Maurício Gomyde

Oito filmes que não vão fazer você passar vergonha por recomendar a leitores obcecados pelo livro

9 / setembro / 2015

Lista criada por Pedro Diniz, protagonista de Surpreendente!, novo romance de Maurício Gomyde, que acredita que cinema, música e literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie.

gone_girl

“O livro é muito melhor do que o filme”. Essa provavelmente é uma das frases mais proferidas no trajeto entre a poltrona e a saída da sala dos cinemas mundo afora. Isso acontece principalmente no caso de livros que têm leitores obcecados, do tipo que não admitem, sob qualquer hipótese, que algo saia fora do script do que leram.

A questão é que cada vez mais o cinema bebe da fonte literária e as comparações serão inevitáveis. Os best sellers literários já vêm com a promessa de o filme se tornar blockbusters, pois ao menos a trama já foi testada e aprovada. O que não garante sucesso, claro. O roteirista e o diretor podem destruir uma obra ou, de forma mais rara, até “melhorá-la”. No fundo, acho que não se pode esquecer que o filme é o olhar daquele diretor sobre a história. É uma visão particular, e se a adaptação caísse em outras mãos certamente o filme seria outro. Um diretor pode ressaltar algum ponto que não o mais amado pelos leitores. Outro diretor pode escolher a trilha sonora “errada”. Um terceiro talvez escolha atores que não representam com fidedignidade os personagens do papel. Sei lá, é tudo questão de gosto, percepção. Tudo no detalhe.

A literatura e o cinema são dois suportes diversos, duas linguagens. O que funciona no papel não necessariamente funcionaria na tela, e vice-versa. De toda forma, há algumas adaptações que são realmente boas e você não passará vergonha com os amigos obcecados se as recomendar.

Assim sendo, segue minha brevíssima lista dos “Oito filmes que não vão fazer você passar vergonha por recomendar aos leitores obcecados pelo livro”.

 

1 – Clube da Luta – de Chuck Palahniuk.

clube da luta

Um soco na boca do estômago do consumismo, da sociedade fútil, da vida vazia. Tanto o livro quanto o filme são esse soco doído.

 

2 – Trilogia Senhor dos Anéis – de J. R. R. Tolkien.

Elijah Wood portrays Hobbit Frodo in a scene from the film "The Lord of The Rings The Fellowship of The Ring" in this undated publicity photograph. The film received four Golden Globe nominations, including Best Drama Motion Picture, in Beverly Hills, California December 20, 2001.

Os três são filmes muito bons, o universo de Tolkien foi magistralmente levado à tela. A quantidade de Oscars obtida pela trilogia (17) não foi à toa.

 

3 – A culpa é das estrelas – de John Green.

a culpa é das estrelas

Quando terminei este livro, torci para que não fizessem um filme, pois me parecia bom demais e certamente iam enterrar sua magia. Mas fui obrigado a me render, porque o filme é realmente muito bom.

 

4 – Um sonho de liberdade.

um-sonho-de-liberdade1

Baseado em uma novela de Stephen King, chamada Rita Hayworth and Shawshank Redemption. É meu filme favorito de todos os tempos.

 

5 – O poderoso chefão – de Mario Puzo.

o poderoso chefao

Esse dispensa apresentações. Tudo o que foi dito a respeito já indica a importância da obra. O livro é perfeito. Quem não leu, faça o favor de ler.

 

6 – A menina que roubava livros – de Markus Zusak.

THE BOOK THIEF

Admito, admito. Nesse caso, eu assisti primeiro ao filme e só depois fui para o livro. Foi um caso reverso de constatação, de que o livro era tão bom quanto o filme.

 

7 – As vantagens de ser invisível – de Stephen Chbosky.

THE PERKS OF BEING A WALLFLOWER Ph: John Bramley © 2011 Summit Entertainment, LLC. All rights reserved.

Se eu fosse escritor, queria ter escrito este livro e composto o personagem Charlie (que personagem!). O filme é muito bom, podem assistir sem medo.

 

8 – Garota Exemplar – de Gillian Flynn.

garota exemplar

Foi um caso único em que fui lendo o livro e assistindo ao filme ao mesmo tempo (sim, isso é possível!). Eu não tinha terminado ainda o livro e comecei a assistir ao filme. Quando chegou na parte em que eu estava lendo, parei de assistir e voltei ao livro. Li até o fim, então terminei o filme. A atuação de Rosamund Pike é memorável e arrepiante, em todos os sentidos.

 

Leia um trecho de Surpreendente!
Confira também: Cinco filmes que te deixam leve como uma plama

Comentários

77 Respostas para “Oito filmes que não vão fazer você passar vergonha por recomendar a leitores obcecados pelo livro

  1. Acho que deveria incluir na sua lista Orgulho e Preconceito. ..nao sei dizer se amo mais o livro ou o filme…e a fotografia do filme me faz querer ser Elizabeth Bennett só pra poder caminhar pelo setting. Abs.

  2. Gostei da lista, somente no item 4 que achei sacanagem citar, afinal o filme e praticamente uma réplica do livro. Adicionaria O diabo veste Prada no lugar, o filme superou todas as expectativas do livro.

  3. Adorei o iluminado tbm, mesmo mudando o foco do personagem principal, onde no livro era na verdade o hotel, foi tão fantastico quanto o livro. Agora o caso de um filme que superou o livro: Psicose

  4. Também aconteceu comigo de assistir primeiro o filme ( no caso da Menina Que Roubava Livros) e só depois ler o livro, deixando me com a conclusão de que a adaptação é mais emocionante que o livro com as mortes de alguns personagens. Já em As Vantagens de Ser Invisível, até agora só li o livro ^^ .

  5. Bom quanto ao item 6 da lista li o livro e depois fui ver o filme na minha opinião o livro é melhor que o filme pois o mesmo omite alguns fatos que acho de relevância não que o filme seja ruim mas pro meu gosto o livro é melhor.

  6. Maurício!!
    Ganhei uma promoção onde a personagem principal do teu livro teria meu nome e, ao ser lançado, ganharia um exemplar.
    Sei que meu nome não é dos mais belos, mas tô esperando minha promessa se cumprir .-.

  7. Dos livros/filmes acima, eu li e assisti “A Menina Que Roubava Livros” e, sem dúvida alguma, o filme, assim como o livro, está de parabéns! Ótima adaptação! Já “A Culpa É Das Estrela”, com dor no coração, confesso que abandonei quase no meio, mas tenho certeza de que deve ser muito bom também. Ah, e obrigada pelas dicas!

  8. Dos livros listados que eu li, a adaptação pro cinema foi uma bosta. o livro tem bem mais detalhes importantes sobre a história… lista muito mal feita alias, a culpa é das estrelas??? por favor né, chamar isso de livro.

  9. Concordo em número,gênero e grau.Principalmente em se tratando de As Vantagens de Ser Invisível,mas todos os outros são excelentes adaptações !!! Valeu à pena conferir a lista !!

  10. Amei a lista, apesar de não ter assistido todos. Um Sonho de Liberdade também é meu filme preferido de todos os tempos e sou louca para ler o livro.

  11. a trilogia millenium. recomendo sempre, os livros, os filmes. sublimes.

  12. Também assisti o filme “a menina que roubava livros” primeiro só ai fui ler o livro e não me decepsionei

  13. Sem dúvidas essa lista ta certinha, o caso de Garota exemplar aconteceu comigo, eu li vendo o filme e amando, mudaram poucas coisas, e tudo ficou perfeito.

  14. No caso de A Culpa é Das Estrelas discordo um pouco. O livro foi muito mais emocionante que o filme. Faltaram algumas cenas no filme, cenas pesadas e que acredito até por isso não apareceram. Mas creio que pra quem leu o livro sentiu falta.

  15. Discordo quando se refere ao filme e ao livro A Menina que Roubava Livros. O filme é bom sim, é uma obra fantástica, mas deixa a desejar quando se trata de toda a trama do livro. Talvez tenha essa visão por ter lido depois, mas eu que sou apaixonada pelo livro muito antes do filme ser lançado, acho que deixou um pouco a desejar. Agora, quanto A Culpa é das Estrelas e As Vantagens de ser Invisível, os filmes são bons, e conseguem chegar muito próximo da realidade do livro, realmente.

  16. Concordo com vc. Tem adaptações que valem a leitura. Ha filmes inspirados em livros, esses é bom lê, mas o cinema tem tido um cuidade maior para um público exigente. Afinal, nós é que iremos assistir ou não. Depende das críticas que acompanhamos na maioria das vezes, para q não desperdessemos o nosso tempo, tendo tantos outros conteúdos de qualidade. Desses acima o q mais gostei foi garota exemplar. 🙂

  17. Amei a lista. A Menina que Roubava Livros é perfeito tanto no filme quanto no cinema. Garota Exemplar também. Não vi ainda Um Sonho de Liberdade, mas parece bom.

  18. Não concordo com a culpa é das estrelas, o filme é bem inferior ao filme, sem falar que foram retiradas partes importantes do livro e mudaram alguns pontos.

  19. “O lado bom da vida’ deveria com certeza estar nessa lista!!

  20. Laranja Mecânica tem um livro ótimo, mas ouso dizer que o filme é melhor.

  21. No caso de A Menina que Roubava Livros achei o filme até mais emocionante do que o livro. O Poderoso Chefão é um clássico no cinema só que não li o livro. Garota Exemplar é favoritíssimo nos dois formatos. Quero ler ainda o Clube da Luta (não vi nem o filme) e o Sonho de Liberdade.

  22. Tinha lido A Menina que Roubava Livros antes do filme, o livro é bem mediano e odeio a premissa de quem narra. O filme é até + divertido por ser rápido já que a história não pede atenção aos detalhes. Logo filme > livro nesse caso.

    Um sonho de Liberdade = melhor filme do mundo por voto popular no imdb e vc vai ter vergonha de recomendar? O mesmo vai para O Poderoso Chefão, segundo melhor filme do mundo (imdb).

    Senhor dos anéis. O que o livro faz melhor é explicar o poder do anel, sem parecer q Frodo é um fracote precisando tomar Dramin. Mas se ver seu livro favorito levar 11 oscars é ruim, vai lá ser fã de quarteto fantástico.

    Garota Exemplar e as vantagens de ser invisível são outros 2 filmes lindos.
    Quem fez essa lista sofre do caso de “primeira vez q vc tem contato com a história é sempre a melhor”
    Então pra mim Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
    versão sueca é melhor do q o livro (q li) e melhor do que o filme americano (q assisti tb).

  23. Só não concordo com “A Culpa é das Estrelas” achei o filme fraco e sem emoção,o livro nos leva mais a pensar sobre a vida

  24. Li, e vi, quase todos na lista. E sempre leio antes de assistir o filme. Minha mãe era dona de uma livraria, portanto em meus 50 anos, já li milhares de livros, literalmente. Gostaria de adicionar um: The Silence of the Lambs (Silencio dos Inocentes). Livro espetacular, filme melhor ainda (ganhou os “Big 5” dos Ocsars em 1991, somente o terceiro filme a fazer isso…)

  25. Excelente ideia a sua. Quando você for publicar uma outra lista com filmes um pouco mais antigos, sugiro incluir Laranja Mecânica, Blade Runner, O Estranho Mundo de Garp, O Colecionador. Lembrei desses assim de estalo. Valem muito a pena, tanto na tela quanto no papel.

  26. Faltou Harry Potter!!! Um dos melhores livro/filme que eu já assisti/li.

  27. O filme “A menina que roubava livros” distorce muitos dados do livro brilhante de Markus Zusak. Pra começar, de onde o diretor do filme tirou que Liesel era loira??? Liesel é morena no livro. Acho que poderia manter a fidelidade em aspectos físicos. Além disso, a morte ñ personificada no filme empobrece a história. O mais legal do livro é ver a morte com algumas características humanas: ela é irônica, debochada e às vezes até se emociona. Colocá-la no filme como uma simples voz deixou a história pobre.

  28. Li “O lado bom da vida” depois de assistir o filme e foi aí como ficou evidente p mim que o filme ´só a ponta do iceberg. O que falta não é fidelidade ao livro, é profundidade, o filme muito superficial, passa muito rápido.

  29. Maurício, adorei sua lista e concordo com quase todos os filmes. A culpa é das estrelas conta a história de uma pessoa com câncer, no próprio livro fala inúmeras vezes, e colocam uma protagonista bronzeada pro papel. Nada contra a atriz só que teoricamente ela deveria representar alguém com câncer, não que tivesse saído de uma praia

  30. Na minha opinião.. A melhor adaptação de livros para filme foi: Perfume – A história de um assassino. O filme é exatamente tão bom quanto o livro, e fizeram com tanta perfeição em comparação com a obra… É fantástico!!

  31. Gostei da lista! Achei A culpa é das Estrelas fraquinho (filme) e incluiria Desejo e Reparação, filme baseado no livro Reparação de Ian McEwan (maravilhosos, estão no meu Top 3).

  32. A menina que roubava livros… Trata-se da alemanha nazista.. No livro narra com todos os detalhes a triste e pobre epoca em que se passou a historia!! Ja o filme foi transformado em em filminho de adolescente com pessoas limpinhas e bem vestidas!! Livro incrível com uma péssima adaptação para as telas!

  33. Eu acrescentaria O Lado Bom da Vida o filme e o livro são iguais apenas no título , eu particularmente prefiro o livro.

  34. O lado bom da vida, orgulho e preconceito, millenio muito bom tds tanto filmes como livros. Quanto aos citados ainda falta um. Mas sem dúvida concordo ?

  35. Eu não gostei do filme A menina que roubava livros, achei bem mais ou menos comparado ao livro. Sendo bem sincera nunca consegui assistir um filme inteiro de O senhor do anéis, porque eu durmo ou quase entro em coma, não consigo, tentarei ler pelo menos os livros. O livro A culpa é das estrelas, li porque ganhei e sinceramente achei que não é essa coca cola toda não, o povo falou demais e pra mim o livro é bom, mas nada de muito espetacular. Clube da luta e Um sonho de liberdade, só assisti aos filmes, muito bons. Os outros três não li nem o livro e nem assisti ao filme, mas ainda pretendo.

  36. Não esqueçam de “Um Dia” melhor adaptação cinematográfica!

  37. gostei da lista! faltou só O diario de uma paixão! eu já era completamente apaixonada pelo filme que já vi umas mil vezes mas o livri é tão bom que já li 3 vezes mas se tivesse que escolher entre eles, não saberia dizer qual eu prefiro mais! 😉

  38. Outros dois que achei o filme tão bom quanto o livro foram “Entrevista com o vampiro” e o maravilhoso “Papillon” além do Laranja Mecânica que já foi citado.

  39. Acrescentaria os filmes baseados nas obras da Jane Austen… Por vezes o filme chega a ser melhor que os livros (admito isso, mesmo que ame os livros)…

  40. Apesar de ter amado algumas adaptações citadas, ainda acho que nada supera o livro! Das adaptações que assisti e não estão nesta lista, mas também recomendo estão sem dúvida “Orgulho e Preconceito”, “Senhor dos Anéis”, os brasileiros “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Capitães de Areia”, de 2011. E por aí vai… Ótimas adaptações, que vale a pena assistir, mas que não superam o livro original!!!

  41. Você quis dizer: Discordo completamente do item 6. O filme é muito ruim. Não se compara com o livro. Nunca, nunca. Vou firgi que não li isso. :/

  42. Dessa lista, a melhor adaptação é, sem dúvida, a de O Poderoso Chefão. Faltou Razão e Sensibilidade (roteiro de Emma Thompson).

  43. Assisti e li o livro de quase todos acima e concordo plenamente.Preciso urgentemente conhecer Pedro Diniz!!!

  44. A trilogia millenium faltou nessa lista. Os livros são sensacionais e os filmes na versão sueca excelentes… Recomendo também 🙂

  45. Concordo com quase todos, a exceção do Garota Exemplar… O filme tem a primeira parte do filme se arrasta, só quando você descobre o que realmente está acontecendo que o ritmo melhora, daí o filme acaba 🙁

  46. Concordo com quase todos, a exceção do Garota Exemplar… A primeira parte do filme se arrasta, só quando você descobre o que realmente está acontecendo que o ritmo melhora, daí o filme acaba 🙁

  47. Eu acrescentaria dois títulos a essa lista: “O Leitor” e “O Menino do Pijama Listrado”. ” Um Sonho de Liberdade” é dos filmes favoritos,e confesso que não sabia que havia um livro, vou lê-lo com certeza.
    Agora, na minha humilde opinião existe um clássico da literatura/cinema americano que merecia encabeçar essa lista: “A Cor Púrpura”. O livro é duro e ácido, e tinha que ser, pela complexidade do tema abordado. O filme, sem perder a dureza da história, consegue ser trágico, cômico e emocionante. Melhor filme do Spielberg sem sombra de dúvidas! Sempre me emociono em diversas cenas, super recomendo!

  48. Poderia incluir um brasileiro, o filme “Olga” não deixou nada a desejar em relação ao livro.

  49. Pode adicionar a essa lista também “O lado bom da vida” ótimo livro

  50. Não concordo com esta lista, só em pequena parte. Onde está, por exemplo, a perfeição que é DESEJO E REPARAÇÃO, adaptado de Ian McEwan? A melhor adaptação de um livro para cinema é OS INOCENTES, baseado em A VOLTA DO PARAFUSO, de Henry James. Talvez, por você ser de uma nova geração, não o tenha visto. Mas é simplesmente perfeito.

  51. Como assim “o lado bom da vida”? Eles mudaram até a música q Pat e Tiffany dançam na apresentação! Acho q os atores fizeram o filme ficar bom mas de modo algum se parece com o livro como os que foram mencionados lá em cima.

  52. Não com cordo com A menina que roubava livros, o filme é mto fraco e o livro me few chorar… Não consegui sentir a emoção e a história ficou meio sem começo ou fim…

  53. Òtima lista, eu acrescentaria Orgulho e Preconceito ai também!

  54. Não poderia deixar de comentar sobre O Leitor. O filme, baseado no livro de Der Vorleser tem uma atuação impecável de Kate Winslet, é tão bom, quiça melhor, do que o livro.

  55. As vantagens de ser invisível. Nem o filme, nem o livro recomendaria. Comecei a ler o livro ee nem me dei ao trabalho de terminar, muito adolescente. Como não gosto de parar um livro no meio, assisti ao filme, totalmente desinteressante, não prende a atenção. Agora em relação a Menina que roubava livros, me apaixonei pelo filme, simplesmente fantástico, mas o livro nem consegui terminar de ler ainda.

  56. Nao goatei da adaptação de A menina que roubava livros, sai do cinema com raiva.

  57. Sempre uso essa frase e esse ano usei para o filme cinquenta tons de cinza, o livro é mil vezes melhor que o filme sem dúvidas. .

  58. Adoro o filme “A menina que roubava livros”, mas o filme está bem aquém do livro, só o fato de terem traduzido ao nome da rua Himel para o inglês já acabou com a proximidade com a cultura. Acho que em seu lugar colocaria “Veronica decide morrer”.

  59. Sinceramente o filme “o lado bom da vida” ficou totalmente diferente do livro, eu como leitora me senti extremamente ofendida.

  60. Como dizer que o filme “a menina que roubava livros “.
    quando terminou o filme eu fiquei extremamente braba . . Grandes momentos do livro foram deixados de fora..
    o filme não trouxe 5 % da emoção. .. tristeza que o livro desperta…

  61. Discordo de A Menina Que Roubava Livros, a adaptação ficou péssima 🙁

  62. As Vantagens de Ser Invisível è um livro maravilhoso, li antes de ver o filme. Quando decidi ver o filme, resolvi ir relendo o livro e assistindo ao mesmo tempo pra ver se ficou muito diferente e pra minha alegria, o filme ficou super fiel ao livro.

  63. Ótima seleção. Outro exemplo seria “Um olhar do Paraíso”, simplesmente fantástico. “Desejo e Reparação” é um desses filmes/livros que nos acompanham pela vida.

  64. Jogos Vorazes também ficou bom… Já O Lado Bom da Vida, foi um ultraje :'(

  65. Insustentável leveza do ser também são tão bons o livro como o filme.

  66. Parabéns pela matéria! Com certeza são ótimas adaptações. Eu acrescentaria à está lista o super mega filme À Espera de Um Milagre! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *