Mas quem eu sou?

Por Leticia Wierzchowski

2 / abril / 2015

Cereja-flor-pétalas-rosa-Primavera

Fui fazer um hemograma. Como é curioso fazer hemograma! Também é chato — na noite anterior, tinha ido ao belíssimo show do Jorge Drexler em Porto Alegre, de modo que dormi tarde, bebi um pouco, passei da hora do jantar e fui obrigada a fazer um jejum bastante longo. O show do Drexler, meus caros, faz muito bem à saúde — mas não elimina a necessidade de um eventual hemograma.

Do outro lado da sala do laboratório, alguém examinaria meu sangue recém-coletado, apontando valores de referência para isto e para aquilo — examinar meu sangue no microscópio é uma forma de me conhecer, entre tantas outras. Meus triglicerídios são baixíssimos, meu colesterol também. Não sofro destes problemas — sofro de outros. Como se mede a tristeza, a ansiedade, a insegurança de alguém? Como se mede a alegria, o medo, a coragem, a criatividade?

Não tenho pressão alta, meus exames são excelentes, corro, nado, pratico exercícios diários — o senhor que vende água de coco me vê correndo no parque, ele sabe que tenho um ritmo, sabe quantas voltas eu dou, mas o que ele sabe de mim? Das minhas angústias, dos meus pesadelos, dos meus sonhos? Somos tanta coisa ao mesmo tempo! O meu sangue diz muita coisa de mim. Esse sangue que reflui por todo o meu corpo, bombeado pelo meu coração — mas e quem conhece o meu coração? Bem poucas pessoas, eu diria… Os risos que já dei, as lágrimas que derramei dizem mais de mim do que este ácido úrico, a taxa de creatinina ou de colesterol.

E agora estou aqui, imprimindo o resultado do meu exame para levar ao médico. O meu médico conhece várias coisas de mim… Acho que, ao final da consulta, ele dirá: “Está tudo bem com você. Parabéns.” E então, eu sorrirei amavelmente, agradecendo. E depois partirei, pensando: mas o que ele sabe de mim? Nem eu mesma sei de mim — de todos os pedaços que eu sou. Mais do que a cronologia dos meus hemogramas e prontuários hospitalares, estou nos meus filhos, num certo jardim de rosas e nos meus romances, misturada aos personagens, às longas tardes silenciosas em frente ao computador. Sem chegar aos pés de Hamlet, aqui estou eu, dia a dia, página a página, pétala a pétala, tentando entender quem eu sou — e quem não sou.

 

Leticia Wierzchowski nasceu em Porto Alegre e estreou na literatura aos 26 anos. Já publicou 11 romances e novelas e uma antologia de crônicas, além de cinco livros infantis e infantojuvenis. É autora de SalNavegue a lágrima e de A casa das sete mulheres, história que inspirou a série homônima produzida pela Rede Globo e exibida em 30 países.
Leticia escreve às sextas.

VER TODAS AS COLUNAS

Comentários

Uma resposta para “Mas quem eu sou?

  1. Também estou por aqui tentando entender quem eu sou, acho tão complicada essa tarefa, mas também acho essencial para podermos viver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *