Míriam Leitão

Como será a população brasileira no futuro? Já há respostas

5 / outubro / 2015

Miriam_LeoAversa05

Foto: Leo Aversa

A população brasileira está vivendo o prolongamento da vida. De 1960 a 2010, a expectativa de vida aumentou 22 anos. O brasileiro está vivendo mais e outras transformações profundas já estão acontecendo na demografia e continuarão nas próximas décadas.

No século XIX a população aumentou cinco vezes no Brasil, no século XX multiplicou por dez. Agora será o primeiro século da nossa história em que a população vai diminuir e ficar mais velha. Em 2010, havia 3 milhões de brasileiros com 80 anos ou mais; em 2050, haverá 13 milhões. Se o país se preparar para isso, no plano individual e coletivo, poderá chegar lá com muita gente como a dona Aida, uma advogada gaúcha de 93 anos que vai todo dia ao escritório, tem vida independente e é uma pessoa fascinante.

Com números, projeções de demógrafos e histórias de vida, conto em História do Futuro como será o futuro da gente no Brasil. Um país que tem uma população que não é grande demais que seja um peso, nem pequena demais que seja um limitador.

No futuro, haverá menos crianças. Para se ter uma ideia, se a gente comparar o cenário para 2050 com o que foi encontrado pelo IBGE em 2010, o Brasil terá 10 milhões a menos de crianças de zero a quatro anos.  O grupo de brasileiros em idade escolar já está encolhendo.

Bom, tudo isso afetará a vida das famílias e do país. O Brasil tem tarefas urgentes para se preparar para essas mudanças. No capítulo sobre demografia do livro, mostro que a hora de pensar sobre o que vamos fazer nesta etapa da nossa vida é agora, quando a maioria da população ainda é de jovens.

Infografico_HistFuturo2

Leia um trecho História do futuro, leitura obrigatória para quem deseja conhecer em profundidade as perspectivas para o país.

Leia o artigo anterior de Míriam Leitão: Brasil: potência ambiental e grande produtor de alimentos

Comentários

Uma resposta para “Como será a população brasileira no futuro? Já há respostas

  1. Querida Miriam, sou sua admiradora. Há um tempo atrás , li o artigo da Revista National Geographic que já alertava sobre o envelhecimento da população brasileira, pois a grande queda da natalidade já tinha sido detectado se não me engano , pela última pesquisa do IBGE. Essa diminuição de nascimento de crianças têm sido uma surpresa para um país jovem como o Brasil, se comparado aos países mais desenvolvidos, já que não foi realizado nenhum programa intensivo para diminuir a natalidade.Daí, a minha preocupação em planejar para viver um futuro com saúde, para não depender muito do SUS, pagar o GPS mensalmente, além do Plano de Previdência Privada. Acredito que, daqui para frente, o mercado de trabalho terá que abrir as portas para as pessoas aposentadas cada vez mais , devido à falta de jovens. O que o nosso governo pensa à respeito? Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *