playlist

A experiência de falar em público no TED

7 / julho / 2016

playlist

Artistas são pessoas acostumadas a subir no palco, mas será que essa experiência garante tranquilidade na hora de apresentar palestras? O nervosismo por falar em público parece ser um sentimento comum a todos que passam pela difícil tarefa de encarar uma plateia.

Em TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público, Chris Anderson, palestrante, presidente e curador-chefe da organização, mostra que até grandes nomes da música passaram por momentos de nervosismo na hora de preparar apresentações. Apesar de estarem sempre sob os holofotes, os músicos também precisam encontrar o melhor jeito de expor ideias em poucos minutos.

A escritora, cantora e compositora Amanda Palmer relatou a sua experiência. Antes de apresentar a conferência no TED, Amanda passou por uma situação bastante comum entre aqueles que precisam formular uma palestra: “Como vou chamar a atenção do público? Quais assuntos não podem ficar de fora?”

No livro, ela conta que a “única forma de dar uma palestra realmente notável é apagar o ego e se permitir ser apenas um veículo de transmissão das ideias”. A cantora revela também que ouviu uma dica válida para muitas apresentações durante um jantar com o cientista Nicholas Negroponte: “Deixe espaço e DIGA MENOS.” Às vezes, reduzir o conteúdo pode significar uma palestra muito melhor.

Além desse relato, Chris Anderson conta no livro outros episódios de cantores que também já participaram do TED. Alguns não tão bem-sucedidos quanto o da Amanda Palmer. O autor confessou que Bono leu o texto da palestra do monitor e aqueles na plateia que perceberam o truque acabaram decepcionados.

bono

Situações como essa são comuns, mas podem ser evitadas quando se conhece maneiras eficazes de preparar apresentações. Afinal, todo mundo já se sentiu inseguro ao falar em público, mas é preciso descobrir um jeito correto e autêntico para transmitir as ideias.

Para embalar a leitura do livro, preparamos uma playlist inspirada nos cantores que já participaram do ciclo de conferências do TED. Além dos citados no texto, selecionamos músicas de Sting, Kaki King, Sophie Hunger, Raul Midon, Eric Lewis, entre outros.

Tags , , , , , .

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *