Bastidores

O fascínio das road trips

14 / agosto / 2015

Por Carolina Vaz*

image

As road trips são muito abordadas em diversos livros e filmes, mas o que faz delas um assunto tão interessante? Será a promessa de aventura? De conhecer pessoas novas e interessantes? Ou quem sabe acompanhar o amadurecimento dos personagens conforme os quilômetros passam? Eu não sei você, mas o que me faz adorar road trips, sejam a pé ou de carro, atravessando o país ou apenas um passeio para outra cidade, é que a jornada costuma ser tão ou mais interessante do que o destino final.

untitledEm Mosquitolândia, Mary Iris Malone decide fugir da casa do pai e da madrasta para reencontrar a mãe, que a menina acabou de descobrir que está doente. Levando apenas a mochila e algum dinheiro, ela embarca em um ônibus com destino a Ohio, a mais de mil quilômetros de distância. Como gosta muito de escrever, começa a registrar tudo em seu diário: as pessoas que conhece pelo caminho (tanto heroicas quanto vilanescas), os lugares que visita e as conclusões a que vai chegando ao longo da viagem para encontrar a mãe e seu verdadeiro lar. Alguns de seus companheiros ficam pelo caminho; outros a acompanham até o fim, e, em meio a trancos e barrancos, são eles que a fazem mudar seu jeito de encarar o mundo e a si mesma.

Se você é como eu e também adora uma boa história de road trip, veja abaixo outros exemplos que vão deixá-lo com vontade de fazer as malas:

 

1. Pequena Miss Sunshine

Uma comédia sobre uma família bem disfuncional e excêntrica que cruza o país em uma Kombi para que a filha mais nova participe de um concurso de beleza. Uma viagem cheia de risadas e grandes reviravoltas, que vai mudar essa família para sempre.

tumblr_mqmw454W4Z1rdqbfro1_500

 

2. Quase famosos

William, um adolescente de 15 anos, é convidado pela revista Rolling Stone a escrever uma matéria sobre uma banda de sucesso do momento. A partir daí, ele se une aos integrantes da banda Stillwater em sua primeira turnê pelos Estados Unidos e William acaba se envolvendo com a banda e participando ativamente do cenário do rock nos anos 1970.

tumblr_mhfdc6blaJ1qg4blro1_500

 

3.Cidades de papel

Com a ajuda dos amigos, Quentin embarca em uma viagem no encalço da misteriosa Margo, sua amiga de infância e primeiro amor, mas acaba encontrando muito mais do que estava esperando.

tumblr_nsgwc8H1YI1uz39ybo1_540

 

4.Crossroads: amigas para sempre

Filmes da sessão da tarde também têm vez! Com atuação de Britney Spears e de Taryn Manning, a Caipira de Orange is the New Black, três amigas de infância se reúnem e partem em uma road trip pelo interior dos EUA para tentar resgatar o verdadeiro valor da amizade.

brit

 

5. Diários de motocicleta

O filme mostra a viagem que Ernesto “Che” Guevara e seu amigo Alberto Granado fizeram pela América do Sul na década de 1950, antes da Revolução Cubana. Essa viagem em uma motocicleta caindo aos pedaços abriu os olhos de Guevara e transformou o mundo.

tumblr_lh3fgpokKA1qaah6ao1_500

 

Carolina Vaz, 24 anos, é editora assistente no setor infantojuvenil da Intrínseca. Adora bonecos cabeçudinhos, livros YA e filmes de terror, fantasia e super-heróis. Não necessariamente nessa ordem.

Comentários

4 Respostas para “O fascínio das road trips

  1. Gostaria de saber quando vão mudar a capa do livro “Ana e o beijo francês?? ” há e amei o ISLA E O FINAL FELIZ.

  2. Olá, Erika! Infelizmente não detemos os direitos para publicação do título. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *