Bastidores

Um dia todas já fomos Lara Jean

16 / outubro / 2015

Por Carol Aguiar*

 

“Carol, quer escrever para o blog da Intrínseca sobre Para todos os garotos que já amei?”

hKAGYmK cópiaTalvez tenha me empolgado um pouco na resposta. Talvez.

E foi assim que aceitei o convite para falar do meu último queridinho literário (com grandes chances de ser um dos meus queridinhos literários da vida).

Confesso que relutei um pouco para começar a ler Para todos os garotos que já amei. E é aqui que eu deixo vocês me julgarem por ter presumido que esse era um livro com uma temática tão adolescente que eu não me identificaria nada com ele. Sim, sou meio besta.

Para falar a verdade, nem sei de onde surgiu essa ideia, principalmente por ter vindo de alguém que tem bichinhos de pelúcia do Pikachu em casa.

p

É sério, isso pertence a uma mulher de vinte e oito anos. Percebam que não tenho nenhum direito de julgar o que é “coisa de adolescente”.

Felizmente, apesar de ser meio besta também sou muito curiosa, por isso acabei deixando minha pequena arrogância de lado. Cedi aos apelos de algumas pessoas aqui da Intrínseca que já tinham se encantado com a história de Lara Jean e… foi amor à primeira frase! A autora Jenny Han conseguiu me transportar para os meus quinze anos novamente. Li cada capítulo com uma dorzinha no peito que acho que chamam por aí de nostalgia. Foi inevitável me apaixonar junto com a Lara Jean por todos os personagens incríveis que são, para mim, o principal motivo pelo qual a história dela é tão adorável.

Vamos conhecer alguns deles?

0 cópia

Vou fingir que vocês me responderam com essa empolgação toda, ok?

larajean

É simplesmente a pessoa normal mais maravilhosa do mundo. Digo normal porque a Lara Jean tem um pouco de tudo: é romântica e dedicada à família, mas também é levemente enxerida e um pouco temperamental. “Laranjinha” é uma clássica mocinha de romances, mas, ao mesmo tempo, tem uma força interior que cativa, não de forma escancarada como as grandes heroínas, mas de um jeito sutil que só se entende nas entrelinhas.

kitty

É a irmã mais nova da Lara Jean e uma mini-diva! Kitty tem um gênio terrível — o que considero o charme das três irmãs Song —, mas de um jeito tão leve e infantil que não dá para ficar irritado com ela. Além disso, Kitty surpreende por ter, algumas vezes, ideias mais maduras do que suas irmãs mais velhas e até mesmo do que o próprio pai.

margot

A mais velha das irmãs Song é colocada em um pedestal pela família. Muita gente que já leu o livro diz que acha Margot chata e mandona. Mas não deve ser fácil tomar conta de duas irmãs mais novas e de um pai meio workaholic sozinha depois da morte da mãe. Lara Jean acaba aprendendo como é essa responsabilidade quando Margot sai de casa para cursar a faculdade na Escócia.

josh

(Sim, o Dylan O’Brien seria perfeito!)

É o vizinho da família Song-Covey e o grande amor da vida de Margot. O problema é que ele também é o grande amor da vida de Lara Jean. Cons-tran-ge-dor. Quando as cartas que Lara Jean escreve para seus ex-amores são misteriosamente enviadas aos seus destinatários, Josh acaba recebendo uma… o que deixa os sentimentos do garoto um pouquinho (muito) confusos.

peter

O “parceiro no crime” da Lara Jean. Os dois fecham um acordo: eles fingem que são namorados para enciumar a ex-namorada de Peter e afastar Josh da tentação de correr atrás da nossa protagonista e, com isso, evitar um grande drama familiar. Peter é aquele cara que arrebata o coração de todas as garotas. TODAS. Acredite em mim, ele vai conquistar você também.

reginageorge

Brincadeirinha… Ou talvez não.

Genevieve é a ex-namorada de Peter e ex-amiga de Lara Jean. Não vou entrar em detalhes, mas deixo a dica: ela não facilita muito as coisas para ninguém.

Vou parando por aqui. Se eu continuar, a lista vai ser interminável. Todos os personagens e momentos que Jenny Han criou para este livro são maravilhosos. Tão maravilhosos que esqueci essa bobeira de idade. No final, percebi que Para todos os garotos que já amei não foi escrito para mim, mas para a menina de quinze anos que um dia eu já fui e que ainda existe dentro de mim em algum lugar.

Obrigada, Lara Jean, por me mostrar o caminho até ela novamente.​

Inspire-se em Lara Jean e escreva a sua carta de amor

 

Carol Aguiar é designer na Intrínseca e entre seus passatempos estão ler (muito), colecionar memorabilia nerd, decorar letras de músicas japonesas, assistir Doctor Who e ingerir quantidades perigosíssimas de café da Starbucks.

Comentários

12 Respostas para “Um dia todas já fomos Lara Jean

  1. Olá, Carol!
    Eu comprei “Para Todos os Garotos que Já Amei” alguns dias depois dele ter chegado a maioria das Saraivas do Brasil, eu soube dele pelo site da Intrínseca se eu não me engano, e me apaixonei pelo livro antes mesmo de comprar, me apaixonei apenas pelo enredo. E quando eu comecei a ler, aconteceu o que você disse, amor a primeira frase. Eu simplesmente amo as irmãs Song, principalmente a nossa querida Laranjinha, e claro, sou incondicionalmente e irrevogavelmente apaixonada por Peter K. <3 Acho que me apaixonei por ele sem saber que eu estava me apaixonando, assim como Lara Jean. Eu li o livro no início do ano, em meados de Maio e até hoje eu lembro o que pode ter causado o início da minha paixão por Peter. Veja:
    "De perto, seu rosto não era exatamente bonito, mas angelical. Ele tem a expressão de um Garoto Bonito de outra época. Poderia ter sido um belo soldado da Primeira Guerra Mundial, bonito o bastante para fazer uma garota esperar por ele durante anos, tão lindo que ela seria capaz de esperar para sempre. Ele podia estar usando uma jaqueta preta de couro e dirigindo um Corvette, com a capota abaixada, uma das mãos no volante, indo buscar a namorada para irem a discoteca. A beleza natural desse homem parece saída de um filme antigo."
    Eu amo esse trecho do livro, quando Lara Jean descreve Peter, provavelmente foi aí que comecei a me apaixonar por ele, mas lembro que já tive meu momento Team Josh, mas ele foi curto e considerado insano por mim depois que virei Team Peter, porque eu parei de até mesmo de gostar de Josh, quem dirá achar ele bom para a Laranjinha. Eu soube que no segundo livro (que eu espero muito que você leia também rsrs) "P.S. Ainda amo você" aparece um novo garoto na vida de Lara Jean que pode e irá atrapalhar o romance dela com Peter, eu tenho minhas teorias de que provavelmente é o carinha do acampamento para o qual ela escreveu uma carta e acha que ele não recebeu, na minha teoria alguém do acampamento ligou para ele avisando da carta ou mandou por si próprio e ele tem sim a sua carta e irá voltar para falar sobre a carta com Lara Jean. Eu só espero que ele não vire um pé no saco como Josh e que Peter fique com muito ciúme porque eu o acho muito fofo com ciúmes HGASUAGSAUGSAU. E que ele fique junto de Lara Jean no final, porque eu não consigo não vê-los juntos :3

  2. Também adorei esse livro?
    Tem data prevista para o lançamento da continuação?

  3. Gabriela, a continuação está prevista para o primeiro semestre de 2016! 🙂

  4. O segundo livro tem que sair rápido, estou apaixonada por Lara e Peter….

  5. Amei esse texto cheio de imagem e fiquei com super vontade de ler o livro!

  6. Amo essa história! Não resisti e acabei procurando o segundo livro e o encontrei traduzido.. É uma história emocionante e que te prende a cada parágrafo! Já li o segundo e já estou me matando por dentro de curiosidade se haverá continuaçao sendo que agora que vai ser lançado no Brasil :/

  7. Lara Jean e Peter… é amor pra vida toda!! Apaixonada por eles. Terminei o segundo e queria mais e mais… Top nos livros pra vida!!

  8. Adorei a representação personagens, todos estão perfeitos e nao tem como nao amar Lara Jean e o Peter. Estou lendo P.S. Ainda amo você e estou cada vez mais apaixonada ??

  9. Li o primeiro, o segundo e ja estava pesquisando o terceiro☹️?Só vai sair aqui no Brasil em 2017 (eu acho) ameeei, ameeei cada parte desse livro, chorei em algumas tbm (sou uma manteiga derretida) queria que estivesse um filme sobre o livro, alguem poderia ter a brilhante ideia de patrocinar jenny han para isso?❤️

  10. Peguei o para todos os garotos que já amei na biblioteca da escola e me apaixonei que li em menos de dois dias quando o livro terminou com , querido Peter… eu quase fiz outro rio no Brasil de tanto que chorei para a minha mãe comprar o PS:Ainda Amo Você é adiantou ela saiu cmgo e foi na saraiva e compramos por 35,00 reais
    #amo muito

  11. Acho que só eu sou a estranha apaixonada pelo John. Não que não goste do Peter, tb sou apaixonada por ele. Mas acho o John um fofo. Como ele trata LJ e festa?! De soldado!! Morri naquela parte.

  12. gente, li o ultimo recentemente ai, sempre deixa com gosto de quero mais, deviam fazer uma serie no netflix…ia ser a glória!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *