Clóvis Bulcão

No Fla-Flu, “é o ai, Jesus”

7 / novembro / 2016

Como todos sabem, o Fluminense questionou na Justiça o resultado do último Fla x Flu, ocorrido no dia 13 de outubro, quando o Flamengo venceu o jogo por 2 a 1. O caso gerou intenso debate, já que nos últimos anos o Fluminense tem lançado mão dos tribunais para rever derrotas esportivas. E sempre com sucesso. Dessa vez alegam que o juiz resolveu não validar um determinado gol por influência do delegado da partida, algo proibido pelas leis do futebol.

Como rubro-negro, não tenho o Fluminense como o maior rival. O futebol do Clube de Regatas do Flamengo nasceu de uma briga, em 1911, com os jogadores do Fluminense. Liderada pelo capitão Alberto Borgerth, metade do time participou da criação do Departamento Terrestre do Flamengo. Assim nasceu o Mengo.

Como autor de Os Guinle, estudei muito a história do Fluminense. Até fui ao clube para realizar uma fase da pesquisa. A família Guinle, em especial Arnaldo, foi fundamental para a construção do Fluminense Football Club. Logo, conheço mais a história do Flu que a do Fla.

Todo tricolor deveria saber sobre que bases morais o seu clube foi fundado. O escritor Coelho Netto, um dos grandes ideólogos do Fluminense, escreveu: “O Fluminense foi o verdadeiro guia e modelo de todos os clubes cariocas. A ele se deve o desenvolvimento do foot-ball no Rio de Janeiro. É uma sociedade que vem trabalhando pelo aprimoramento moral e cultural da mocidade.”

Exemplos da tradição do clube: em 1905, num jogo contra o Paulistano, a torcida tricolor se comportou com o gol do adversário gritando “Bravo! Bravíssimo!” Segundo Arnaldo Guinle, o “sportmen [torcedor] tricolor era sinônimo de cavalheirismo e fair-play”. E Arnaldo disse mais: o “equilíbrio moral e democrático – é a alma do Fluminense Foot-ball Club”.

Em um dos versos do primeiro hino do clube se dizia: “Adestra a força e doma o impulso.” O Fluminense precisa se reencontrar com a sua história. Tentar ganhar um jogo no tribunal valendo-se de um gol irregular é simplesmente romper com os postulados de criação da agremiação. Todo sócio do clube deveria ter isso em mente na hora de votar nas próximas eleições do Fluminense Foot-ball Club.

Comentários

Uma resposta para “No Fla-Flu, “é o ai, Jesus”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *