vai fazer de tudo para enganar a menina, mas Stella é muito corajosa: mesmo de­pois de perder tudo e sofrer nas mãos da tia, ela encontra forças para recuperar o que é seu. E vai descobrir um grande aliado onde menos espera.

 Titia terrível confirma duas lições importantes: que a ga­nância extrema pode destruir uma pessoa e que a determina­ção nos torna capazes de supe­rar qualquer desafio.

 

 Dentista sinistra

 Nunca deixar de escovar os dentes – essa é a primeira coi­sa que o leitor pensa quando começa a ler Dentista sinistra. Conheça Alfie, um menino traumatizado com consultórios dentários, que há anos foge do flúor. Mas agora uma nova dentista chegou à cidade, dis­tribuindo doces e uma pasta de dentes capaz de abrir buraco em pedra. Alfie logo nota que há algo errado com a mulher e, ao lado de sua amiga Gaby, resolve dar uma de detetive para descobrir que segredos a dentista sinistra esconde. O menino só não imaginava que o mistério da dentista levaria à maior prova de amor que um pai pode dar a um filho.

Uma história cheia de revira­voltas, mistérios e aventuras, que mostra todo o poder do amor entre pai e filho.

 

Um elefante quase incomoda muita gente

Sabe aquele amigo inconveniente, que chega sem ser convidado e não vai embora mesmo que receba todas as indiretas possíveis? Pois é. Substitua esse amigo por um elefante azul, bem grande e abusado e você vai ter ideia do que aconteceu com o Sam. Durante uma visita ao zoológico, ele preencheu um formulário chamado “Adote um elefante”, mas não imaginou que um de verdade bateria à sua porta! O novo hóspede é muito folgado, e Sam é obrigado a atender todas as suas exigências. E não para por aí. Logo, logo, o menino vai ter que encarar uma nova surpresa!

 Com humor e lindas ilustrações coloridas, essa pequena história mostra a importância de dar limites quando nos sentimos invadidos em nosso espaço. Ah! E também ensina que é sempre bom prestar atenção nas letras miúdas de um contrato!

Comentários

Uma resposta para “Por que David Walliams é um dos autores infantis mais legais?

  1. Minha filha tem 10 anos, começou a ler os livros dele aos 8 , devido aos títulos interessantes e não parou mais, só falta esse ‘Vovó deu no pé’, e que foi aguardado por ela com muita ansiedade, ela queria q comprassemos o livro em inglês, ela não quer festa de 15 anos, nem ir a Disney, ela quer ir a Inglaterra p conhêce-lo. Graças a seus livros ela já leu mais de 30 outros!!! Obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *