Míriam Leitão

Brasil: potência ambiental e grande produtor de alimentos

28 / setembro / 2015

Foto: Leo Aversa

Foto: Leo Aversa

O patrimônio ambiental do Brasil é maior do que muita gente tem em mente. Todo brasileiro sabe que somos grandes em biodiversidade, mas poucos se dão conta de que somos o maior do mundo. Quem me deu essa noção exata foi o presidente da Conservation International, Russell Mittermeier. Ele me disse que 18 países, entre os mais de 200 do mundo, têm, sozinhos, 70% da biodiversidade do planeta. O Brasil é o primeiro do grupo.

O século XXI precisará dessa herança. Em tempos de mudança climática, na época da bioeconomia, nossos vários biomas serão cada vez mais preciosos. No maior deles, a Amazônia, foi desmatada em 20 anos uma área equivalente aos territórios somados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Infografico_HistFuturo

A boa notícia é que nós sabemos como reduzir o ritmo de desmatamento, e isso foi feito nos últimos anos. Houve um retrocesso recente, mas o Brasil já sabe o que dá certo no esforço de proteger sua riqueza. No livro História do Futuro — O horizonte do Brasil no século XXI, conto como se formam as alianças da conservação e como age o grupo que quer destruir. Eu visitei a Amazônia e conversei com especialistas para trazer um olhar novo sobre essa decisiva questão. E se você está preocupado em como conciliar conservação com agronegócio, pode ir até o capítulo da agricultura, onde mostro casos de produtores que têm aumentado a produção, sem desmatar. Olha que dado incrível: o Brasil tem de pastos abandonados uma terra do tamanho da Alemanha e do Reino Unido somados.

Nosso futuro será, ao mesmo tempo, de fonte de biodiversidade e de fornecedor de alimentos. Se formos sábios, não precisaremos escolher entre as duas vocações. Confira no História do Futuro.

link-externo

Leia a entrevista com Míriam Leitão

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *