Artigos, Entrevistas

O noturno mundo de Clarice Freire

1 / agosto / 2016

Por Pedro Martins*

untitled

Lançado em 2014, após o sucesso de Eu me chamo Antônio, de Pedro Gabriel, Pó de lua foi outra aposta bem-sucedida da editora Intrínseca, vendendo mais de 70 mil cópias em todo o Brasil. Após o intervalo de quase dois anos e com quase 1,5 milhão de seguidores on-line, a recifense Clarice Freire volta às prateleiras de lançamentos com Pó de lua nas noites em claro, que promete encantar não só os antigos, como também os futuros leitores.

O_engatinhar

A concentração de arte no sangue da família Freire sempre foi alta. Wilson, o pai, é um médico apaixonado pela escrita. A mãe, Lúcia, além da assistência social, também se dedica à arte de ilustrar. Sofia, a irmã, é musicista. O primo, Marcelino Freire, foi ganhador do Prêmio Jabuti. E Clarice? Ela, sem dúvidas, não negou seus genes:

— Comecei a escrever poesia na infância. Quando chegava da escola, meu pai estava sempre escrevendo ou compondo com seu amigo Antônio Carlos Nóbrega e eu ficava em cima. Ele me dava uma poesia e dizia: “Termina ela para mim.” Isso me incentivou. Eu era muito tímida e me lembro de sempre estar no meu quarto escrevendo. Desde aquela época, tudo saía em forma de poesia.

 

untitled

“Escritora de poesia desenhada”: Para mim, palavras são muito mais do que várias letras juntas formando uma semântica. Elas podem ser um desenho, um objeto, qualquer coisa. Nunca consegui separar uma coisa da outra.

 

Conhecendo_a_Lua

Apesar de poetisa desde criança, Clarice fez sua primeira viagem à lua somente em 2010.

Formada em publicidade e propaganda, trabalhou por sete anos na área. Entre uma tarefa e outra na agência, fazia sua poesia desenhada despretensiosamente, “para respirar”, mas ritualmente jogava tudo fora antes de ir embora. Certo dia, ao chegar ao trabalho, viu tudo de volta à mesa:

— Pensei que alguém estivesse com raiva de mim e tivesse feito pirraça.

Na realidade, era Elisa Lacerda, sua diretora de arte, que nada tinha de pirracenta:

— Fiquei nervosa, disse que ela não tinha o direito de mexer no meu lixo, mas todos começaram a contra-argumentar. Elisa, então, criou um blog para mim: “Pelo menos agora você terá onde guardar suas ideias, e os desenhos levaremos para casa” — conta, brincando que hoje os amigos se recusam a devolvê-la seu “lixo”.

— Escolhi publicidade e propaganda porque era o curso que mais conseguia comportar esse meu lado criativo. Mas se agora estivesse começando do zero, faria tudo de novo — confessa.

Logo, a publicidade foi como uma madrasta do bem, que a “permitiu ter uma visão de mundo extraordinária”, ajudando-a a lapidar suas habilidades:

— Antes, minha escrita era muito prolixa, e a redação publicitária me fez consertar isso. Também estudei muito sobre criatividade. Cheguei até a fazer cursos na Argentina e na Espanha sobre isso. Hoje me dedico inteiramente à literatura, o que tem sido incrível. Mas ainda aplico todos os ensinamentos daquela área no meu processo artístico, algo que se deu muito bem com a internet. Devemos sempre ter sede de aprender e sermos bons, independentemente de qualquer coisa — diz a autora.

Para encerrar, cita Fernando Pessoa:

—Tudo vale a pena se a alma não é pequena.

 

untitled

Clarice Freire: A literatura para mim sempre foi um meio de sobrevivência. Não é fácil morar dentro de mim, então para não enlouquecer coloco para fora tudo o que está em ebulição.

 

— Só conseguimos ser felizes quando investimos nos nossos sonhos.

Cedo ou tarde, foi isso que ela fez.

— Seja nos livros, seja na internet, Pó de lua faz parte tanto da minha vida quanto da dos leitores, que se veem nas poesias. Muitas vezes queremos dizer alguma coisa e não sabemos como fazê-lo, mas os escritores sabem, pois passam pelas mesmas angústias da alma que nós. É por isso que os amamos.

 

Viagens

Viajar à lua rotineiramente para coletar tanto não é uma tarefa fácil. A diversão ganhou ares de trabalho, e, em época de produção dos livros, ela segue uma rotina rigorosa:

— Raimundo Carrero, grande autor de Pernambuco, diz que o escritor é um operário como qualquer outro, mas um operário das palavras. Há momentos em que ou você fica horas sentado tendo em mente a necessidade de produzir, ou não produz nada.

 

A dedicação exclusiva à carreira artística mudou tudo:

— Apesar do material básico não ter mudado (papel e caneta nanquim), as diferenças são notórias. Substituí o rabisco rápido por algo mais complexo, estou sempre estudando para aprimorar o traço e a escrita e experimentando outros materiais. É um trabalho muito meticuloso.

Todos os originais são produzidos no Recife e, de tempos em tempos, voam junto com Clarice para o Rio de Janeiro, onde está sediada a Intrínseca. Em reuniões de até oito horas, passam pelas mãos dos editores e dos designers, que discutem “como podemos trabalhar aquilo da melhor forma”. Às vezes a editora também vai ao Recife:

— Uma vez chegamos a imprimir tudo em preto e branco no papel sulfite e fizemos um trabalho de colagem, literalmente, para depois mostrar ao designer, que reproduziu digitalmente.

Para ser produzido, o primeiro livro levou pouco mais de seis meses. O segundo, em contrapartida, foi matutado durante quase dois anos:

— Foi um desafio imenso, mas extremamente prazeroso. Há uma mistura de poesia e prosa, e uma linha narrativa mais definida, então tínhamos de fazer com que o leitor conseguisse aproveitar aquilo. É mais uma conquista — orgulha-se.

Noites_em_claro

À parte da técnica, as madrugadas antes usadas para descanso hoje são para trabalho:

— Confesso que muitas vezes me bate certa culpa por preferir as madrugadas. Somos julgados, chamados até de vagabundos, mas é quando minha cabeça mais trabalha.

Tão forte é essa relação que chegou até a inspirá-la. Seu segundo livro é dividido em capítulos-horas: à meia-noite, “as ruas se calam”; à 1h, “a boca se cala”; às 2h, “o pensamento fala”; às 3h, conhecemos “os moradores da noite”; as 4h, surgem “os primeiros raios do Sol”; e, às 5h, os “sentimentos dourados”.

— Quando o planejei, entrei no mundo noturno e comecei a pensar numa personagem, que no início do livro foge de casa, aventura-se explorando o subjetivismo introspectivo da noite e surpreende-se por descobrir que, apesar de passarmos pelas noites (algumas difíceis, escuras), sempre amanhecemos.

 

untitled

Clarice Freire: Os livros são dois retratos diferentes de uma mesma alma. O segundo é algo novo. O leitor pode esperar um mergulho numa madrugada muito viva.

 

Afluências

Apesar de não escrever literatura infantil, em seu reino permeado por muito Pó de lua, Clarice está sempre acompanhada de grandes fadas-madrinhas e padrinhos mágicos da literatura, da música e do cinema:

— Sem dúvidas, os poetas contemporâneos são meus melhores amigos. Durante a produção do segundo livro, estive acompanhada de Cecília Meireles e Paulo Leminski (a irreverência dele me ensina muito e a delicadeza dela me encanta). Na prosa, sou apaixonada por Jostein Gaarder, autor de O mundo de Sophia e A garota das laranjas, um dos melhores livros que já li. Aliás, é um desejo enorme publicar um romance. Quero investir nisso, estudar. Mas jamais abrirei mão da poesia. No cinema, sempre achei a estética de Tim Burton fabulosa: ao mesmo tempo que é sombria, tem uma delicadeza sem igual. A vida é assim também — diz, usando o personagem Edward, mãos de tesoura como exemplo, que a maravilhou por ser, a princípio, repulsivo, mas, quando conhecido a fundo, demonstrar “uma pureza e uma doçura enorme”.

No campo musical, Clarice também se aventura. Influenciada pelo pai e por Nóbrega, já compôs em parceria com diversos musicistas. Um dos seus últimos trabalhos foi a letra “Leveza”, inspirada num dos seus próprios poemas, para o álbum de estreia de sua irmã, Sofia:


Ao ser solicitada para escolher uma música que representasse o conceito de Pó de lua (“diminuir a gravidade das coisas”), entretanto, a autora diz ser impossível:

— Cada poesia tem uma trilha sonora específica, na realidade.

 

Os desejos de Clarice

— Desejo que nosso país um dia invista verdadeiramente na cultura e na produção artística, para que tenhamos artistas realizados compartilhando todas as maravilhas de que são capazes — almeja a artista.

Um bate-papo descontraído de pouco mais de uma hora deixou evidente que Clarice Freire é, sem dúvidas, uma personagem tridimensional: sonha “amar até o fim”, tem medo de “passar nula pelo mundo”, arrepende-se de todas as vezes que deixou de fazer algo por medo e, se tudo correr bem, em dez anos quer “ser plena”.

Pó de lua nas noites em claro já está disponível nas livrarias físicas e on-line. Em breve, Clarice viajará por todos os cantos do país para se encontrar com os leitores e autografar.

— A editora Intrínseca faz questão de que o primeiro lançamento seja na cidade do autor. É uma delicadeza muito bonita.

 

Pedro Martins, viciado em livros, filmes e séries, descobriu a magia por meio dos escritos de J.K. Rowling aos oito anos. Com muita dedicação, essa paixão o tornou webmaster do Potterish.com e o possibilitou escrever sobre literatura para diversos portais, incluindo o britânico The Guardian. Agora, ele tem mais um lugar onde se aventurar: o blog da Intrínseca.

Tags , , , , .

Comentários

2 Respostas para “O noturno mundo de Clarice Freire

  1. Achei o trabalho de Clarice Freire passeando pela Internet atrás de algo novo no campo da poesia. Me encantei de imediato com o trabalho dela. Todos os dias dou uma passadinha pela página “Pó de lua” para ver o que há de novo. Parabéns pelo trabalho de Clarice Freire e para a editora Intrínseca que acreditou no potencial dessa poetisa das palavras desenhadas.

  2. Boas noites. Acompanhei o bate papo com a Clarice no espaço submarino na Bienal de Livro
    – SP e aproveito esse espaço para dar os parabéns pelos livros. Sou professor de Geografia e todos os anos faço um sarau com meus alunos. Levei alguns dos meus livros para servir de modelo e escolha de poemas. O livro que os alunos mais gostaram foi PÓ DE LUA. O sarau acontecerá no final de setembro e combinei de fazer o sorreio de um exemplar desse livro para os alunos. Já comprei os outros dois livros, que estão emprestados e os alunos estão curtindo muito. Uma boa maneira de incentivar a leitura atraves de um livro criativo e bem escrito. Parabéns!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *