Bastidores

Seis perguntas para nossa especialista em Magnus Chase e os deuses de Asgard

20 / outubro / 2015

Por Carolina Vaz*

montagemblog_MagnusChase

Ler os livros de Rick Riordan faz uma pessoa ficar entendida em mitologia. Depois de trabalhar em vários deles, essa pessoa já ganha o título de especialista! Foi isso o que aconteceu comigo, e no primeiro livro da nova série do tio Rick, A espada do verão, não foi diferente. A mitologia nórdica é um pouco menos conhecida do que a greco-romana, por isso a equipe do setor infantojuvenil da Intrínseca ficou com muitas dúvidas sobre a história de Magnus. E eu ganhei a árdua (e divertidíssima) tarefa de responder às perguntas delas. Se você também fica confuso com termos como Ragnarök e Midgard, pegue sua caneca de hidromel e me acompanhe nessa.

1) O que os deuses nórdicos têm de especial em relação aos gregos e romanos? Eles são mais calmos ou são tão malucos quanto os outros?

Acredito que eles tenham mais semelhanças do que diferenças. Uma diferença: os deuses nórdicos eram mais voltados para a guerra do que os gregos/romanos. Uma semelhança é que tanto os nórdicos quanto os gregos/romanos acumulavam “títulos”: Thor era o deus dos trovões, relâmpagos e tempestades, mas também dos carvalhos, da força, da cura e da fertilidade, além de ser considerado o protetor da humanidade (por isso ele era tão popular!). Outra semelhança é que nenhuma das deidades podia ser considerada “boa” ou “má”: assim como os humanos, existem vários tons de cinza na personalidade dos deuses, que são capazes de atos de bondade ou crueldade. Acho que é por isso que há várias lendas em ambas as mitologias nas quais os deuses se metem em uma confusão pior do que a outra: em uma das histórias, Thor perde seu martelo, Mjölnir, e precisa se vestir de noiva (óbvio que Loki estava metido nisso!) para recuperá-lo.

tumblr_mvws5fbrsT1rrtza4o5_500

 

2) O Loki do livro é tão charmoso quanto o dos filmes? E o Thor, é bonitão?

giphyPara mim (fã descarada do Tom Hiddleston), Rick se inspirou um pouco no personagem do filme, e muitas vezes me vi imaginando as cenas interpretadas pelo Tom! O Loki da mitologia nórdica é ardiloso e conhecido pela lábia, assim como o do filme, mas alguns detalhes ficaram de fora: Loki tem cicatrizes horríveis no rosto, decorrentes das punições que sofreu. É um personagem bem controverso, pois apesar de causar problemas para os deuses, ele já os livrou de algumas enrascadas usando apenas a sagacidade. Já Thor não era louro e nem andava por aí de barba feita! Ele era ruivo, barbudo e considerado um tanto quanto glutão.

 

 

3) Aprendemos no cinema que Loki e Thor são irmãos, mas parece que isso foi uma adaptação livre. Na mitologia, que lugar eles ocupam e qual a relação entre eles?

Na verdade, Loki é considerado irmão adotivo de Odin.  Ele não faz parte dos aesires — apesar de morar em Asgard — e é um gigante. Ele é retratado nas lendas como companheiro de Thor, acompanhando-o em várias de suas aventuras (muitas delas hilárias!).

tumblr_mb2w1si8GU1rnopdao4_500

 

4) Por que Magnus é chamado de “cria de vanir”? E por que isso parece um xingamento?

Os vanires e os aesires são dois clãs de deuses. Os aesires são deuses da guerra, enquanto os vanires são relacionados à natureza. Em uma mitologia mesclada com tantas batalhas e guerras quando a nórdica, ser considerado um deus da natureza não era lá grande coisa.

tumblr_m2naktqnaM1r1528ko1_500

Kurt ou Magnus? Magnus ou Kurt? S2

5) Qual é a relação dos nove mundos com o Ragnarök na mitologia nórdica?

O Ragnarök é o Juízo Final nórdico, quando os exércitos dos deuses e dos gigantes (essa treta é antiga…) se encontrarão para lutar uma última vez. Ele envolve a destruição da Yggdrasill, a Árvore da Vida que sustenta os nove mundos (inclusive o nosso mundo, conhecido como Midgard). O Ragnarök está fadado a acontecer, mas ele pode ser atrasado. É papel dos deuses e dos outros seres que vivem na Yggdrasill (anões, elfos etc.) tentar impedir que alguns eventos que o deflagrarão aconteçam, mas não é isso que Loki e os gigantes querem…

3c87e7ebe2070d72_Loki

 

6) O que é Valhala? Ir pra lá é um bom negócio? 

Valhala é para onde os heróis mortos em batalha são conduzidos para compor o exército de Odin no Ragnarök. Com certeza há destinos muito piores do que ir para um salão onde podemos comer nossas comidas preferidas e beber hidromel todas as noites num grande banquete hahaha! Por exemplo: se a pessoa tiver uma morte desonrosa (devido à velhice, a doenças ou à maldade) pode ir parar em Helheim, um mundo de escuridão e gelo bem depressivo, por toda a eternidade…

9ee6e65aa169b57a56d765b3ec3c2b75

 

link-externoLeia também: 9 fatos inusitados sobre Magnus Chase

Carolina Vaz, 24 anos, é editora assistente no setor infantojuvenil da Intrínseca. Adora bonecos cabeçudinhos, livros YA e filmes de terror, fantasia e super-heróis. Não necessariamente nessa ordem.

Comentários

2 Respostas para “Seis perguntas para nossa especialista em Magnus Chase e os deuses de Asgard

  1. Segundo eu li Thor era loiro cabelos longos longos e barbudo,eLiki cometeu uma traição e Oddin o baniu para o mundo baixo ou seja o Inferno e sim ele era irmão do Thor

  2. uma coisa que eu acredito que não entenderam ou talvez o Rick Riordan não tenha explicado no livro é que, se vc foi em toda a sua vida uma má pessoa, mas morreu sem fraquejar, e de modo que defendesse o que acreditava (por exemplo, que “os fins justificam os meios”, ou “o crime compensa…” sda) você vai para o Valhala, porque tudo isso seria sinais de bravura, e portanto, Odin aceita e permitiria sua entrada…

    e sim, Loki era um gigante, algumas histórias ate o colocavam como sendo um jötun meio do fogo e meio do gelo, mas há contradições… dsa e sobre ele ser irmão de Odin (adotado ou de sangue), não se tem muitas informações, eu já pesquisei, mas não achei nada concreto ou de sites especializados… 🙁 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *