Bastidores

Uma #JojoLover no cinema

22 / junho / 2016

Por Nina Lopes*

ME BEFORE YOU

Como eu era antes de você foi lançado pela Intrínseca em 2013. Foram três anos de espera para ver uma das minhas histórias preferidas ser adaptada para o cinema. Revi o trailer inúmeras vezes antes da estreia do filme, ouvi a trilha sonora e assisti a entrevistas com os atores. Até que finalmente chegou o dia.

Chamei os amigos do editorial da Intrínseca, peguei minha pipoca (e meu lencinho), me preparei psicologicamente e esperei Will aparecer na tela. O início é igual ao livro, ou seja, já começa com uma cena impactante. Will está muito bem representado por Sam Claflin. A expressividade no olhar, a amargura que o personagem carrega, a dificuldade de lidar com o destino e com o fato de não poder mais ser ele mesmo, tudo isso está presente no Will do cinema, e é impossível não se comover com sua voz trêmula e seus olhos cheios d’água durante algumas conversas com a Lou. (Sem contar que ele ainda fica l-i-n-d-o com aquela camisa branca com os primeiros botões abertos na cena da praia. É para chorar diante de tanto charme.)

HT_me_before_you_mm_160603_12x5_1600

Emilia Clarke não fica atrás ao interpretar uma Lou otimista, engraçada, estabanada e estilosa. Pode parecer clichê e pouco realista ver uma menina do interior sem muitas ambições ficar feliz com pouco, mas ela é um exemplo de que podemos encontrar nas pequenas coisas motivos para nos levantar felizes todos os dias.

Capa_ComoEuEraAntesDeVoce_FILME.inddSempre vai ficar algo de fora numa adaptação, e, para mim, a riqueza da narrativa de Jojo Moyes é incomparável. Em apenas duas horas de filme não dá para acompanhar todas as singularidades do cotidiano da família Clark, a profundidade do sofrimento de Will e cada motivo que prende Lou àquela cidadezinha inglesa. Não há nada como ler o livro e poder acompanhar os detalhes. Sei que não é possível levar todas as nossas cenas preferidas e todos os diálogos marcantes para o cinema, mas o importante é que a essência dos personagens se manteve fiel. Lou e Will são como um raio de luz na vida um do outro. Nasce um amor sutil entre eles, mas daquele tipo que provoca grandes mudanças. E o filme permite que essas grandes mudanças alcancem um público ainda maior.

É preciso enxergar além do que parece apenas uma história de amor feita para nos emocionar. No fim, entre tantas outras coisas, Como eu era antes de você me mostrou que devemos aprender a respeitar escolhas individuais, principalmente as de quem amamos. Só assim levaremos uma vida com mais amor e seremos mais felizes em um mundo tão plural.

*Nina Lopes é editora assistente no setor de ficção da Editora Intrínseca e é dessas que se apaixonam pelos personagens dos livros que lê.

Comentários

20 Respostas para “Uma #JojoLover no cinema

  1. Realmente amei o filme!!!!! Os atores captaram a essência dos personagens!!! Pra mim foi perfeito!

  2. Comprei o livro, nossa é maravilhoso, sorrir, junto com os personagens, sofri junto com a mãe e com lo, parecia que eu estava vendo cada cena, não fui ao cinema ainda, li primeiro, chorei muito também.

  3. Assistir o filme….comprei os livros…. E e já estou no 5° tópico. Estou adorandooo no livro tem varias coisas que no filme não tem!!! Adorooooooo bjsdss

  4. Ameiiiii o livro e fiquei apaixonada pelo filme!

  5. O livro com certeza sempre será melhor, pela riqueza de detalhes…mais o filme foi maravilhoso…foi fiel a cada detalhe do livro que foi exibido…..amei o livro…amei o filme…que venha DEPOIS DE VOCÊ….continuação maravilhosa….

  6. A história é linda! Não sei como, mas Jojo faz Will e Lou ser nossos conhecidos. Parece que um dia já conversei e convivi com eles, mesmo que nos 3 dias que devorei o livro. São personagens que não dá para você desgrudar. Estou a meses lembrando, comparando e assimilando acontecimentos do meu dia-a-dia com a história. Eu digo que “Só amei” este livro. O melhor da minha estante, particularmente. Como me envolvi, vibrei, sorri, sonhei, chorei e sofri. Jojo é linda!
    E posso parecer louca, mas estou ansiosa pelo 3º livro e do 2º filme. Por que não, né? rs
    Amo muito Jojo! Amo muito Will! Amo muito Lou! <3

  7. Sem dúvida um dos melhores romances que já li. Uma história envolvente, encantadora e que nos leva a pensar que o ser humano ainda é capaz de amar sem vulgaridade, sem ambições e com pureza. Li o livro em menos de uma semana e me apaixonei. Vale a pena =)

  8. Realmente eu devo ser uma pessoa muito chata. Concordo que os atores foram brilhantes, Emilia Clarke e Sam Claffin foram extraordinários e não podemos esquecer Janet Mcteer foi perfeita como a estonteante Sra. Traynor. Porem a mudanças de algumas falas foram desnecessárias, assim como o cartaz do filme não ter a cena no mesmo. Chorei com o trailler mas me decepcionei com o todo.

  9. Realmente foi o melhor filme que assisti onde as cenas sao perfeitamentes iguais as do livro… A unica coisa gostaria muitoooo tivesse acontecido… Fosse ela tivesse cortado os cabelos dele,como no livro… Pois o restante foi P E R F E I T O!!! Amei!!!! Chorei muitoooo!!!!!

  10. Amei o livro foi impactante pra mim é o filme também lindo estou acabando de ler depois de vc também é maravilhoso me atingiu em cheio

  11. Amei o livro foi impactante pra mim é o filme também lindo estou acabando de ler depois de vc também é maravilhoso me atingiu em cheio chorei e me emocionou muito

  12. Nina descreveu perfeitamente meu sentimento em relação a essa obra, sobre o amor, o respeito a toda a emoção que essa história nos transmite!!! Amoo os detalhes do livro e o filme conseguiu contar quase que fielmente… ??

  13. Nina descreveu perfeitamente meu sentimento em relação a essa obra, sobre o amor, o respeito e toda a emoção que essa história nos transmite!!! Amoo os detalhes do livro e o filme conseguiu contar quase que fielmente… ??

  14. Realmente,são muitos detalhes q não aparecem no filme. Quem leu o livro antes de assistir o filme,pode compreender bem melhor essa história de tantas emoções!

  15. Passei dois anos divulgando o livro no meu face,esperei ansiosamente pelo filme,contando os meses e dias desde as gravações até a estreia .Apesar de não ter chorado com o livro ,talvez devido a um spoiler que li,já com o filme, chorei, ri e me emocionei o tempo todo! E quem leu ou assistiu ” Como eu era antes de você” por minha indicação não se arrependeu.Senti falta da irmã de Will no filme,ainda que fosse citada num breve diálogo,também das cenas das tatuagens e do labirinto,mas o mais importante podemos sentir ,como a essência dos personagens e a lição para a vida.Agora,vou aguardar o DVD para rever esse filme sempre!

  16. Oi, Miriam! Tudo certo? A autora não anunciou continuação. 🙁

  17. Li o livro antes de ir ao cinema. Me emocionei em cada cena !! Sam Claflin interpretou o Will maravilhosamente bem e a Emilia meu Deus que contagiante sua alegria . ela simplesmente é a Lou . Como eu era antes de você é um dos meus livros favoritos. Apesar de ficar triste com o final porque para mim historia de amor tem que ter um final feliz onde os dois ficam juntos.. em fim entendi a questão do respeito as escolhas individuais do outro citada acima por Nina Lopes.

  18. Olá, Gracilene!

    Realmente, os atores estão excelentes no papel. É um tema delicado, e a autora optou por uma abordagem diferente do tradicional. =)

  19. Filme espetacular !!!!!Emoção do começo ao fim !!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *