Listas

Os maiores naufrágios no início do século XX

13 / novembro / 2015

sonhar-com-naufragio

O avião é o principal meio de transporte para quem deseja cruzar oceanos, mas nem sempre foi assim. No fim do século XIX e no começo do XX, o transatlântico era o principal meio de transporte para viagens de longas distâncias. A indústria naval estava em crescimento e os passageiros que costumavam viajar, por exemplo, entre a Inglaterra e Nova York utilizavam os navios para fazer as travessias.

Durante esse período, a história também registrou algumas das maiores e mais famosas tragédias em alto-mar. Confira a lista:

– Em 1912, o navio Titanic afundou após colidir com um iceberg. Com mais de dois mil passageiros a bordo, a embarcação saiu de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York.  A história do naufrágio ficou conhecida no mundo inteiro com o filme de James Cameron.

lusitania– Em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, o luxuoso Lusitania saiu de Nova York com destino a Liverpool com um número recorde de bebês e crianças a bordo.  Tratava-se de um dos maiores navios “galgos” — o mais rápido em serviço —, e seu capitão, William Thomas Turner, acreditava no cavalheirismo de guerra que por um século evitou que navios civis fossem atacados. Com mais de 1.200 passageiros a bordo, o transatlântico foi surpreendido e torpedeado por um submarino alemão no caminho.  O navio afundou em apenas 18 minutos. A história é narrada em A última viagem do Lusitania, livro que revela detalhes por meio de documentos oficiais, recortes de jornal, diários e obras escritas pelos sobreviventes do naufrágio.

– Em 1916, o navio Príncipe das Astúrias saiu de Barcelona, na Espanha, e atravessou o Atlântico com direção a Santos, em São Paulo, onde faria uma escala. O transatlântico levava cerca de 600 pessoas oficialmente, mas existem versões que afirmam que havia 800 imigrantes clandestinos escondidos nos porões. O navio chocou com a Ponta da Pirabura, em Ilhabela, no litoral norte paulista, e em apenas cinco minutos desapareceu no mar.

Comentários

4 Respostas para “Os maiores naufrágios no início do século XX

  1. Excelente livro! História incrível e dramática, muito bem narrada.

  2. GOSTARIA CONSEGUIR ESSE LIVRO, POR GENTILEZA, INFORME COMO POSSO COMPRAR? ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *