Listas

Big Little Lies: o que ficou de fora da série

7 / abril / 2017

*Por Luana Freitas e Nina Lopes

Para você que acabou de ver Big Little Lies na HBO e, assim como nós aqui na Intrínseca, não consegue parar de comentar sobre a série, fizemos uma breve comparação para mostrar que o universo da história é muito maior no livro da Liane Moriarty, o que torna tudo ainda mais interessante.

1- A violência contra Jane é mais detalhada

Já é tenso ver na tela a cena de violência sofrida por Jane, mas muitos detalhes ficaram de fora na adaptação para a série. Jane ainda sofre uma violência verbal que a deixa traumatizada e a faz adquirir novos hábitos. Por exemplo, ela corre com frequência porque foi chamada de gorda feiosa. Além disso, ela não foi parar naquela cidade por mero acaso e na cena final há um embate fortíssimo quando ela reencontra alguém indesejado do passado. Vale a pena ler o diálogo deles no livro!

2- A atitude de Bonnie na festa é bem mais contextualizada

Parem as máquinas! Essa foi minha maior decepção com a série. Como assim não explicam o que leva Bonnie a agir daquela forma na festa? A verdade é que ela guarda segredos cabeludíssimos sobre o seu passado e sua família e só os leitores de Pequenas grandes mentiras vão saber quais são!

3- Ed, o melhor marido

Achamos que nosso querido e amado Ed ficou um pouco bobo, com cara de coitado e mal-amado na série. Segura essa bomba: Madeline não trai Ed no livro. Pelo contrário, a personagem é construída de tal forma que uma atitude dessas seria inverossímil. Além disso, Ed não fica por aí lançando olhares megalascivos para outras mulheres. Porém, nem tudo está perdido para você que gosta de uma bela treta: há, sim, casos de infidelidade no livro. Mas envolve uma babá e o marido de uma mulher atribulada — e pancadaria generalizada.

4- Renata não faz as pazes com Jane até a festa, mas é a primeira a sair em defesa do grupo de mulheres

Levanta a mão quem achou estranho Renata e Jane conseguirem se entender assim tão de repente. Pois é, no livro as pazes não são feitas com tanta facilidade, rola muita treta ainda entre as duas até que a paz seja selada — e não é Jane quem corre atrás disso. Entretanto, é importantíssimo ressaltar que quem toma a iniciativa de selar o acordo de silêncio sobre o(a) responsável pela morte investigada pela polícia parte da executiva — sim, minha gente, a cena do assassinato é MUITO mais complexa do que vimos na tela (só digo que Ed e Nathan estavam no meio e foram soterrados de sororidade).

5- O leilão da virgindade de Abigail

Algo que ficou em segundo plano na série, mas é fundamental para a trama do livro foi a ideia de Abigail leiloar a própria virgindade em prol das vítimas de exploração sexual infantil. O diálogo de Madeline com a filha é muito mais histérico, cru e comovente do que a estapafúrdia confissão/argumento sobre a traição contra Ed. E Nathan, como qualquer pai na mesma situação faria, correu para falar com Madeline quando descobriu as intenções da filha. Ah, e é a solução surpreendente desse problema que leva a uma das cenas mais tensas da história!

6- O depois da festa: como cada personagem ficou

Muita gente se questionou por que não deixaram a série com mais episódios já que ficaram muitas pontas soltas após o capítulo final. Sim, a cena da praia com todas as mulheres reunidas transbordou delicadeza e entendimento, mas como todo mundo ficou? Jane correu atrás dos direitos de Ziggy depois que a identidade do pai do menino foi descoberta? Como Celeste tentou lidar com o trauma das agressões físicas? Jane ficou na cidade? E a relação conturbada de Madeline e Bonnie? A polícia descobriu quem foi o assassino? Isso tudo e muito mais é explicado no livro, nenhuma trama fica solta no ar.

7- Celeste vai fazer terapia sozinha

No livro Perry nem sonha que Celeste conversa com uma terapeuta. Na verdade, ela busca escondido uma profissional que trabalhe especificamente com vítimas de violência doméstica. Se você achou interessante o foco dado aos aspectos psicológicos da relação da vítima de agressão com o seu agressor, vai gostar de saber que no livro foi dado muito mais espaço para as consequências psicológicas que permeiam a vida de quem sofre bullying, quem é agredido fisicamente, quem se vê obrigado a guardar um segredo terrível.

Obviamente sempre que um livro serve de inspiração para o cinema e a TV haverá diferenças, já que cada meio tem sua linguagem e recursos próprios. Aqui na Intrínseca todos nós ficamos apaixonados pela maneira como a obra de Liane Moriarty foi trabalhada na série. Este texto é só para instigar os leitores que já estão morrendo de saudades de Madeline, Celeste e Jane a mergulhar ainda mais nessa trama e se deliciar com os pequenos grandes detalhes que ficaram de fora, mas estão logo ali no livro.

* Luana Freitas e Nina Lopes são editoras assistentes de livros estrangeiros na Intrínseca e adoram uma história de mistério com personagens femininas fortes.

Comentários

5 Respostas para “Big Little Lies: o que ficou de fora da série

  1. Eu sinceramente não consegui assistir essa série ! Adorei o livro mas não me identifiquei com a série ! Esperava mais ! Achei uma atuação fraca, gélida, sem a emoção sentida no livro ! Desisti no terceiro episódio e não vi mais ! Enfim, minha opinião ! Creio que muitos gostaram !

  2. Fiquei decepcionada com a história de Ed e Madeleine na série. Parece que ficou muito superficial e o Ed da série não se compara com o marido apaixonado e companheiro do livro. Claro que quem lê e depois assiste à adaptações sempre tem críticas, mas no geral achei bem interessante a série!

  3. Oi Lilian! Nós não produzimos a série, apenas publicamos o livro! 😉

  4. Comprei o livro, vou ler agora… A série? Simplesmente amei… Dayane Viana, assista ela toda… Vc vai curtir muito. Até pelos desfechos que se dão a partir do quarto episódio… Vale a pena ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *