Listas

14 coisas que você precisa saber antes de começar a ler A Roda do Tempo

2 / setembro / 2016

Por Flora Pinheiro e Rayssa Galvão*

série_roda do tempo_cortada

Os livros de Robert Jordan compõem uma das maiores séries de fantasia de todos os tempos, literalmente: são 14 volumes que narram uma jornada cheia de reviravoltas, em que heróis e anti-heróis enfrentam um grande desafio — parar de brigar entre si e se unir para salvar o mundo. Aqui estão 14 coisas que você precisa saber antes de começar a leitura:

 

1) George Martin é fã

gif1

Martin fez várias homenagens a Jordan em seus livros. A mais conhecida é a Casa Jordayne, cujo brasão é uma pena de escrever em um fundo verde. O nome de seu lorde é Trebor, ou seja, “Robert” ao contrário.

 

2) Está entre as dez séries de fantasia mais populares de todos os tempos

gif2

A Roda do Tempo vendeu mais de 80 milhões de exemplares ao redor do mundo. Apesar de ser considerado “o Tolkien americano”, Jordan criou seu próprio universo, sem reaproveitar elfos, anões e dragões, além de não se limitar a influências da mitologia europeia. Se tiver receio de encarar uma série tão longa, lembre-se: não é à toa que Jordan é referência em literatura fantástica.

 

3) Foge do eurocentrismo

gif3

É verdade que a série tem muitos elementos que lembram a Idade Média europeia, inclusive cavaleiros, inquisição religiosa e outras analogias, mas dá para notar a influência de muitas outras culturas e religiões. Diversas palavras e nomes foram tirados da cultura árabe e da religião hebraica — como um dos nomes do vilão principal, Shai’tan —, e o próprio conceito de tempo cíclico, a tal roda do tempo, vem do hinduísmo.

4) Não é só descrição de paisagem

gif4

Nós amamos fantasia, mas quem nunca suspirou de exaustão diante de um longo parágrafo descrevendo toda a flora de um continente imaginário que atire a primeira pedra. Para nossa sorte, Jordan traz personagens interessantes que quebram a monotonia das descrições. Um queridinho dos fãs é Mat, que prefere se manter longe dos conflitos. Durante um discurso dramático, com um de seus amigos tentando mergulhar de cabeça em uma situação perigosa, Mat aparece ao fundo com dois cavalos, gesticulando, desesperado, para que o amigo monte no animal e fuja com ele.

 

5) Lugar de mulher é… no livro de fantasia

gif5

Jordan não limita as personagens femininas a papéis secundários e donzelas indefesas. Apesar de o primeiro livro ter sido lançado há 26 anos, não faltam mulheres fortes. Um dos reinos, por exemplo, é governado exclusivamente por rainhas, e há também uma sociedade de mulheres guerreiras.

 

6) Não é só mais uma fantasia medieval

gif6

Sim, A Roda do Tempo tem aspectos parecidos com a série de TV Game of Thrones e a trilogia O Senhor dos Anéis. Mas também possui inúmeras diferenças marcantes. Uma delas é que o universo não corresponde à Idade Média. Segundo Jordan, é como se a história se passasse no fim do século XVII, mas a pólvora jamais tivesse sido inventada.

 

7) É uma distopia

gif7

Como a história se passa num mundo aparentemente medieval, é fácil pensar que se refere ao passado, mas os acontecimentos de A Roda do Tempo na verdade se passam no futuro! O tempo da roda se divide em 7 Eras, que passam em ciclos. Nossa Era já passou, e tudo o que resta dela são resquícios e ruínas. Ao longo dos livros, é possível encontrar várias dicas de “objetos mitológicos”, de lâmpadas a usinas nucleares. Dá até para brincar de caçar referências!

 

8) É muito mais que uma história

gif8

Como todo bom gênio da fantasia, Jordan criou mais do que uma história: ele construiu um mundo. As complexidades são tantas e seu universo é tão bem-feito que existe até um sistema de RPG baseado na série. Os povos são muito diversos, e você vai se divertir aprendendo as particularidades de cada um ao longo dos livros.

 

9) Apesar da fantasia, nem tudo tem solução mágica

gif9

Jordan não quis criar saídas fáceis, e representou muito bem temas realistas e polêmicos, como a loucura, a escravidão e o preconceito. A falta de comunicação e a demora em enviar mensagens nesse mundo praticamente medieval afetam a política, as guerras e o humor das pessoas ao redor.

 

10) A magia não funciona da forma que estamos acostumados

gif10

Uma das coisas mais legais da série é o uso do Poder Único: a força que alimenta a magia nos livros. Existem diferenças no uso para homens e mulheres (e o uso por homens é considerado tabu). Além disso, o mecanismo é mais complexo que simplesmente decorar feitiços: as Aes Sedai aprendem a “tecer” fios de elementos do Poder Único de forma a criar uma trama que traga os resultados desejados.

 

11) As intrigas políticas vão ganhando destaque

gif11

Com o passar dos livros, o universo da obra se amplia e as maquinações aumentam. O Jogo das Casas, porém, nem sempre tem um final sangrento. Enquanto a política do mundo real nos faz chorar, a do universo de Jordan muitas vezes é motivo de riso, com críticas veladas muito bem-humoradas.

 

12) Você vai passar a entender um monte de referências espalhadas por aí

gif12

A série é tão querida pelos amantes de fantasia que George Martin não é o único a incluir referências em sua obra. Isso acontece em vários jogos, como o primeiro da série Dragon Ages, e a Blizzard já incluiu referências em World of Warcraft e Diablo. Além disso, algumas bandas já fizeram músicas em homenagem à série. A mais famosa é do Blind Guardian:

13) Nem todos os livros foram escritos por Robert Jordan

gif13

Após a morte de Jordan, Brandon Sanderson assumiu a série. Com a ajuda da viúva de Jordan, Harriet Ridgney, que trabalhava como editora do marido, Sanderson escreveu três livros a partir das anotações do autor. Sanderson já era fã convicto da série e afirma que cresceu lendo e relendo os livros lançados até então. Ele é mais conhecido pela série Mistborn, mas não decepcionou os fãs de A Roda do Tempo.

 

14) Vai ter série!

Harriet Ridgney, viúva de Jordan, anunciou este ano que os direitos de adaptação de A Roda do Tempo foram vendidos e a obra será transformada em uma série de TV. Para quem acha que “o livro é melhor porque tem mais detalhes”, a hora de começar a ler é agora. Afinal, A Roda do Tempo gira, e as Eras vêm e vão, mas a internet continua cheia de spoilers.

gif14

 

Flora e Rayssa se conheceram através do amor mútuo por livros de fantasia. Para editar a série A Roda do Tempo, as duas abriram mão do contato com amigos e família. Elas trocam GIFs quando sentem falta de conviver em sociedade.

Comentários

21 Respostas para “14 coisas que você precisa saber antes de começar a ler A Roda do Tempo

  1. Um beijo pra quem se dedica a essa maravilha! Ótimo texto e ótimos GIFs hahaha

  2. Série obrigatória para qualquer leitor de fantasia.

  3. Adoro a série! Seria ideal se tivéssemos 2 volumes lançados por ano!!!

  4. Só quero dizer que amo todo mundo envolvido nos lançamentos dessa série. Amor eterno ❤❤❤

  5. Parabéns pelo texto e as escolhas de imagem, me inspirou a ler o livro. Claro, eu leria de qualquer forma.

  6. Vai ser triste se virar série, quero começar a ler logo :3

  7. Eu tenho os dois primeiros volumes, mas tenho muito medo de começar a ler, me apaixonar e a Intriseca parar no meio…já que apesar de maravilhosa, não ser uma série tão aclamada no Brasil.

  8. Estou lendo pela 5º todos eles denovo, e tenho apenas uma pergunta… Quando sai o próximo? Não aguento esperar mais kkkkk

  9. doida para o 6 livro da serie, mais é otima essa serie, tomara que o 6 saia rapido para mim ler =)

  10. Olá, no momento ainda não temos previsão. =/

  11. Vou começar a ler essa serie, parece ser muito bom mesmo, vou comprar o primeiro livro que se não me engano se chama ”O Olho do Mundo”, Mas o que me desanima é que só vão lançar um livro por ano aqui no Brasil, e são 14 livros, isso vai demorar demais, quando começo a ler uma serie de livros eu gosto de ler sem parar, seria bom se vocês pudessem traduzir dois livros por ano

  12. Estou finalizando o livro 4 (A Ascensão da Sombra) e quero o quanto antes ler os dois últimos lançados. Para mim, a melhor e mais criativa série de aventura fantástica já lançada, recomendo demais a todos. Espero e torço para que a série na TV seja a altura do livro. A medida que lançarem mais livros estarei na fila pra adquirir. ?

  13. Estou no penúltimo capítulo do livro 6 e sinto um aperto no peito por não ter os próximos livros traduzidos. Conheci a série a um ano e não passei um dia sem ler desde então.
    Peço encarecidamente para nossa querida intrínseca que não deixe essa série de lado pois eu já quero chorar por não poder continuar acompanhando essa história incrível.
    Obrigado por trazê-la a nós e por favor continue fazendo esse trabalho maravilhoso.

  14. Prezados da Editora Intrínseca: se já têm traduzidos, além do volume 7, mais livros d’A Roda do tempo, porque não colocar a venda no sistema on demand?

  15. devia adicionar a 15 coisa que voce deve saber: Nao tem o livro pra vender em lugar nenhum!

  16. A série é muito boa e precisa ser continuada. Com a série televisiva os livros irão explodir em vendas \o/ \o/ assim todo mundo conhecerá a saga do Jordan =D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *