Clóvis Bulcão

O Departamento de História

3 / outubro / 2016

Recentemente estive na PUC-Rio, na Gávea, onde me formei em história, para um evento especial. Era a “aula de despedida” do professor Antonio Edmilson Rodrigues. Ele lecionou ao longo de quatro décadas no Departamento de História da universidade e está se aposentando. Edmilson fez uma palestra sobre a história do Rio de Janeiro, do fim do Império aos dias de hoje.

Confesso que fiquei tocado de voltar ao quinto andar do prédio de Ciências Sociais. Na sala 502, aproximadamente sessenta pessoas — entre professores da casa, amigos e alunos de diferentes gerações — se deleitaram com uma verdadeira “aula-espetáculo”. Edmilson não só falou sobre o processo de modernização da capital fluminense como resgatou um pouco da história da pesquisa sobre a cidade.

Relembrou o caráter inovador do Departamento de História da PUC, que, no início da década de 1980, lançou a pesquisa A polícia na Corte e no Distrito Federal (1831-1930), realizada pelos professores Imar, Margarida, Berenice, Gizlene, Werneck, Falcon e o próprio Edmilson. Recordou o papel pioneiro do grupo de estudo que se reunia no Solar Grandjean de Montigny, um dos espaços da universidade, sob a liderança da professora Giovanna Rosso del Brenna. Tudo foi muito emocionante!

Fico feliz que Os Guinle, um livro que nasceu em parte por conta desse fértil ambiente intelectual, narre um pouco da história do Rio de Janeiro e do Brasil, ainda que não seja uma obra acadêmica. A saga da família Guinle tem muitas ramificações na construção da alma do carioca médio de hoje, amante do futebol, do samba, das delícias da cultura praiana, da gastronomia local e do Carnaval. Valeu, PUC! Valeu, Edmilson!

Tags , , , , , .

Comentários

Uma resposta para “O Departamento de História

  1. Adorei o post. Sou historiadora e fui aluna do prof. Edmilson na graduação, na UERJ, onde hoje faço meu pós-doutorado. Em uma época de pouca valorização da nossa profissão, é um orgulho ler algo assim. Obrigada a todas as faculdades de História do Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *