Notícias

As histórias das muitas vidas de Ted Chiang

19 / outubro / 2016

frente_historia-da-sua-vida_pt-br

Um dos autores de mais destaque no cenário da ficção científica, Ted Chiang pode ser descrito como um escritor pouco prolífico: tem apenas quinze trabalhos publicados, entre contos e novelas curtas. A pequena produção contrasta com sua expressiva quantidade de premiações: os oito textos reunidos em sua coletânea História da sua vida e outros contos, que será lançada em novembro pela Intrínseca, ganharam no total nove dos mais importantes prêmios literários dedicados a textos de ficção científica.

Publicados originalmente em volumes diversos, as oito histórias de Chiang apresentam rigor científico aliado a uma narrativa muito bem escrita e humana. Com uma prosa límpida e ideias às vezes desconcertantes, Chiang utiliza a ciência como expressão dos questionamentos mais profundos de seus personagens.

Entre os contos estão “A torre da Babilônia”, no qual um minerador sobe a famosa torre com a missão de escavar a abóbada celeste; “Divisão por zero”, uma reflexão precisa e devastadora sobre o fim da esperança e do amor, e “História da sua vida”, texto que dá nome à coletânea e mostra a jornada de uma linguista para aprender um idioma alienígena, o que transforma sua vida para sempre.

“História da sua vida” foi adaptado para o cinema como A Chegada, produção dirigida por Denis Villeneuve, estrelada por Amy Adams e Jeremy Renner, e indicada aos prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Direção no Festival de Veneza e selecionada como o filme de abertura do Festival do Rio. A Chegada estreia no Brasil em grande circuito em 24 de novembro.  Assista ao trailer abaixo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *