Listas

Dicas para harmonizar diferentes tipos de vinhos com pratos especiais

15 / dezembro / 2016

queijos_e_vinhos

O mundo dos vinhos parece complicado, mas algumas noções básicas podem deixar a experiência muito mais saborosa e divertida. Aprender como combinar as características do vinho com as dos alimentos, conhecer a região produtora ou saber o melhor jeito de servir são algumas das informações que facilitam a nossa vida.

O guia essencial do vinho: Wine Folly é um bom caminho para aqueles que querem encarar o desafio de entrar nesse universo. Com gráficos e explicações simples, o livro reúne informações que farão até o mais perdido saber escolher um bom vinho na prateleira do supermercado ou em um restaurante.

1img_7956

Confira algumas informações selecionadas no livro:

Cabernet Sauvignon — Originária da região de Bordeaux, na França, é a uva mais cultivada no mundo. Além da França, é também produzida em países como Chile, Estados Unidos, Austrália, Espanha, China, Argentina, Itália e África do Sul. O aroma típico lembra cereja-negra, cassis, pimentão, especiarias e cedro.

blog-600x400-cabernet-1

É um tipo de vinho tinto encorpado, que combina com carne vermelha, brusquetas, molho madeira, risotos e pratos com molho à bolonhesa.  No Brasil, o preço médio das garrafas fica entre R$ 60 e R$ 100.

Malbec — É uma uva original do sudoeste da França, mas é a Argentina que produz os melhores vinhos. A altitude é um indicador-chave para a qualidade do Malbec, por isso a maioria vem da província de Mendoza. Os aromas dominantes são ameixa, mirtilo, baunilha e cacau. Combina com um bom churrasco no estilo argentino!

churrasco

Champagne — Símbolo de celebrações de fim de ano e de ocasiões importantes, o Champagne é o tipo de vinho mais famoso entre os espumantes. Harmoniza bem com frutos do mar, salmão, lagosta, camarão, carnes brancas, canapés e até rabanadas!

blog-600x400-champagne-1

Merlot — Em testes cegos, os vinhos Merlot são confudidos muitas vezes com Cabernet Sauvignon. Apesar de terem uvas parecidas, o Merlot é suave e tem uma característica mais macia no paladar. Seus aromas lembram framboesa, cereja-negra, fruta cristalizada, chocolate e cedro.

blog-600x400-merlot-1

É cultivada em países como França, Estados Unidos, Espanha, Itália, Romênia, Bulgária, Chile, Austrália e em outros lugares.

Rosé — Leve e com sabor agradável, o vinho rosé é produzido, principalmente, na França, na Itália, nos Estados Unidos e na Espanha. Perfeito para os dias de verão, o vinho deve ser servido em uma temperatura entre 8º e 11ºC.

vinhos_rose

Os aromas dominantes são morango, melão, pétala de rosa, aipo e casca de laranja. Ideal para comer com queijos delicados, peixes, frutos do mar, comida japonesa e paellas. Um dado curioso: o rosé representa 9% de toda a produção mundial de vinho.

Leia mais Listas

Qual vinho você é?

Qual vinho você é?

A liberdade de comer sem sofrer

A liberdade de comer sem sofrer

As semelhanças e diferenças entre Me chame pelo seu nome e Me encontre

As semelhanças e diferenças entre Me chame pelo seu nome e Me encontre

Cinco comédias românticas sobre namoros virtuais

Cinco comédias românticas sobre namoros virtuais

Comentários

Uma resposta para “Dicas para harmonizar diferentes tipos de vinhos com pratos especiais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *