Bastidores, Listas

As fantásticas livrarias de São Francisco

14 / outubro / 2016

Por Heloiza Daou*

abertura_livrarias-sao-francisco_2

Sempre gostei de visitar livrarias quando viajo. Adoro ver a variedade e a montagem das vitrines, observar o que as pessoas estão lendo e, claro, estudar a arquitetura e a organização das lojas. Quando soube que iria para São Francisco, na Califórnia, pesquisei as principais livrarias e organizei um roteiro — primeiro porque sou a louca dos roteiros de viagens, e também porque só teria três dias na cidade. Planejava visitar umas três ou quatro, no máximo, mas ao escrever este texto,  me dei conta de que consegui ir a onze lojas! A cidade, as ruas, o clima e as pessoas me fizeram andar muito mais do que o programado e acabei encontrando lugares incríveis — a maioria por acaso.

Divido com vocês meu roteiro literário das fantásticas lojas de São Francisco e torço para que todos tenham a chance de poder conhecer essa cidade incrível e todas as suas peculiaridades. Espero que gostem! 😉

 

City Lights Bookstore

citylights2

É a livraria mais antiga da cidade, inaugurada em 1953 com a revolução literária dos anos 1950. É independente e especializada em literatura mundial, arte e política. São três pisos e o andar superior é SÓ de poesia. E tem o nome de City Lights porque a luz do sol bate na extensão de todas as janelas. 😉

citylights3

citylights4

Endereço: 261 Columbus Ave, San Francisco, CA 94133
www.citylights.com

 

Chronicle Books

chronicles4

É preciso andar muito para encontrar a Chronicle Books, uma livraria que também é editora. São várias ladeiras íngremes até chegar lá, mas garanto que o passeio vale a pena. A loja é linda, toda colorida, e tem disponíveis livros com design e ilustrações diferentes do que a gente costuma ver por aí. O ambiente é calmo e dá vontade de passar um dia inteiro observando cada detalhe.

chronicles1

chronicles3

Endereço: 1846 Union Street – San Francisco, CA 94123
www.chroniclebooks.com

 

Biblioteca de Alcatraz

alcatraz1
Alcatraz é uma ilha usada inicialmente como base militar e que depois foi convertida em uma prisão de segurança máxima. Em seus 29 anos de existência alojou alguns dos maiores criminosos americanos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud — o Birdman — e Frank Noris. É possível visitar a prisão e lá podemos conhecer a área que funcionou como uma biblioteca para os presidiários. A média de leitura dos detentos era de 75-100 livros por ano e a biblioteca contava com 15 mil exemplares de títulos cujos temas eram filosofia, ficção e educação. Não havia nenhum livro que abordasse sexo, violência ou crimes.

alcatraz2

Endereço: San Francisco, CA 94133

 

Adobe Books & Arts Cooperative

adobe2

Fui para o bairro de Mission procurar uns grafites específicos e acabei encontrando a 24th street, uma rua conhecida por ser o centro das livrarias alternativas. A primeira que encontrei foi a Adobe.


Criada em 2013 por Andrew McKinley, a livraria é toda decorada com tapetes e estantes antigas e funciona como de uma cooperativa de pessoas interessadas em projetos com impacto cultural relevante. Todos que trabalham na livraria são voluntários e qualquer pessoa pode aderir ao programa. Entre os benefícios estão o fato de você poder dizer que é dono de uma livraria e ter 20% de desconto em qualquer produto da loja. Entre as responsabilidades está trabalhar 50 horas no primeiro mês e 4 horas a partir do segundo mês. Eles estão em busca de novos voluntários. Alguém se habilita? 😉

adobe3

adobe4
Endereço: 3130 24th St, San Francisco, CA 94110
www.adobebooks.com

 

Alley Cat

alleycat2

No coração do bairro de Mission foi inagurada em 2011 a Alley Cat. A livraria oferece livros usados e novos, em inglês e espanhol, e sempre têm duas caixas grandes, dispostas na frente da loja, com livros para doação: qualquer pessoa pode pegar quantos quiser. A sinalização da livraria é um capítulo à parte: ela é toda feita com pedaços de papelão e caneta pilot, indicando de forma simples, direta e bonita, o tipo de livro que você vai encontrar na estante. E tem de tudo, inclusive vários conhecidos dos leitores da Intrínseca.

alleycat6

alleycat3

Endereço: 3036 24th St, San Francisco, CA 94110
www.alleycatbookshop.com

 

Modern Times

modern2

Com um calendário extenso de eventos, a Modern Times é focada em literatura mundial, economia, graphic novels, ficção, história e cultura latina. Está em Mission há 44 anos e tem seções específicas e bem abastecidas de revistas, obras de crítica literária e sexualidade. O espaço para autógrafos e bate-papo no fundo da loja é incrível,  decorado com cadeiras de várias épocas e com uma caveira mexicana na parede.

modern3

modern4

Endereço: 2919 24th St, San Francisco, CA 94110
www.moderntimesbookstore.com

 

Dog Eared

dog1

Desde 1992, a Dog Eared disponibiliza livros novos e usados, revistas, calendários e cadernos. Tem um pouco de tudo na loja, mas o foco principal é a literatura local. A equipe da livraria é superatenciosa e ajuda a encontrar tudo o que precisamos ou que talvez nem soubéssemos que precisávamos. Eu amei essa parede externa da loja com os livros desenhados como se estivessem em estantes. E vocês? 🙂

dog3

Endereço: 489 Castro St. San Francisco, CA 94114
www.dogearedbooks.com

 

Borderland

bordeland2

Livraria especializada em ficção científica, fantasia, mistério e horror. Eles dizem que adorariam vender todos os tipos de livro, mas não há espaço suficiente para isso. Preferem então vender esses gêneros específicos para disponibilizarem cadeiras confortáveis e estantes de livros usados, vendidos a um preço bem barato. Vale a pena: tanto a loja quanto o café são excepcionais. (Repararam no pôster do Faca de água em cima da estante?)

bordeland3

borderland1

Endereço: 866 Valencia St, San Francisco, CA 94110
www.borderlands-books.com

 

Bound Together Anarchist Collective

bound2

Localizada no bairro hippie, a livraria foi criada em 1976 quando um grupo de seis amigos teve a ideia de abrir um lugar focado em produtos feitos por eles mesmos. Investiram 50 dólares cada um para o negócio acontecer. Além de livros, a loja também divulga e discute questões urbanas, ecologia, jardinagem e sustentabilidade, sempre com o lema: “Viva da sua própria maneira, sem depender de grandes corporações.”

bound3

bound1

Endereço: 1369 Haight St, San Francisco, CA 94117
boundtogetherbooks.wordpress.com

 

Booksmith

booksmith2

Mais uma livraria independente localizada no bairro Haight-Ashbury, local que ficou conhecido pelo nascimento da cultura hippie. Fundada em 1976, esta livraria apareceu sem querer no meu caminho e virou rapidamente uma das minhas preferidas. Reparem na sinalização das seções todas feitas em giz e na quantidade de papéis saindo das estantes. Todos eles são repletos de dicas de leituras, oferecidas por funcionários e por leitores frequentes. Bacana, né?

booksmith6

booksmith4

Endereço: 1644 Haight St, San Francisco, CA 94117
www.booksmith.com

 

Livraria de Stanford

stanford6

A livraria da Universidade de Stanford fica dentro de uma grande loja onde todo tipo de produto com a marca da universidade é vendido. As mesas são arrumadas por assuntos atuais e/ou cursos da faculdade, para facilitar a vida dos alunos. E, claro, eles dão destaque também aos autores da casa: professores e alunos que já lançaram livros ficam em evidência na mesa principal.

stanford7

Endereço: 519 Lasuen Mall, Stanford, CA

 

helo

 

Heloiza Daou é gerente de marketing da Intrínseca e apaixonada por viagens, azeitonas e boas histórias – sejam elas de livros, de filmes ou da vida.

Comentários

3 Respostas para “As fantásticas livrarias de São Francisco

  1. oi Heloiza,nossa que materia maravilhosa pra nos que amamos livros e livrarias nos causa uma pontiha de inveja positiva,quem me dera poder fazer uma tour dessas,me perder nessas livrarias maravilhosas,é tudo de bom,abraço

  2. Amei a materia!! Fiquei morrendo de invejaa.. Bem.. quando for viajar pelo menos ja tenho uma ideia dos tours!! Abraço

  3. Adoreiiiiii, faça mais viagens, para fazer mais reportagens desse tipo. Massa!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *