Notícias

Concluídas as filmagens da adaptação de Baseado em fatos reais, com Eva Green e Roman Polanski

27 / março / 2017

Por Suelen Lopes direto do Salão do Livro de Paris

As atrizes Eva Green e Emmanuelle Seigner

Vencedor do Prix Renaudot de 2015 e grande sucesso na França, Baseado em fatos reais, livro de Delphine de Vigan lançado no Brasil em 2016, está sendo adaptado para o cinema pelo diretor Roman Polanski. Em debate no último sábado, no Salão do Livro de Paris, a autora, o diretor e o roteirista, Olivier Assayas (Acima das Nuvens e Paris, Te Amo), contaram que as filmagens terminaram nessa sexta-feira, 24/3. 

Delphine de Vigan confessou jamais ter imaginado que seu livro poderia ser adaptado por alguém como Polanski. Mas o diretor afirmou que ficou intrigado pela narrativa desde o primeiro contato. Já o roteirista Olivier Assayas revelou que se sentiu muito feliz em poder adaptar um autor francês contemporâneo e que vê traços no livro de Delphine que lembram filmes como Repulsa ao Sexo (dirigido por Polanski) e O Inquilino (David Ondaatje).

Debate no no Salão do Livro de Paris

Na obra, a escritora Delphine (interpretada por Emmanuelle Seigner) atravessa uma fase de bloqueio criativo e de depressão após o sucesso de seu último livro. Nesse momento, conhece a ghost-writer L., uma mulher sedutora e misteriosa que, aos poucos, passa a dominar todas as esferas da vida de Delphine. L. será interpretada por Eva Green. 

As pistas lançadas ao longo da narrativa constroem um jogo entre realidade e ficção, e Delphine de Vigan e Polanski concordam que não se deve defini-los. “Será que o público quer o jogo da ficção ou o da realidade?”, perguntou o diretor.

Temas como manipulação, dominação, poder e fragilidade não são importantes apenas em Baseado em fatos reais, mas em todos os livros de Delphine de Vigan — para a autora, trata-se de uma questão bastante pessoal, que a constitui como escritora e que marca bastante suas obras. A estreia do filme está prevista para o fim de 2017.

Delphine de Vigan no no Salão do Livro de Paris


*Suelen Lopes
 é editora assistente de livro estrangeiros na Intrínseca. Gosta de chá, cachorros e francês, e acredita que dar voz à vulnerabilidade humana ainda vai mudar o mundo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *