Clóvis Bulcão

Onda nostálgica

6 / junho / 2016

Por conta de problemas econômicos e sobretudo políticos, não será surpresa se o Brasil entrar em uma onda saudosista. Ao longo do século XX, passamos por alguns momentos de crescimento e prosperidade. Após a Crise de 1929, por exemplo, o setor industrial impulsionou de forma irreversível o processo de urbanização. Tanto que no início da década de 1940 a cidade de São Paulo se transformou na maior metrópole do país, suplantando em importância econômica o Rio de Janeiro, então Capital Federal. Portanto, é oportuno relembrar esse tempo.

A aposta em uma fase nostálgica se dá por dois motivos. O primeiro: o canal History acaba de lançar Gigantes do Brasil, série em quatro episódios inspirada na série americana de sucesso The Men Who Built. Criada e dirigida por Fernando Honesko, a superprodução nacional resgata a vida de grandes empreendedores: Guilherme Guinle, Francisco Matarazzo, Giuseppe Martinelli e Percival Farquhar. Quatro homens que ajudaram a alavancar o setor industrial e empresarial no Brasil.

O segundo motivo: o interesse do empresário Ricardo Amaral na década de 1940. Ele tem um faro fino para apurar tendências e está preparando um novo livro. O mais incrível é que seu foco de pesquisa é bastante semelhante ao de Gigantes do Brasil. A diferença é que na lista seleta de Amaral constam ainda Geremia Lunardelli (foi o maior produtor de café do mundo) e os Cunha Bueno (proprietários da maior propriedade agrícola do Brasil). Já Farquhar ficou de fora de sua seleção.

Ao largo da questão econômica, os anos 1940 foram marcados por intenso glamour. No Rio de Janeiro havia todo o requinte do Copacabana Palace e seu cassino, e em São Paulo a vida noturna gravitava entre o Clipper, o Jequití e o Roof da Gazeta. Nas duas cidades, a elite brasileira desfilava ostentando fartura.

Fico feliz, pois faço parte da produção de Gigantes do Brasil e sou consultor de Ricardo Amaral em seu novo projeto literário.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *