Notícias

A Verdade é uma caverna nas Montanhas Negras

13 / março / 2015

Por Neil Gaiman*

neil_gaiman

Haveria um festival no Sydney Opera House, chamado Graphic, e um dos organizadores, Jordan Verzar, perguntou se eu teria interesse em ler um conto no evento.

O Opera House de Sydney é um dos lugares mais icônicos do mundo, e eu adoro a Austrália. Aceitei o convite. Enviei a Jordan um conto ainda não publicado a respeito de dois homens caminhando por uma Escócia bem parecida com a nossa do período dos jacobitas, que imaginei precisar de pouco mais de uma hora para ler. Indiquei Eddie Campbell como o artista para pintar as ilustrações que seriam projetadas atrás de mim. Conheço Eddie há vinte e cinco anos, e era fã de sua arte e escrita antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente. Jordan recomendou o Quarteto de Cordas FourPlay para cuidar da música que acompanharia a leitura e me enviou as composições do grupo. Acho que foi o tema de Doctor Who que me convenceu que eles seriam perfeitos.

Ensaiamos, editamos algumas partes, nos apresentamos para uma plateia lotada em agosto de 2010, e foi um grande sucesso.

A verdade é uma caverna nas montanhas negrasO conto foi publicado em uma antologia chamada Stories, recebendo o Locus Award e o Shirley Jackson Award, ambos na categoria de Melhor Conto.

Nos apresentamos novamente em Hobart durante o festival MONA FOMA. Eddie criou mais ilustrações. Entrei no estúdio com o FourPlay algumas semanas mais tarde, e gravei a mim mesmo lendo o conto enquanto eles tocavam.

Eddie reuniu a arte que já tinha feito. Criou novas peças para acompanhá-la. Desenhou quadrinhos. Ele criou o livro que está agora em suas mãos. Não é prosa pura, nem um graphic novel. É uma história com imagens diferente de todas as que já escrevi.

As Montanhas Negras são as Black Cuillins na Ilha de Skye, também conhecida como Ilha Alada, ou talvez Ilha das Brumas. Dizem que há uma caverna cheia de ouro por lá, e que aqueles que a procuram para levar parte de seu ouro se tornam um pouco mais malignos…

*Nota do autor em A Verdade é uma caverna nas Montanhas Negras. Leia um trecho da obra que acaba de ser publicada no Brasil.

Tags , .

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *