Listas

As melhores modificações de Orgulho e Preconceito e Zumbis

30 / março / 2016

giphy

Seth Grahame-Smith é um dos maiores nomes entre os autores que misturam clássicos da literatura mundial com criaturas modernas. Em Orgulho e Preconceito e Zumbis, ele não apenas introduz os monstros no romance de costumes, mas faz uma releitura de costumes e práticas na Inglaterra do começo do século XIX.

Listamos cinco das melhores adaptações que Seth Grahame-Smith fez em relação à obra original de Jane Austen:

 

1 – O primeiro encontro entre Elizabeth Bennet e o arrogante Sr. Darcy é um pouco diferente em Orgulho e Preconceito e Zumbis. Além de ficar ofendida por ser esnobada, Lizzie considera seguir o Código dos Guerreiros e cortar a garganta de Darcy do lado de fora do baile:

“Enquanto o Sr. Darcy se afastava, Elizabeth sentiu o sangue ferver. Nunca em sua vida fora tão insultada. O Código dos Guerreiros exigia que ela vingasse sua honra prontamente.”

 

2 – O momento em que Darcy menciona os olhos de Elizabeth tem uma menção à tenacidade da Srta. Bennet para atravessar as hordas de mortos-vivos para visitar sua irmã doente, Jane:

“— Receio, Sr. Darcy — observou a Srta. Bingley quase num sussurro —, que essa aventura tenha afetado bastante sua admiração pelos belos olhos dela.

— De modo algum! — replicou ele. — Estavam ainda mais brilhantes, devido ao esforço realizado.”

 

3 – Um dos personagens mais modificados da obra original é o Sr. Wickham, que tem uma história de rivalidade com Sr. Darcy mais novo completamente diferente. Além disso, é mostrado o tipo de educação que o Sr. Darcy pai deu ao filho e a Wickham:

“Quando ele e Darcy tinham não mais do que 7 anos de idade, o Sr. Darcy empenhava-se em aprimorar o treinamento de ambos. Certo dia, ao amanhecer, durante um treino de luta corpo a corpo, o jovem Wickham desfechou um forte pontapé em Darcy, que o atirou no chão. O Sr. Darcy, pai, implorou a Wickham que ‘desse um fim’ em seu filho, com um chute direto na garganta.”

 

4 – O desgosto que o pai das irmãs Bennet sente pelo gorducho Sr. Collins continua igual, e sua reação à possibilidade de Elizabeth casar com um sujeito tão estranho é ainda melhor:

“Não toleraria ter minha melhor guerreira casada com um homem que é mais gordo que Buda e mais embotado que o fio cego de uma espada de treinamento.”

 

5 – A única parente de Darcy ainda viva, a rancorosa Lady Catherine, tem um passado ligeiramente mais épico.

“— Srta. Bennet, tem certeza de que sabe quem eu sou? Já não escutou as canções sobre minhas vitórias contra as legiões de escravos de Satã? Não leu sobre minhas inigualáveis habilidades para matar? Sou praticamente a única parenta viva do Sr. Darcy, de modo que tenho o direito de estar a par de tudo o que lhe diz respeito, até mesmo dos assuntos mais íntimos.”

Comentários

2 Respostas para “As melhores modificações de Orgulho e Preconceito e Zumbis

  1. Olá! Por que vocês sempre lançam livros americanos de aventura infanto-juvenil, muitas vezes mais do mesmo tema, e não lançam As Crônicas de Miramar que também é do mesmo tema, mas brasileiro. Por que nunca dão oportunidade para autores brasileiros?

  2. Oi, Renato! Tudo certo? Estamos investindo cada vez mais em literatura brasileira, publicando títulos de autores bem diversos. Publicamos recentemente livros de Vanessa Barbara, Miguel Sanches Neto, Filipe Vilicic, Maurício Gomyde, que começou a carreira de forma independente. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *