Maurício Gomyde

Surpreendente! não é filme, mas poderia ser

19 / agosto / 2015

caixa_surpreendente_junto

Surpreendente! não é filme. Não foi trabalhado como roteiro, não tem produção de arte, montagem ou finalização. Também não tem trilha sonora, o som vem do papel. Não há efeitos especiais mirabolantes, nem controle de luz, muito menos câmeras digitais ou filtros que mostram ao leitor a exata textura da cena.

Surpreendente! é livro e homenageia seu irmão, o cinema. Livro e filme são assim: uma mesma família. O primeiro é bem mais velho, porém rejuvenesce constantemente. O caçula, cada vez mais rico em recursos, transforma as ideias do primogênito em algo visualmente crível. A todo instante livros são adaptados para as telonas – fonte inesgotável de inspiração. O mais velho a gente curte sozinho, o mais novo pode ser uma experiência coletiva. Cada um na sua.

Confesso que, depois de finalizar a história de Surpreendente!, deu aquela vontade de algum dia ver se ela funcionaria no cinema. Quem seriam os atores? Onde seria filmada? Por quem? Qual seria a trilha? Bom, entra aí boa dose de sonho. E quem é capaz de impedir grandes sonhos?

De toda forma, uma coisa já tenho: um bom elenco. Aqui estão os protagonistas:

personagens 3Pedro Diniz: um jovem cineasta plenamente convencido de que possui a missão de ajudar pessoas por meio de sua arte. Mesmo quase cego, ele produz filmes divertidos e apresenta obras inspiradoras no Subcultural, o último cineclube de São Paulo. Também aluga do próprio bolso, para os clientes mais humildes da videolocadora onde trabalha, clássicos que podem “fazer alguma diferença” em suas vidas. Seu grande sonho é vencer o maior prêmio do cinema brasileiro.

Cristal: a ruiva dos olhos de cor chartreuse. Garçonete do Cultural. Estudante de física nuclear, está se especializando em determinar a idade de fósseis e de obras de arte antigas. Acha que se você passar toda a vida sem fazer algo excepcional por alguém, viver não terá valido a pena. Pedro sentiu exatamente isso por ela.

Fit: o melhor montador de filmes que Pedro conhece e a única pessoa que ele pode chamar de amigo de verdade. É fanático por animações antigas e quase todas as suas frases de efeito são baseadas nesses grandes clássicos, como Pernalonga, Hardy e Dick Vigarista. Se for necessário aprontar loucuras para realizar o maior road movie de todos os tempos, ele sempre estará a postos.

Mayla: “A menina mais criativa de toda a região.” Fit acha que ela é uma coisinha fofa, e Pedro considera um absurdo alguém, em pleno século XXI, chamar uma menina linda de “coisinha fofa”. Trabalha como caixa no Cultural, mas nunca bebeu. É engraçada, acabou de fazer dezoito anos e não se lembra do nome de quase nenhum filme.

Os quatro vão formar a equipe de cineastas mais improvável de todos os tempos. E vão cair na estrada para tentar realizar um grande filme sobre as oportunidades que o mundo coloca na vida das pessoas. Não vai ser fácil, nunca é. Mas será impossível impedi-los. Mesmo a estrada sendo longa, os quatro concordam com o velho poeta: “Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.”

link-externoLeia um trecho de Surpreendente!

Tags , .

Comentários

10 Respostas para “Surpreendente! não é filme, mas poderia ser

  1. Muito bom os ensaios sobre vo novo livro de Maurício Gomyde. ..Ansiosa pra ler!!!!!!

  2. Cada dia mais a fim de ler este livro. Estou certo de que vou me surpreender.

  3. O título do livro é forte como de um filme, tem impacto. A sinopse que nos foi apresentada nos deixa ansiosos, tal como um filme que irá estrear. O autor já sabemos que é fantástico.
    Ansiosa pra chegar meu exemplar e devorar.
    Ni

  4. Uau!

    Estou ansioso e louco para ler “Surpreendente”, afinal, já li outro livro do Maurício e gostei demais, neste com certeza não será diferente! 🙂

    Sucesso ao escritor e à Intrínseca! \o/

    Abraços!
    @danyblu

  5. Amei esse livro com todo o meu coração. Um dos melhores que li na vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *