Bastidores

KEEP YA WEIRD (ou a arte de fazer livros incríveis)

26 / março / 2015

Por Talitha Perissé*

Austin Szerba cresceu em Ealing, no Meio-Oeste dos Estados Unidos. Como se já não fosse difícil ser adolescente numa cidade pequena, Austin tem que lidar com a confusão de seus hormônios: ele está apaixonado pela namorada, Shann, mas sente algo pelo melhor amigo, Robby Brees. Para piorar, Austin e Robby provocam o apocalipse, com o surgimento de um exército indestrutível de louva-a-deus canibais de um metro e oitenta de altura. Nesse cenário, somente o jovem Austin poderá salvar a humanidade de seu fim.

Memes_1

Pareceu estranho? Ficou confuso? Pois não se desespere. Essa é a trama do livro Selva de gafanhotos, de Andrew Smith.

Na verdade, pode ficar um pouquinho confuso, sim. Confusão é o primeiro estágio da nova relação de amor que você vai criar. São quatro etapas:

1) Ao ler a sinopse:

Memes_2

 

2) Ao começar o livro:

Memes_3

 

3) No meio do livro:

Memes_4

 

4) Ao terminar o livro:

Memes_5 (2)

Os livros de Andrew Smith são considerados “inclassificáveis”, por terem tramas atípicas e personagens muito realistas. Mas, por trás de histórias nada convencionais, existem protagonistas que vivem dramas extremamente reais. Tudo muito bem costurado por uma narrativa poderosa.

link-externoLeia um trecho de Selva de gafanhotos

E Andrew não é o único autor a deixar nossa vida mais esquisita. Na trilogia Comando Sul, iniciada com Aniquilação, Jeff VanderMeer conta a história de uma área misteriosa e isolada onde a natureza predomina. Todas as missões de reconhecimento da região falharam, resultando no desaparecimento dos pesquisadores e na morte de alguns deles logo após retornarem para suas famílias.

Com o objetivo de promover o experimentalismo na literatura YA e celebrar a imaginação nos livros que tanto amamos, Andrew Smith lançou uma campanha denominada KEEP YA WEIRD, convidando todos os leitores a participar!

KeepYAWeird_Logo_square

Funciona da seguinte maneira: cada um deve postar no Twitter os cinco livros mais estranhos e incríveis que já leu, com a hashtag #keepYAweird.

E você? Quais foram os livros mais estranhos que já leu?

Memes_6

 

Talitha Perissé é assistente de Aquisições na Editora Intrínseca e acredita que a comunicação via gifs foi uma das melhores invenções do mundo.

Leia mais Bastidores

Quando uma Torre é um Túnel

Quando uma Torre é um Túnel

12 livros que podem salvar (ou não) sua pele caso o planeta seja destruído

12 livros que podem salvar (ou não) sua pele caso o planeta seja destruído

Uma visita ao anexo secreto de Anne Frank

Uma visita ao anexo secreto de Anne Frank

Um passeio pela Alemanha de Liesel Meminger

Um passeio pela Alemanha de Liesel Meminger

Comentários

19 Respostas para “KEEP YA WEIRD (ou a arte de fazer livros incríveis)

  1. Somente pra saber o que me sugerem de modo a que possa publicar as 150p + fotos que tenho preparado sobre os documentários e a educação; tenho tido dificuldade em achar quem se interesse pelo tema.

  2. Favor responder para o meu e-ndereço. Obrigado.

  3. Oi, Geraldo! Não estamos avaliando originais no momento. Desejamos boa sorte. 🙂

  4. E aí, como eu sou chatto, né? Mudaram de filosofia publicativa? Não esperem que o ramo vá piorar muito, olhem as grandes livrarias: cheias de compradores pra ter o que fazer em casa!!!

  5. Oi Intrínseca. Passaram-se sete meses desde que lhes perguntei sobre como quando onde publicar. Voltaram a avaliar originais passado esse tempo? Não? Então quem precisa de sorte é vs!

  6. Infelizmente não, Geraldo! Qualquer novidade, divulgaremos! 🙂

  7. Passado um ano . . . ou quase . . . será que estão avaliando originais agora? Não acreditem na crise nacional — é mundial!!!

  8. Oi, Geraldo!Ainda não estamos aceitando o envio de originais. Agradecemos muito o interesse desejamos sucesso e boa sorte com o seu projeto.

  9. E agora? Ainda com medo do gatinho temeroso e de seu colega malsão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *