Notícias

Está na hora de as pessoas saberem quem é Zózimo Barrozo do Amaral

26 / outubro / 2016

Joaquim Ferreira dos Santos reconstitui a trajetória do jornalista que desnudou a sociedade brasileira entre 1969 e 1997 e revolucionou o colunismo social

foto_zozimo
Foto:
 Joëlle Rouchou

Por quase trinta anos, as mudanças na sociedade brasileira foram reveladas pela espirituosa escrita de Zózimo Barrozo do Amaral em sua coluna diária no Jornal do Brasil e depois em O Globo. Muito além dos registros sociais, ele oferecia um noticiário que flertava com a economia, a política e o esporte (sua paixão), em um estilo elegante e sem qualquer cerimônia. Fez muitos amigos, ganhou uns poucos desafetos e chegou a ser preso duas vezes durante o regime militar.

zozimo_3d_blog

A trajetória de Zózimo Barrozo do Amaral é reconstituída por Joaquim Ferreira dos Santos, jornalista carioca que passou pelas redações do Diário de Notícias, da revista Veja, do Jornal do Brasil, O Dia e O Globo — neste último, criou uma coluna de notas no mesmo espaço ocupado anteriormente por Zózimo. Autor de diversos livros de crônicas, Joaquim também publicou Feliz 1958: O ano que não devia terminar e as biografias de Antônio Maria e Leila Diniz.

Enquanto houver champanhe, há esperança chegará às livrarias em 1º de novembro. O coquetel de lançamento ocorrerá na quinta-feira, dia 3 de novembro, a partir das 19h30 na Livraria Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro.

>> Confirme sua presença no evento

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *