Maurício Gomyde

Recomeçar

20 / abril / 2016

Recomeçar é uma arte, tipo aqueles quadros que não entendemos direito, mas que não conseguimos parar de contemplar. A cada olhar, um novo traço, como se o pintor o tivesse colocado em tempo real, diante de nossos próprios olhos, tornando aquela uma nova história a ser admirada.

Recomeçamos todos os dias e nunca somos os mesmos do dia anterior, pois estamos mais vividos, rodados e calejados. Recomeço não existe sem, e rima com, tropeço. “Tropeçar de novo e contar comigo: vai valer a pena ter amanhecido”, cantaria Ivan Lins. Recomeçar é se dar a chance de tropeçar quantas vezes forem necessárias. “Existe um milagre em cada recomeço”, disse Herman Hesse. Roubo do mestre a ideia: existe um milagre em cada tropeço.

Recomeçamos projetos que eram para ontem ou anteontem. Ideias que chegaram espetaculares e inovadoras, mas que pararam na falta de um recurso natural chamado vontade. Recomeçamos, todos os anos, os planos para uma vida inteira. Esquecemo-nos de que a vida inteira do ano passado era maior do que a vida inteira que hoje nos resta. E o plano perde em relevância.

Recomeçamos a malhação, a dieta, o sonho, a reforma da casa, o estudo, a ajuda aos necessitados, a conversa que ficou no ar, a visita aos pais, o controle dos gastos, o telefonema não atendido, a viagem ao redor do mundo, o trabalho dos sonhos.

Recomeçamos histórias de amor, o maior de todos os desafios. Amar é recomeçar, reaprender e renovar. É tropeçar.

Recomeçar é uma arte. Ser um artista do recomeço, aquele pintor que coloca o traço diante da plateia: isso é viver.

Comentários

12 Respostas para “Recomeçar

  1. Muito interessante as publicações dessa Editora. Traz oportunidades para que possamos refletir sobre tudo, inclusive a atualidade. Eu me interesso muito por política. Adorei! Só vem a somar.

  2. Belíssimo texto! Recomeçar sempre, mesmo quando estamos em frangalhos! Injeção de ânimo! Parabéns!

  3. Reflexão que remete aos nossos recomeços cotidianos. Adorei.

  4. Maurício me lembrou o filsofo grego Heráclito “nunca pisamos duas vezes a água de um rio, pois esta sempre muda”. Recomeçando… É assim que me sinto nesses tempos de intolerância. Esse texto vem nos confortar.

  5. E quando tudo parece conspirar para arrefecer nossas forças para recomeçar, eis que umas palavras sábias nos acordam para mais uma oportunidade de fazer dos tropeços a matéria prima de um recomeço muito melhor!

  6. E quando tudo parece conspirar para arrefecer nossas forças para recomeçar, eis essas sábias palavras nos acordam para mais uma oportunidade de fazer dos tropeços a matéria prima de um recomeço muito melhor!

  7. Mauricio, amei te conhecer na bienal de Minas. Você é um fofo e atwncioso demais com seus leitores. Minha amiga que levou o livro também já está amando a história. Espero que volte logo à BH.

  8. Excelente colocação… Reconfortante e inspirador!

  9. Somos todos iguais nesta noite / Pede a banda / Prá tocar um dobrado / Vamos entrar mais uma vez… 🙂

  10. Todos os dias um recomeço. Lembrar que tropeçar faz parte do caminho natural da vida é sempre importante. Adorei a lembrança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *