Listas

Vale-tudo da notícia (vale tudo mesmo!)

22 / março / 2017

Por Luana Freitas e Nina Lua*

Vale-tudo da notícia é um livro sobre jornalismo, mídia e corrupção na imprensa. Um tema deveras universal. Ainda mais quando envolve um megaescândalo! Escrito pelo jornalista investigativo Nick Davies, o livro revela em detalhes as táticas ilegais que alimentavam as manchetes do News of the World, um dos maiores jornais do mundo, que acabou fechando quando os crimes cometidos pela equipe vieram à tona.

O simples fato de jornalistas usarem táticas criminosas para conseguir notícias já é chocante. Mas, além disso, Vale-tudo da notícia traz histórias reais tão mirabolantes que parecem até ficção, mostrando que a corrupção na imprensa britânica ultrapassava todos os limites. Como amostra, nós selecionamos alguns dos fatos mais curiosos:

 

 

  • A equipe do News of the World não media esforços na sede por manchetes bombásticas: eles chegavam a invadir caixas de mensagens dos celulares de figuras públicas. Na realidade, depois de ler o livro, você descobre que esse truque sujo não era nem um pouco complicado… Mas era muito eficiente: os repórteres conseguiram acessar até as caixas de mensagens da família real britânica. Os jornalistas descobriram detalhes tão particulares do príncipe William que a realeza chegou a suspeitar dos membros do staff do palácio.

 

  • O queridinho ator Hugh Grant teve a vida esquadrinhada pelos tabloides ingleses, que publicaram escândalos de arrepiar os cabelos sobre a vida pessoal dele. Jornalistas do News of the World trabalhavam junto com detetives particulares para arrombar casas de famosos. Hugh Grant chegou a registrar na polícia que teve a casa roubada em circunstâncias que indicavam que o ladrão procurava informações, não bens. Então, o ator resolveu se vingar montando uma pequena armadilha: foi a um encontro com um ex-funcionário do News of the World e, secretamente, gravou o repórter dizendo que o alto escalão do jornal estava ciente de que a equipe fazia as escutas ilegais. Parece que o jogo virou, não é mesmo?    

  • Alguns jornalistas eram incentivados a dormir com prostitutas. Tudo para tentar arrancar delas informações sobre clientes famosos.

 

  • O site do News of the World chegou ao cúmulo de divulgar trechos de um vídeo gravado escondido de Max Mosley, então presidente da empresa que comanda a Fórmula 1, em meio a jogos sexuais sadomasoquistas com cinco prostitutas.

 

  • Um bom escândalo não seria digno desse nome se não tivesse uma morte por disputa de poder. O esquema de espionagem de personalidades incluía várias firmas de detetives particulares. O volume de dinheiro era tão alto que a competição entre esses investigadores envolvia muita violência e culminou em pelo menos um assassinato.

 

  • E toda boa história de crime na vida real acaba… na prisão, é claro! Depois que a família real desconfiou de que andava sendo espionada, foi deflagrada uma investigação que resultou na condenação de várias pessoas envolvidas nos crimes. Entre elas, detetives particulares, repórteres e até mesmo o chefe de reportagem do News of the World.
  • Você pode estar se perguntando: mas como um esquema desse tamanho conseguiu se estabelecer e vigorar por um bom tempo? A resposta é que a corrupção também impregnava vários setores da polícia britânica. Após a árdua luta de Nick Davies, que trabalhava para o The Guardian, para que a história não fosse abafada, a Scotland Yard teve muito o que explicar.

 

Ficou com vontade de saber mais sobre esse capítulo sombrio da história do jornalismo? Então leia Vale-tudo da notícia e entenda como esse escândalo pôs em cheque os limites éticos da mídia e revelou toda a podridão que alimenta a chamada imprensa de fofocas.

 

*Luana Freitas e Nina Lua são editoras assistentes de livros estrangeiros da Intrínseca. Formadas em jornalismo, elas acompanharam de perto a repercussão do escândalo na época e amaram poder se aprofundar no assunto e descobrir os detalhes mais sórdidos dessa história que abalou as estruturas da imprensa mundial.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *