Listas

5 coisas incomuns que você aprenderá em O universo numa casca de noz

18 / fevereiro / 2016

12312

Com o objetivo de popularizar conceitos muito complexos da física, O universo numa casca de noz foi uma obra revolucionária, que ajudou a construir a imagem de cientista popstar de Stephen Hawking. Para comemorar o lançamento da nova edição da obra, separamos cinco coisas incomuns que você aprenderá com o livro:

 

1- Einstein nem sempre foi um gênio.

Boa parte do livro de Stephen Hawking é relacionado com a obra de Albert Einstein, e no primeiro capítulo conhecemos um pouco sobre sua vida. A história de que ele era um péssimo aluno e que chegou a ser reprovado em matemática na escola não passa de uma lenda. O jovem alemão que cresceria para revolucionar o mundo era apenas um aluno mediano, sem grandes destaques positivos ou negativos.

giphy1

 

2- Dica para viver mais tempo: voe para o leste.

Como o tempo é relativo, ao viajarmos no mesmo sentido que a rotação da Terra, estamos ligeiramente mais velozes do que as pessoas que viajam no sentido oposto. Testes feitos com relógios atômicos colocados em aviões viajando nos dois sentidos mostraram que o que voava no sentido leste ganhou uma minúscula fração de segundo em relação ao outro. Como você vai aproveitar todo esse tempo extra?

giphy2

 

3- Astrofísicos têm um senso de humor peculiar.

Ao longo de O universo numa casca de noz, as piadas de Stephen Hawking revelam um senso de humor no mínimo peculiar. Entre frustrar viagens no tempo para matar o próprio avô, cair pela borda do planeta e jogar poker com Isaac Newton, Albert Einstein, o Robô Data e Marilyn Monroe após atravessar um buraco de minhoca em um episódio de Jornada nas Estrelas, cientistas parecem ser mais divertidos do que aparentam.

giphy3

 

4- Você parecerá mais inteligente quando teorias físicas forem confirmadas nos próximos anos.

Recentemente, a última das teorias de Einstein, as ondas gravitacionais, foi confirmada. Pela lógica, o livro contém diversos conceitos que, até agora, não possuem comprovação científica e são apenas teorias. Imagine o sucesso que você pode fazer ao falar “eu já sabia disso” quando a supergravidade em onze dimensões, as p-branas e a teorida das cordas forem confirmadas em um futuro próximo.

giphy4

 

5- Nossos descendentes serão robôs. Ou extraterrestres. Ou os dois.

Hawking é um dos principais cientistas a defender a ideia de que o futuro da raça humana está fora da Terra. Com nosso ritmo atual de crescimento, será inviável que todos nós continuemos a viver em um planeta só, quando existem uma infinitude de opções fora de nosso pálido ponto azul. Além disso, os avanços tecnológicos podem estender ainda mais nossa expectativa de vida, o que tornaria a vizinhança ainda mais populosa. Marcianos ou ciborgues: seus bisnetos poderão ser uma das duas coisas, e não há problema nenhum nisso.

giphy5

link-externoLeia também: Hawiking, em busca da Teoria de Tudo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *