Listas

12 livros que podem salvar (ou não) sua pele caso o planeta seja destruído

25 / maio / 2015

DiaDaToalha

No Dia da Toalha, os especialistas em sobrevivência da Intrínseca listaram 12 livros que podem ajudá-lo (ou não) a salvar sua pele. Após exaustivas pesquisas, detectamos quatro comportamentos clássicos mediante cataclismos. Mas tenha em mente que nem todos podem garantir sua sobrevivência.

 

Essa é sua chance! Com base em tudo o que você já leu, esse pode ser o seu momento de salvar o mundo! Ainda não leu nada que possa ajudar? Bom, temos algumas dicas…

DiaDaToalha4

1 – Aniquilação, de Jeff VanderMeer: Quem sabe, se você prestar bastante atenção, consiga achar um jeito de não se dar mal. A bióloga da 13ª expedição a Área X precisou se lembrar de todas as suas experiências observando a natureza para (tentar) entender as bizarrices que aconteciam por lá.

2 – Frank Einstein e o motor antimatéria, de Jon Scieszka: Se interessar por ciência é muito importante, mas é preciso ser criativo para aproveitar TUDO que temos em volta. Você pode ser a salvação do seu povo. Ou faça amizade com o Frank, certeza de que ele terá um plano incrível.

3 – Breve história do tempo, de Stephen Hawking: Nunca subestime o conhecimento. Sempre dá para usar física quântica para explicar por que não é uma boa ideia destruir seu planeta para construírem uma rodovia espacial.

 

O mundo vai acabar… E EU COM ISSO? Sério, você já rala demais todo dia. Não tem por que correr atrás de salvar o mundo também. Duvida? Talvez você se identifique com esses livros…

DiaDaToalha5

4 – O oceano no fim do caminho, de Neil Gaiman: Às vezes o melhor é simplesmente ficar na sua. Talvez, se tivesse ouvido Lettie, o protagonista de O oceano, não teria se enfiado numa furada tão grande.

5 – Selva de gafanhotos, de Andrew Smith: Um apocalipse em forma de louva-a-deus canibais e tarados provocado por dois adolescentes. Como sobreviver baseado nessa história? Simples! Faça o contrário de tudo que Austin e Robby fizerem.

6 – Listografia, de Lisa Nola: Talvez não dê tempo de escrever uma biografia inteira para deixar para os arqueólogos aliens que com certeza vão xeretar os destroços do planeta para provar que, apesar de meio ingênua, nossa espécie tinha capacidade artística e cultural. Mas algumas listas devem conseguir exprimir toda a sua individualidade e transformá-lo em um exemplo da raça humana.

 

Xi, não deu… seu planeta já foi destruído… Mas espere! Você conseguiu entrar numa nave e escapar!

DiaDaToalha6

7 – O olho do mundo, de Robert Jordan: Viagens espaciais são LONGAS. Muito longas. Aquele livrinho de 240 páginas não vai dar conta de te distrair. Uma série de livros grandes e um universo complexo é mais garantida. Dica: se precisar economizar espaço na bagagem, leia em e-book.

8 – Silo, de Hugh Howey: O confinamento também pode ser problemático e te deixar meio doido. Pouco espaço, sabe? Faça igual aos habitantes do silo e mantenha seu ambiente limpo. Apresentação é tudo e pode manter sua sanidade mental (por um tempo).

9 – Como o Google funciona, de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg: Okay, okay, não deu pra salvar o planeta. Tudo bem. Se você foi esperto e conseguiu se enfiar uma nave, deve estar pronto para começar seu próprio império de informação em outro lugar.

 

Tá, na verdade o planeta não foi destruído. Mas vai que… Nunca é cedo demais para se preparar para um apocalipse. E nada melhor que aprender com quem já tem experiência no assunto.

DiaDaToalha7

10 – Endgame, de Nils Johnson-Shelton e James Frey: Doze tribos treinam heróis para vencer um jogo criado por seres de outro planeta. Quer um manual melhor que esse de como agradar aqueles que vão destruir o seu planeta? Hora de procurar as chaves, parceiro.

11- Léxico, de Max Barry: Habilidades especiais são muito úteis em caso de apocalipse. Comece a exercitar sua mente. A arte de mover objetos e convencer pessoas será essencial para sua sobrevivência. Afinal, é primordial estar na primeira nave.

12 – O colapso de tudo, de John Casti: Não adianta aprender a sobreviver se os  humanos acabarem com o planeta antes. É preciso estar preparado para outras possíveis catástrofes, o que o manterá vivo para, sabe como é, ver seu planeta dar lugar a uma via expressa.

 

Comentários

5 Respostas para “12 livros que podem salvar (ou não) sua pele caso o planeta seja destruído

  1. A melhor forma seria está preparada, com um bom estoque de comida, água potável, armas e munição ( com treinamento para usa-las), corda, facas de caça, uma besta, remédios, alguns amigos ( médico, bombeiro com treinamento em rappel, policial com pensamento estratégico e um arquiteto para bolar armadilhas, um mecânico e um eletricista).
    Mais e não tivesse acesso a nada disso, o melhor seria bolar um plano simples e lógico, arrumar itens necessários onde pode-se encontrar e se esconder.
    Claro não deve-se esquecer a toalha.

  2. Qualquer um desses livros salvariam o mundo, pois livros mudam pessoas e pessoas mudam o mundo! Ou seja, salvam ele!!!

  3. @intrinseca É provável que o fim do mundo físico neste Plano seja inevitável. O melhor a se fazer é pensar no legado a deixar para a próxima geração de humanóides e terráqueos. Uma moral bem formada e de valor, preservada num objeto incapaz de ser destruído: a Caixa de Pandora. Isso mesmo, inverter a História, modificar o Mito. Colocar toda a Virtude, Bondade e Amor Incondicional numa caixa que sobrevida à qualquer Apocalipse, e que se abra aos habitantes do Novo Mundo com o primeiro sinal de legítimo Amor. E que a nova espécie saiba se respeitar, que não crie motivos (ódio e guerras) para sua auto destruição.

  4. Corrigido:

    Talvez o Meu fim seja inevitável. Uma moral bem formada e de valor, preservada num objeto incapaz de ser destruído: a Caixa de Pandora é o que deixo. Isso mesmo, inverter a História, modificar o Mito. Colocar toda a Virtude, Bondade e Amor Incondicional numa caixa que sobrevida à qualquer Apocalipse, que se abra aos habitantes do Novo Mundo com o primeiro sinal de legítimo Amor. E que a nova espécie saiba se respeitar, que não crie motivos (ódio e guerras) para sua auto destruição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *