Míriam Leitão

Viver entre livros e pessoas

12 / agosto / 2015

Miriam_LeoAversa05

Recebi um e-mail de um leitor que me fez pensar sobre a vida de escritor. Ele começava dizendo que estava na metade de História do futuro, e completava: “Obrigado pelo livro. Era a dose de otimismo que eu precisava como contraponto a todos os problemas sociais e econômicos que estamos vivendo no Brasil. Comprei meu exemplar assim que descobri que estava disponível na livraria.” Depois de avaliar algumas ideias, avisou que o livro repousará em sua cabeceira em companhia do anterior que escrevi, mesmo depois que acabar de ler.

Fiquei pensando na sorte de ser escritora e de poder descansar em cabeceiras, levar alguma ideia que desperte, acalme, alegre ou inquiete. Recebo dos leitores de Tempos extremos mensagens sobre os personagens.  Eles falam com intimidade de  criações da minha imaginação, como Paulina, Bento e Larissa. Isso é meio mágico.

Em um livro de não ficção o natural é que o lado racional do leitor seja estimulado em vez da emoção. Descobri que não é bem assim. Há vários tipos de reação. A neta de uma das pessoas cuja história está no livro chegou chorando na fila de autógrafos do lançamento ocorrido em São Paulo. Após um longo e emocionado abraço, ela me disse que, ao ler o depoimento da sua avó Aída, pensou que a partir de então ela estaria sempre lá no livro. Enquanto eu escrevia sobre as novas tendências demográficas, busquei alguém para ilustrar o que eu estava falando. Soube da D. Aída, exemplo perfeito de longevidade com qualidade. Valéria Maniero, da equipe que trabalhou comigo no livro, a localizou e entrevistou. Aos 93 anos, a gaúcha está saudável e ainda exerce a profissão de advogada. Ontem a neta me mandou um pequeno vídeo em que D. Aída anda pela Cidade Baixa de Porto Alegre declamando Mário Quintana e falando o quanto ama a vida. Viver assim entre personagens reais e inventados é o privilégio do escritor.

link-externo“É possível pensar no futuro”, confira a entrevista com Míriam Leitão

Eventos de lançamento de História do Futuro 

12/08, quarta-feira, no Rio de Janeiro
Horário: 19h30
Local: Livraria da Travessa Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Mello Franco, 290 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ
Confirme sua presença

20/08, quinta-feira, em Brasília
Horário: 19h30
Local: Livraria Cultura Shopping Iguatemi
Endereço: Shin Ca 4 lote A – Lago Norte, Brasília – DF
Confirme sua presença

Leia um trecho de História do futuro
Confira a participação de Míriam Leitão na Bienal do Livro Rio

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *