Listas

Quatro dicas do TED para não cair em armadilhas ao falar em público

19 / agosto / 2016

Boas apresentações exigem bastante preparação. Além de lidar com o frio na barriga, o palestrante precisa evitar situações que podem entediar a plateia e até perder sua atenção. Em TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público, Chris Anderson, presidente e curador-chefe da organização, lista algumas dicas que podem ajudar qualquer palestrante a não cair em armadilhas.

  1. A conversa de vendedor

Para Chris Anderson, é frustrante e chato ouvir um discurso de vendedor.  As pessoas não vão a uma conferência para escutar argumentos de promoção. Quando perce­bem que talvez seja essa a intenção do palestrante, elas fogem para a segurança de suas caixas de e-mails. Por isso é necessário encontrar um jeito de se tornar generoso e cativar o público de uma maneira natural e verdadeira.

  1. Divagações

É importante apresentar o tema de forma clara e mostrar domínio do assunto. Divagações podem desviar a atenção da plateia do que realmente precisa ser assimilado. Por isso é necessário ensaiar bastante antes e não se deixar levar pela emoção.

  1. Tédio organizacional

Muitas vezes um assunto parece interessante, mas só para quem entende ou trabalha com ele. O mesmo vale para a história de uma empresa ou projeto. É válido considerar que as histórias podem não ser excepcionais para todos.

  1. O desempenho motivador

Chris Anderson afirma que uma das impressões mais fortes que podemos experimentar ao ouvir uma palestra é a motiva­ção. O trabalho e as palavras do palestrante nos emocionam e nos inundam com possibilidades e empolgação.  É importante lembrar que a motivação não pode ser encenada. É preciso ser verdadeiro.

Comentários

2 Respostas para “Quatro dicas do TED para não cair em armadilhas ao falar em público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *